Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

6 Leituras religiosas para o discurso de agradecimento dos casais aos convidados

O agradecimento aos amigos e à família ao fim da cerimônia é uma bela forma de mostrar carinho. Para casais religiosos uma boa ideia é utilizar trechos bíblicos com os quais se identificam, e farão seus convidados refletir. Confiram alguns exemplos.

Dream Image - Foto e Filme

Existem muitas formas de agradecer a participação e presença dos amigos e familires no casamento. Mas um discurso de agradecimento aos convidados é sempre bem-vindo e uma das formas mais emocionantes para deixar claro os sentimentos do casal. Se vocês são religiosos ou desejam uma cerimônia religiosa para oficializar sua união, algumas passagens da Bíblia podem ser perfeitas para esse momento.

Alguns casais que já têm uma caminhada religiosa usam trechos da Bíblia no discurso do noivado, e o recurso pode ser levado para o dia C. O agradecimento dos noivos é sempre muito esperado, seja em forma de lembrancinhas que se leve para casa, ou palavras que demonstrem verdadeira gratidão. Separamos algumas passagens bíblicas que podem ser incluídos em um texto de autoria do par. Uma leitura que com certeza irá garantir um impacto positivo em quem ouvir as suas palavras.

Dream Image - Foto e Filme

1. Gênesis

(1,26-28.31a)

Disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele os criou homem e mulher. Deus abençoou-os e disse-lhes: ‘Crescei e multiplicai-vos; enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra’. Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom.

2. Coríntios 

(Cor 13, 4-8)

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Andressa Dionisio

3. Cântico dos Cânticos

(Ct.2, 8-10. 14. 16a; 8, 6-7a)

Eis a voz do meu amado. Ele aí vem, transpondo as montanhas, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a uma gazela ou ao filhinho da corça. Ei-lo que está por detrás do nosso muro, a olhar pela janela, a espreitar através das grades. Ele disse-me: “Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte e a paixão é violenta como o abismo. Os seus ardores são setas de fogo, são chamas divinas. As águas divinas não podem apagar o amor, nem os rios o podem submergir”.

4. Gênesis

(2, 18-24)

Disse o Senhor Deus: “Não é bom que o Homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e serão uma só carne.

Cerimonial Murer

5. São Paulo aos Romanos

(15, 1b-3a. 5-7.13)

Não devemos procurar a própria satisfação, mas procure cada um de vós agradar ao próximo, para seu bem e edificação. Cristo não procurou o que lhe era agradável. O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus. O Deus da esperança vos encha plenamente de alegria e de paz na prática da vossa fé, para que abundeis na esperança, pela virtude do Espírito Santo.

6. São Paulo aos Efésios

(Ef.4, 1-6)

Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo.

Dream Image - Foto e Filme

O celebrante do casamento pode ajudar nessa tarefa se vocês tiverem dúvidas, para que possam escolher o trecho do texto que mais combina com o casal e com o estilo da celebração. E lembrem-se de que uma leitura de agradecimento aos convidados de cunho religioso pode estar presente tanto na cerimônia quanto na recepção. Depois do tão esperado “sim”, o simbolismo do momento ainda permanece até o fim da festa, e brindar os amigos e a família com trechos da Bíblia pode ser a melhor maneira de dizer "obrigado" com o coração.