Flori - Estúdio de Flores
Flori - Estúdio de Flores

Uma cerimônia civil pode ter todos os passos de uma religiosa, mas sem a necessidade de atender às exigências e aos protocolos de uma igreja ou do celebrante religioso responsável. Cada casal tem liberdade para criar o roteiro mais original e romântico que desejar, e também pode investir em algum ritual íntimo e simbólico. O casamento civil é sempre associado à parte burocrática do enlace, e realmente é um passo que torna o casamento legalmente oficial, mas isso não significa que deve passar em branco. Vocês podem investir em uma decoração de casamento personalizada no local, e depois, que tal celebrar o "sim" em grande estilo?

Podem incluir todos os elementos de um dia C tradicional, desde as lembrancinhas de casamento até o momento emocionante de cortar o bolo e brindar à felicidade do novo casal. Se estão buscando ideias para um casamento civil criativo, vejam algumas ideias que separamos. Elas irão inspirá-los a pensarem "fora da caixinha" neste tipo de evento, e vocês poderão montar a sua própria cerimônia, pessoal e cheia de charme.

Amanda Francelino
Amanda Francelino

Entrada e locais

Muitas igrejas restringem número de pessoas no altar, o estilo de música que pode ser tocado, e algumas vezes até têm um limite para o tipo de decoração para a igreja do casamento, evitando elementos mais ousados. Mas nada disso é um problema para as cerimônias civis fora do cartório. Tudo depende do tipo de enlace que querem ter. Aproveitem essa liberdade, pensem em locais que representem a personalidade de vocês, e invistam em uma entrada fora do comum.

  • Casamento urbano

Se estão pensando em realizar um enlace simples e urbano, que tal buscar um restaurante onde possam reunir os amigos mais próximos? No portal irão encontrar opções econômicas, em espaços que já estão preparados para esse tipo de celebração. Ali já terão o serviço de buffet, os serviços do staff do local e, claro, devem escolher um lugar que tenha a ver com o seu estilo, que possa ganhar alguns elementos decorativos para se tornar mais personalizado. Nesse caso a entrada seria ao lado de todos os amigos e familiares! Com uma música animada para que todos já entrem no clima.

  • Casamento na praia

Para um enlace praiano, tendo como testemunhas o mar, o sol e o vento, podem investir em um corredor de flores na própria areia. Enquanto os amigos aguardam, você podem ir entrando devagar, distribuindo a cada convidado no corredor uma flor ou folhagem que faça parte do décor, uma forma simbólica de fizer que eles fazem parte de tudo aquilo.

  • Casamento rústico

Para os noivos com um ar descontraído e moderninho, podem optar por uma celebração ao melhor estilo boho chic, com uma atmosfera rústica. Um chalé em um ambiente campestre é o ideal para essa proposta, mas também podem alugar uma casa que tenha um jardim, para que a decoração de casamento rústica seja mais original. Uma entrada musical seria incrível, uma música folk ou uma bela canção de MPB, e vocês podem até entrar com passos combinados! Podem até reunuir os padrinhos e ensaiar uma coreografia simples que marcará o momento! Os convidados ficarão surpresos e entretidos.

Tony Duque Fotografia
Tony Duque Fotografia

O celebrante

Depois de oficializar o seu novo status civil em um cartório, com um Juiz de Paz, será a hora da celebração. Se for o desejo o casal, podem buscar um padre, um pastor ou outro celebrante para dar uma bênção especial ao casal (que não significa receberem o sacramento religioso), mas vocês não precisam estar vinculados a nehum tipo de religião. Neste caso, podem pedir a um familiar ou um amigo que seja o seu celebrante!

O fundamental é que esta pessoa tenha uma conexão especial com vocês, que conheça a sua história, que sejam presente na vida do casal. Na celebração, o(a) "escolhido(a)" deve fazer um discurso antes da troca de alianças, contar um pouco da trajetória de vocês, e pode terminar com lindas frases curtas de amor. Será mais íntimo e com significado único! Outra ideia é pedir para alguns padrinhos e familiares prepararem um pequeno texto ou um poema para lerem como passagem, no momento em que estiverem no altar.

Diogo Gaspar Fotografia
Diogo Gaspar Fotografia

Rituais

Não faltam rituais diferentes para que o casal reafirme o seu compromisso. Desde os mais clássicos, como o ritual da areia, o ritual da vela e o do vinho, até os mais complexos, como o handfasting, ritual conhecido com a "união das mãos", mais complexo, e com um simbolismo forte em cada passo. Esse ritual tem como protagonista a própria natureza, então o mais indicado é que seja celebrado em um ambiente ao ar livre.

Se vocês apreciam outras culturas, também podem optar por um ritual de outro país, algo que tenha significado para o casal, como os belos rituais indianos, e isso pode ser estar presente em outras partes do evento, como um buffet temático com pratos típicos de outros lugares.  

Casa de Petrópolis
Casa de Petrópolis

Saída dos noivos

A chuva de arroz é um clássico, mas vocês podem deixá-la os enlaces mais tradicionais: existem muitas alternativas divertidas para a sua saída! No início da cerimônia podem entregar para cada convidado um ou mais sparkles, aquelas velinhas de estalo, com a instrução de acendê-las no momento da saída. Eles farão um corredor de "fogos", e isso dará um ótimo efeito! A música também é bastante importante nesse momento, e vocês podem marcá-lo ainda mais com uma coreografia, fofinha ou engraçada.

Love Like Crazy
Love Like Crazy

A cerimônia civil tem o mesmo objetivo de um casamento religioso: celebrar o amor entre duas pessoas que escolheram esse caminho a dois. Vocês podem e devem investir em elementos que deixe esse momento mais especial e marcante. Pensem em cada detalhe, e comecem pela lista e convidados e pelos convites de casamento. Eles darão as primeiras dicas do que se pode esperar do dia, e com essas dicas com certeza vocês serão anfitriões uma festa inesquecível!