Yuri Nunes Fotografia
Yuri Nunes Fotografia

A hora do brinde durante a recepção costuma ser um dos momentos mais especiais do casamento. É o momento em que o casal usa para se dirigir aos amigos e familiares, dividindo com eles sua gratidão e felicidade, agora estando livres dos protocolos do altar. Se existe alguma solenidade nesta ocasião, ela ocorre mais como uma delicadeza aos convidados, com todas as emoções envolvidas, do que por algum rito específico. Isso significa que tal discurso não possui um roteiro definido e que pode  – e deve  – surpreender para causar comoção. Sendo respeitadas as regras básicas da etiqueta, tudo é válido para transmitir em palavras durante o brinde do casamento o significado do “sim” declarado à alma gêmea.    

Alguns cuidados

Nesta missão, pode-se usar de humor, pegar emprestado frases de personagens ou autores célebres e citar provérbios, entre tantos recursos que nos ajudam na missão de botar para fora aquilo que sentimos. Quanto mais original, melhor. Por isso, recomenda-se que o discurso seja escrito pela própria pessoa que irá fazê-lo. Do contrário, há o risco de soar falso ou preguiçoso, o que ninguém quer. Mesmo nas citações, o aconselhável é escolher alguma menos conhecida. Embora pareça complexo, algumas dicas simples são capazes de ajudar o casal no processo de decidir o que será dito. A seguir, selecionamos algumas delas.   

Fotometrar
Fotometrar

1. Humor

Fazer piada é uma das formas mais usadas para aplacar o nervosismo e causar identificação. Libera o riso, diminui a tensão e gera a empatia. Se algo sair errado, basta fazer piada com a situação que todos irão se conectar àquilo que é dito: a aliança posta no dedo errado, a história sobre o dia em que pegaram o voo errado ou a memória da piada ruim contada no primeiro jantar com os futuros sogros.

Tudo o que for autêntico soará emocionante por ser um relato pessoal, que deve ser finalizado com a declaração de amor de que, mesmo nas ocorrências desagradáveis, tudo valeu a pena por conta da cumplicidade e do companheirismo conquistados.         

Iluminar Fotografia Profissional
Iluminar Fotografia Profissional

2. Provérbios

Existem vários provérbios das mais diversas nacionalidades que transmitem com simplicidade a beleza de se sentir acolhido e amado. Com a internet a nosso dispor, eles compõem um incrível arsenal a ser usado para traduzir a gratidão, o carinho e a felicidade. Basta dizer a procedência e usar a sabedoria popular presente nos quatro cantos do mundo para se expressar melhor. Duvida? Exemplificamos com dois: "não há cura para o amor além do casamento" (provérbio irlandês) e “quem trilha o caminho do amor anda mil metros como se fosse um só" (provérbio japonês). 

3. Frases de filmes e livros

Usar uma das falas dos seus personagens favoritos pode parecer bobo, mas é significativo para desenhar a cumplicidade. Gostos em comum, passatempos realizados juntos e heróis que representem os mesmos desejos e valores constituem parte de qualquer relação. Logo, todo mundo há de entender a escolha, principalmente se ela for justificada dando o contexto e como a história contada na tela se integra à sua. Fora que algumas frases são boas demais para não serem usadas, como a de Victor Hugo em “Os Miseráveis”, quando diz que "amar outra pessoa é ver a face de Deus".    

Theo Barros Fotografia
Theo Barros Fotografia

4. Confidências 

O casamento é um momento íntimo e pessoal. Logo, é interessante trazer à tona sensações, sentimentos e situações nunca expressas antes em público para exemplificar todo o encanto da situação. Demonstra paixão, entrega e honestidade, construindo um vínculo único com quem ouve. Não tenha medo de ser cristalino com quem se gosta e estima. Se há um momento para ficar emotivo, este é no seu casamento.   

5. Elogios à família

Ao falar de alguém amado, elogiar outras figuras que compõem o círculo de relacionamentos mais estreitos dele é marcar um golaço. Mostra uma preocupação em criar um lugar seguro para esta pessoa, cercando-a de amor e compreensão, além de fortalecer todas as relações do entorno. É entender que ninguém é uma ilha e que mesmo eventuais diferenças podem ser superadas quando há respeito e admiração.   

Amora Photo e Film
Amora Photo e Film

Ser 100% honesto com os seus sentimentos é a melhor forma de fazer um brinde de casamento de arrasar corações e provocar suspiros. Não é preciso ter medo ou vergonha daquilo que se sente nem das pessoas que estima. Muito pelo contrário, isso irá fortalecer os laços já existentes, principalmente em tempos de nova normalidade em que parte das pessoas não poderá estar presencialmente nas comemorações. Use as palavras a seu favor por um brinde de casamento emocionante que exalte o amor. Tim tim!