Só quem é envergonhado sabe o quão assustador é uma simples caminhada com seu sapato de noiva até o altar, ou a leitura de votos e passagens da bíblia. Se a vergonha te consome quando todos os olhos estão fixados em você, no seu vestido de noiva e cabelo, esse texto é mais que importante. É, sim, possível combater esse sentimento e não deixar que ele te afete no dia mais importante do início da vida a dois. Separamos as melhores dicas para te ajudar nesse momento e fazer com que a timidez esteja controlada para você viver o dia da melhor maneira, desfrutando de cada momento e de cada música romântica para casamento que escolheu, sem inseguranças.

Aposte no casual

Para aqueles que lutam contra a timidez, uma boa dica é optar por um casamento mais casual. Te deixará mais à vontade e não criará toda a tensão de um casamento extravagante. Ainda assim, ele nunca deixará de ser especial, existem muitas maneiras de deixar o enlace mais descontraído sem perder seu charme. Pode optar por seguir uma linha de decoração de casamento simples e elegante para o seu dia.

Tudo sob controle

Outra dica para manter a calma e espantar a vergonha é ter a certeza de que possui tudo sob controle. Certifique-se de que todos os pequenos detalhes estão resolvidos e encargue as tarefas de última hora para pessoas de confiança. Uma hora antes de tocar a sua música para entrada no casamento, não deve se preocupar com últimos detalhes, será o momento para respirar fundo e tentar relaxar. A preocupação com a organização no dia C não te ajudará, só aumentará seu nível de estresse. Revise dias antes sua lista de tarefas e deixe tudo preparado e delegado.

Convença a você mesma

Chegou o grande dia, você já está pronta e com o sapato de noiva branco perfeitamente calçado. Agora tome alguns momentos sozinha em frente ao espelho para te dizer palavras de incentivo. Você sabe que pode e tudo correrá bem, mas falar isso em voz alta te dará ainda mais confiança e acabará com a timidez. Você está linda, o casamento será perfeito, e a união será especial! Repita em alta voz para ter a certeza de tudo isso!

Todos têm seus limites, conheça os seus

Você adoraria fazer uma entrada triunfal, com holofotes, ou mesmo escolher uma música para cantar no casamento. Mas você sabe que será um grande desafio com sua timidez. Se não abre mão desses detalhes, esteja segura dias antes de que poderá realizar qualquer performance, do contrário, cancele esse momento e respeite seus limites. O que te parecia surpreendente antes, pode se tornar um grande pesadelo no dia, e você que aproveitar o momento da melhor forma possível, não é mesmo?

Foco

Mais importante do que se preocupar com o que os convidados pensarão, é esse o momento de início de uma linda nova vida junto com a pessoa que escolheu para trilhar esse caminho com você. Tente ultrapassar a vergonha direcionando seus pensamentos para o que representa esse momento, apenas para você e para o noivo. Hoje o dia é de vocês, e independente do que for, devem aproveitar esse momento para comemorar a união dos dois, e não se preocuparem com os outros.

Tudo vale a pena para esse dia precisamente pensado, em que você gastou horas escolhendo a decoração de casamento perfeita. Por isso não deixe que a timidez tome lugar da alegria, especialmente porque estará no meio de pessoas queridas e que te conhecem bem. Aproveite cada segundo do seu dia, até a última garfada do bolo de casamento que escolheu com tanto carinho, e deixe registrado esse momento mais que especial na sua memória.