Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

A cerimônia de casamento é carregada de momentos especiais e extremamente belos, desde a hora que você e seu par se encontram colocam o vestido de noiva e/ou traje do noivo para oficializar o caminho da vida juntos. Dentre esses momentos, se vocês são religiosos, destacam-se os rituais na igreja, principalmente as leituras de passagens da Bíblia. Além de escolher boas músicas de casamento, alguns trechos são românticos e podem encaixar com a história do casal. Porém, a Bíblia pode estar presente não somente na cerimônia, mas também na festa, o que significa que vocês podem ler ou decorar um trecho para compor o agradecimento aos convidados presentes na recepção.

Recomenda-se reservar um tempo em meio a tantas tarefas e planejamento com ajustes dos convites, entre outros detalhes de decoração, buffet, banda, local, lembrancinhas, arranjos de flores etc. Assim, o par pode selecionar com calma os trechos que atendem da melhor maneira o próprio desejo e ainda garantir um impacto positivo em quem ouvirá as palavras. Sugerimos neste artigo algumas leituras religiosas que podem ser usadas para que o agradecimento fique mais emocionante.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

1. Gênesis

(1,26-28.31a)

Disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele os criou homem e mulher. Deus abençoou-os e disse-lhes: ‘Crescei e multiplicai-vos; enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra’. Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom.

Andressa Dionisio
Andressa Dionisio

2. Cântico dos Cânticos

(Ct.2, 8-10. 14. 16a; 8, 6-7a)

Eis a voz do meu amado. Ele aí vem, transpondo as montanhas, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a uma gazela ou ao filhinho da corça. Ei-lo que está por detrás do nosso muro, a olhar pela janela, a espreitar através das grades. Ele disse-me: “Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte e a paixão é violenta como o abismo. Os seus ardores são setas de fogo, são chamas divinas. As águas divinas não podem apagar o amor, nem os rios o podem submergir”.

3. Gênesis

(2, 18-24)

Disse o Senhor Deus: “Não é bom que o Homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e serão uma só carne.

Cerimonial Murer
Cerimonial Murer

4, São Paulo aos Romanos

(15, 1b-3a. 5-7.13)

Não devemos procurar a própria satisfação, mas procure cada um de vós agradar ao próximo, para seu bem e edificação. Cristo não procurou o que lhe era agradável. O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus. O Deus da esperança vos encha plenamente de alegria e de paz na prática da vossa fé, para que abundeis na esperança, pela virtude do Espírito Santo.

5. São Paulo aos Efésios

(Ef.4, 1-6)

Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

O celebrante do casamento pode ajudar nessa tarefa se vocês tiverem dúvidas, para que possam escolher o trecho do texto que mais combina com o casal e com o clima de união e amor que estará presente em meio a decoração de casamento simples e elegante.  

Depois do tão esperado “sim”, o simbolismo do momento ainda permanece até o fim da festa. Dar as boas-vindas aos convidados de maneira espontânea é importante e acrescentar palavras de compreensão e espiritualidade será significativo para se despedir deles em grande estilo, com um agradecimento à altura. É possível também incluir algumas frases das leituras nos convites de casamento, para que os entes queridos já se sintam dentro do clima da celebração.