Existem muitas formas de manter a boa forma física e, não há dúvida que, só por manter uma alimentação saudável e equilibrada conseguimos notar diferença em nosso corpo. Isso aliado ao esporte e alguns hábitos de vida saudáveis melhora a nossa energia, concentração e até a nossa sociabilidade. Agora, imagine se você pretende ir mais além do estipulado e introduz em sua alimentação alguns cuidados extras. Os celíacos são intolerantes ao glúten, mas sua eliminação da dieta cotidiana vem ganhando cada vez mais adeptos. Os especialistas dizem que a ausência de glúten no corpo tem efeitos de limpeza natural da pele, entre outros benefícios. Fique atenta.

Uma pele mais brilhante

Vander Zulu Fotografia

Você sabia que o glúten pode desencadear uma inflamação em muitas pessoas, sobretudo para aqueles que são intolerantes? Nesses casos, a presença de glúten ativa o nosso sistema imunológico, causando inflamação, podendo se manifestar no corpo em forma de acne, eczema, dermatite e psoríase. A eliminação do glúten, segundo especialistas, pode resultar em uma pele mais brilhante, já que elimina sua inflamação. Além disso, deixar de consumir alimentos com glúten não só é benéfico para a pele, como você acabaria comendo menos alimentos processados, o que aumentaria a quantidade de consumo de produtos frescos e mais saudáveis.

Um corpo mais saudável

São muitos os fatores que fazem com que algumas pessoas eliminem o glúten de sua alimentação. Umas porque são intolerantes, outras porque acreditam que eliminando-o farão uma dieta mais saudável e perderão algum peso. Se você se inclui em algum desses casos ou simplesmente quer experimentar uma nova dieta antes do casamento, pode cortar nos carboidratos embalados e substituí-los por frutas e vegetais frescos. Cortando carboidratos com certeza você baixará de peso e verá resultados rápidos no momento em que fizer a segunda prova do vestido, por exemplo. Além de que, certamente, você se sentirá mais enérgica, já que seu corpo não necessita desprender tanta energia para digerir esses alimentos mais pesados.

Mais energia

Kallew Cesar

Falando de uma dieta mais equilibrada, Rebecca Lewis, nutricionista da HelloFresh, diz que normalmente, o que acontece quando alguém inicia uma alimentação sem glúten é que, automaticamente deixa de comer pão, massas e uma quantidade esmagadora de alimentos processado e com um elevado teor de açucares refinados. São os chamados alimentos embalados, que grande parte da sociedade consome sem ter consciência do que isso pode representar em sua saúde. Ela afirma que, ao deixar de consumir glúten, é comum as pessoas se sentirem com mais energia, a sensação de inchaço diminui. Isso porque, esses alimentos processados podem causar desequilíbrio em nossos hormônios, inchaço devido ao alto teor de sódio e perturbações na nossa saúde e bem-estar a nível geral.

Se você pretende perder algum peso antes do casamento, talvez essa dieta sem glúten possa te ajudar a se sentir perfeita em seu dia, além de que deixará sua pele mais luminosa e jovem, e você sentirá ainda mais energia para todos os preparativos do casamento.

É verdade que, quando cortamos os hidratos de carbono, nosso corpo se sente fraco no início, mas isso é apenas ele fazendo sua desintoxicação desses produtos e se acostumando de forma natural ao novo estilo alimentar, então pode valer a pena experimentar essa dieta. Isso sim, antes de tomar qualquer decisão, sempre é bom consultar um nutricionista e fazer os exames necessários para saber se realmente você pode retirar completamente o glúten de sua vida.