Guilherme Lima Foto e Vídeo
Guilherme Lima Foto e Vídeo

Todo cuidado com os vestidos de noiva são poucos. Depois de tantas idas e vindas até escolher o modelo de sua preferência, é crucial que algumas providências sejam tomadas para manter a roupa intacta. Se esta já é uma preocupação constante de toda mulher para preservar os seus vestidos de festa, o que dirá deste que é o traje protagonista do casamento?

Alguns zelos com ele são anteriores até mesmo à sua escolha, como o local da festa. Uma cerimônia realizada na praia, na fazenda ou no campo precisa ser muito bem programada para que não gere sujeiras e manchas à barra. Frequentemente a locação interfere a tal ponto neste quesito que será fator preponderante para que a noiva venha a procurar por vestidos de noiva curtos e sem cauda. Ou que ainda providencie a proteção de um grosso e extenso tapete no caminho que irá percorrer até o altar ou fora dele. Fato é que esta é apenas uma das muitas precauções a serem tomadas para manter o vestido com a aparência de ter acabado de sair do atelier. A maneira correta de transportar, armazenar e passar são algumas delas e, aqui neste artigo, a gente te ensinará todas.  

Top Life Fotos
Top Life Fotos

Transporte do vestido

Verifique como o vestido está embrulhado antes de transportá-lo da loja para outro local. Certifique-se que ele está protegido por uma capa e peça orientações sobre a melhor maneira de manuseá-lo até chegar em casa. Geralmente, a melhor maneira de mantê-lo intacto é colocando-o no banco de trás do carro, aberto. Quanto mais espaço para a roupa, melhor, por evitar que ela acabe amarrotada e forme vincos.

Ao chegar com a peça no destino, escolha um local com pouca circulação de pessoas e não o tire da capa. Uma dica, no entanto, é de trocar a capa de proteção da loja por uma de pano, caso seja feita de outro material. Explica-se: embora seja excelente para o transporte, o plástico com o tempo pode promover manchas e não permite que o tecido respire.     

Albertazzi Fotografia
Albertazzi Fotografia

Onde guardar

Vestidos de noiva muito pesadas e com muitos enfeites podem acabar deformados se forem pendurados. A força da gravidade se mostrará implacável com eles. Por isso, o mais recomendável é destinar a este propósito uma espaçosa prateleira no armário, realizando o mínimo de dobras possíveis. Outra opção é embaixo de uma cama baú, com a roupa toda esticada, sem que nada mais seja ali guardado.

No entanto, para vestidos leves, pendurar é a melhor alternativa. Destine a eles o espaço menos utilizado e manuseado no guarda-roupas. Se tiver um closet, melhor ainda, desde que a peça não fique sob a luz direta do sol.

Pendure com cuidado

Se a noiva não tiver em casa, é recomendável que compre um cabide largo, acolchoado e revestido de tecido para guardar o seu vestido. Isto porque materiais como arame e madeira podem danificá-lo, esgarçando-o e manchando-o com óleos. Outra dica importantíssima é sempre utilizar as fitas internas que saem das costuras para prender o traje ao cabide. Em hipótese alguma pendure um vestido pelas alças ou mangas. Os materiais delicados fatalmente cederão ou rasgarão nos pontos de apoio. Lembre-se que não estamos tratando aqui de vestidos de festa baratos.

Águia Produções
Águia Produções

Mantenha-o longe do calor e da umidade

A exposição ao calor pode danificar sua roupa. Já o ambiente úmido torna os tecidos propensos ao mofo e, portanto, às manchas. Verifique se o espaço de armazenamento não apresenta flutuações de temperatura e umidade. Se for o caso, use um desumidificador no ambiente.

Não o manuseie muito

Resista à tentação de verificar constantemente seu vestido e de ficar exibindo-o aos convidados. Deixe-o quieto para que permaneça limpo e novo. Você corre sério risco de danificar ou manchá-lo a cada manuseio. O que não lhe impede de uma vez ou outra fazer uma rápida verificação visual para garantir que está tudo bem com ele.

Guilherme Lima Foto e Vídeo
Guilherme Lima Foto e Vídeo

Viajando com o vestido

Se o casal optou por se casar fora da cidade, leve-o na bagagem de mão e não faça o check-in. Combine com a companhia aérea de pendurar o traje em uma área segura durante o percurso. Caso isto não seja possível, transporte-o em uma caixa.

O ideal é que a peça tenha um tecido que não amasse facilmente e poucos enfeites, para reduzir o risco de danos durante o translado. Pense nisso ao eleger seu escolhido entre os modelos de vestido de noiva.  

Acabando com o amassado

Pendurar o vestido em um local alto e arejado já ajuda a deixa-lo esticado. Outra opção é fazer este processo no banheiro durante um banho quente. O vapor ajudará a desfazer os amassados. Mas atenção: ele não pode ser molhado. Se ainda assim restarem vincos, confie o trabalho de passadoria a uma lavanderia profissional. Não é nem um pouco aconselhável tentar fazer isto em casa. Encontre uma loja que tenha experiência com este tipo de serviço para não correr nenhum risco.

Marcio Ribeiro Fotografia
Marcio Ribeiro Fotografia

O protagonista do seu look merece todos esses cuidados, e ainda que pareça uma missão impossível, você chegará ao dia C com o seu traje perfeito. E agora que já repassamos todo o passo a passo para manter o brilho dos vestidos de noiva, pense também nos cuidados que deve ter com os sapatos que irá usar. Da mesma forma, considere o local da cerimônia, o caminho que irá percorrer e onde e como guardá-los até o grande dia. Isso irá interferir na cor, modelo e produtos que deve ter em casa antes de decidir pelo seu preferido.