Em nossa sociedade, ainda que moderna, enfrentamos muitos tabus e quebrar com costumes estabelecidos não é nada fácil. Além dos elogios ao vestido de noiva e dos votos de felicidade, é muito comum que certos convidados perguntem quando os noivos pretendem ter filhos. Ainda que com boa intenção, essa pergunta pode não ser tão agradável como pensam. Assim como existem noivos que preferem decoração de casamento rústica à tradicional, também existem casais que não possuem em seus planos a paternidade. Nessas horas de saia justa, o melhor a se fazer é respirar fundo e quem sabe mudar o foco para as lembrancinhas de casamento.

Aceite seus desejos

Fois-se o tempo em que a mulher era vista apenas como aparato reprodutor. Ainda que muitas conquistas estejam pendentes de serem alcançadas, é importante reconhecer as mudanças que vão chegando pouco a pouco. A verdade é que nem toda mulher tem o sonho de se tornar mãe, e não há nada de errado com isso. Mas antes de sair enfrentando toda a sociedade, é importante que cada uma esteja confiante em suas escolhas e desejos. Reconhecer seus instintos não maternos é o primeiro e mais importante passo. Sinta-se confortável com a sua natureza e suas escolhas, pois isso é muito mais importante do que passar a notícia para os demais. Ter filhos é uma grande responsabilidade, e vai muito além das escolhas de modelos de lembrancinhas de casamento. Não deixe que a sociedade esmague o seu sentimento e sinta-se livre por dizer que não pretende ser mãe.

Casamento X paternidade

Assim como seu modelo de vestido de noiva, o seu casamento será único. Nunca haverá um relacionamento igual ao outro, já que cada casal é formado por indivíduos com vontades e sentimentos incomparáveis. Não se deixe levar por padrões impostos e nem por um minuto duvide da estabilidade do seu relacionamento, que independe de filhos. Muitos irão dizer que o casamento será incompleto sem filhos, mas quem são eles para saber o que se passa entre vocês dois? Se você e seu noivo possuem essa questão bem definida, não serão os filhos que irão assegurar um relacionamento duradouro, e sim a sua própria natureza de se sentir completa, que independe da maternidade e paternidade.

Não se sinta pressionada

Sim, seja pelo relógio biológico ou pela sociedade, muitas mulheres que ainda não possuem a decisão clara, se sentem pressionadas a tomarem a decidirem pela maternidade. Se quis escolher os modelos de convites de casamento sem a opinião alheia, imagine então a decisão de ter filhos. Converse antes com seu parceiro a dúvida que tem em se tornar mãe, para que isso não seja um conflito no futuro. Mas ouça os seus sentimentos e não se deixe levar pelo desejo apenas do noivo para tomar a decisão. Você é a única pessoa que poderá ter a resposta sobre essa questão. Sinta-se livre de qualquer intimidação para decidir-se. Você pode até recorrer à opiniões e sugestões externas para a escolha das lembrancinhas de casamento diferentes, mas nunca deixe que interfiram na decisão daquilo que mudará sua vida para sempre.

Encarar preconceitos como esses vão muito além do que a simples escolha de um penteado de casamento original. Mas levar a sua vida do jeito que sempre quis também será mais libertador do que atender ao que os outros esperam. Se você é uma noiva que não pretende ter filhos, sinta-se feliz em poder admitir isso para você mesma e dance sem culpa as músicas de casamento, com a leveza de quem é dona do seu próprio destino.