Asos
Por Asos

A temporada de casamentos de verão voltou, e com ela os mais lindos modelos de vestidos de festa, e moda veraneio. Se já recebeu o seu convite de casamento e está buscando o look perfeito, aposte nas últimas tendência do momento: as transparências. Elas se encaixam perfeitamente com a pedida de casamento e ainda são versáteis para todos os tipos de festa e estilos de decoração de casamento, podendo dar um ar mais formal nas festas tradicionais e também a informalidade nas festas mais descontraídas. Isso porque, ainda que seja um elemento considerado sexy, os modelos de vestido para festa com um toque transparente podem ter diferentes cortes, cores e estampas, em estilos bem distintos. Quer brilhar nesse casamento que te espera? Então escolha um traje que tenha algo de misterioso e anote todas as dicas para saber usá-lo da forma certa.

Tecidos

Ainda que não seja uma novidade na moda convencional, as transparências mais ousadas antes não eram considerados para looks de casamento, mas elas merecem atenção. Com efeito impactante, são perfeitas para a ocasião e os estilistas apostam nos novos modelos para atender à sofisticação que o momento pede. Se optou por esse modelito, comece pela escolha dos tecidos, para que ele transmita o que procura. Um de vestido de renda para festa, por exemplo, é o mais usado quando o assunto é transparência. Mas ele se torna totalmente transparente se não for combinado a outro tecido por baixo, então é recomendável usar a renda sempre associada a sobreposições. A sensualidade é um ponto chave nesses modelos, mas é preciso ter atenção para que o sexy não se torne vulgar.

Vestido de seda, por natureza, dão mais elegância às transparências, especialmente se combinarem  e se encaixam com eventos mais tradicionais e formais. Também é possível encontrar modelos feitos de renda e que combinam perfeitamente com decorações de casamento rústica e mais descontraída. Também leve em consideração a estação da festa, no verão opte pelos tecidos leves e refrescantes, com transparência na saia, e no inverno pode optar pelos mais pesados, com elementos transparentes nas mangas mais compridas.

Comprimento

Esse será o segundo aspecto que deve considerar. Vestidos longos de festa com toques de tranparência podem dar um ótimo efeito esvoaçante, mas é preciso cuidado com a combinação das cores e texturas, já que apenas o fato de mostrar mais pele terá muita presença. Neste caso, talvez o melhor seja escolher cores mais leves e discretas para não sobrecarregar o look. Também saiba combinar bem os acessórios, que devem ser mais discretos caso opte pelo longo e com muita textura. Os vestidos de festa curtos são aconselhados para eventos mais informais, mas, nesse caso, o melhor é colocar a transparência de forma bem discreta.

Cores e estampas

O primeiro passo para escolher a cor é saber se o forro do modelo que levará por baixo será cor da pele, dando um efeito de total tranparência, ou se combinará com outra tonalidade. No segundo caso, é muito importante harmonizar as cores, como já deve imaginar, mas isso não quer dizer que devem ser da mesma tonalidade, muito pelo contrário, apostar em tonalidades que se sopreponham, sempre prezando a harmonização. Outra maneira de tornar o look mais versátil, é usar um vestido curto e uma saia completamente transparente com detalhes, dando a impressão de uma capa.

Quando usar um vestido que deixa a sua pele em evidência, tenha cuidado adaptá-lo à temporada e estilo de evento. Se já pensava em um vestido de festa vermelho para um casamento mais clássico, a transparência realçará ainda mais essa cor, então aposte em tons mais fechadas para não exagerar nos detalhes. Lembrando que o branco deve ser definitivamente evitado nesse momento.

O segredo para fazer um vestido de festa brilhar está na combinação perfeita de todos os fatores listados, além da harmonização com os acessórios e o penteado para casamento que cada convidada prefere. Tenha a certeza que fez as escolhas corretas para que quando chegue o grande dia você arrase com seu look até a última música de casamento na pista.