Vibrais
Vibrais

O brinde e o discurso na recepção são momentos emocionantes e tão simbólicos que não devem ser pulados. Trata-se de uma etapa tão tradicional quanto um  vestido de noiva branco, e os convidados se sentem ainda mais próximos de vocês. Muitos casais combinam com seus pais para dicursar juntos, mas essa é não uma regra, e vocês tem muito mais opções. 

Assim como a escolha dos padrinhos e madrinhas, essa decisão não é fácil, já que provavelmente vocês têm uma grande lista de pessoas especiais a quem já enviaram os convites de casamento, e de quem poderiam ouvir palavras de carinho. Mas como o casamento seria interminável se todos tivessem a palavra, é importante limitar esse momento para alguns. E quem serão esses "poucos e bons" que irão compartilhar uma mensagem no grande dia? Aqui vão algumas dicas.

Mateus Josan Fotografia e Films
Mateus Josan Fotografia e Films

Padrinhos e/ou madrinhas

Se vocês já os escolheram para estarem ao seu lado no altar, muito provavelmente representam pessoas mais que especiais e que conhecem a jornada de vocês de longa data. Eles terão as histórias mais divertidas e mais emocionantes do casal. Podem optar por um padrinho que seja mais amigo de algum dos noivos e uma madrinha mais próxima ao outro, ou então os amigos em comum que acompanham vocês desde o início dessa história de amor.

Já que provavelmente deram a eles muitos afazeres nos preparativos do casamento, ajudando a preparar aquelas lembrancinhas de casamento diferentes, ou então fazendo a seleção especial das músicas para a festa de casamento, será carinhoso dar a eles essa honra, mostrando sua gratidão por toda ajuda e companhia.

Augusto Camargo Fotografias
Augusto Camargo Fotografias

Pais dos noivos

É muito comum que o pai da noiva queira falar algumas palavras carinhosas para o casal. A etiqueta diz que, assim como deve ser incluído o nome dos pais no texto para convites de casamento quando eles contribuem com o pagamento dos gastos, eles também devem ter o momento reservado para fazer um brinde especial para os recém-casados e compartilhar toda a sua emoção com os convidados. Ninguém nos conhece melhor que nossos pais, por isso a emoção desse discurso é garantida!

Os próprios noivos

Agradecer a presença de todos e compartilhar com seus amigos a felicidade desse momento nunca é demais. Seja na recepção, jantar ou após a foto do bolo de casamento, levantem os copos e brindem com todos a celebração do dia de vocês e digam frases curtas de amor. Além dos agradecimentos pelos dois juntos, muitos decidem fazer uma surpresa para seu par e recitar algumas palavras de amor após a cerimônia, realçando ainda mais a união e deixando o momento inesquecível.

Bel Rosa Fotografia
Bel Rosa Fotografia

Irmãos

O seu companheiro da vida toda agora deve deixar que agora você compartilhe a vida não apenas com ele, mas também com a pessoa que escolheu para passar a eternidade. Com certeza os irmãos têm muito que dizer. Entre brigas e abraçoseles sabem melhor do que ninguém o que é viver sob o seu mesmo teto, e amam vocês com todo o coração. Deixe-os dar um gostinho divertido e emocionante para o noivo ou para a noiva de como é ser seu companheiro da vida!

Jader Morais Fotografia

Seja na hora de cortar o bolo de casamento ou mesmo antes dos noivos abrirem a pista de dança na primeira valsa com sua música de casamento escolhida, não deixem de reservar um momento para que vocês e todos os convidados ouçam as palavras carinhosas que ficarão marcadas na memória para sempre.