Ana Célia Berto Fotografia
Ana Célia Berto Fotografia

Por mais que o buquê de flores seja um complemento icônico para as cerimônias, todos os acessórios, como o véu, joias e o sapato branco de noiva formam a identidade visual de cada mulher que irá dar estes passos simbólicos em sua vida a dois . Embora alguns complementos possam não ser utilizados com frequência, o sapato dos sonhos pode, sim, e muito!

Afinal, você passou tanto tempo para achar o par certo e investiu um valor considerável, é uma pena que fique guardado sem utilidade. Para ganhar um lindo e novo sapato no armário, e poder combiná-lo com diversos modelos de vestido de festa sem desperdiçar o orçamento, veja as dicas para comprar com segurança ou dar aquela estilizada que o transforme em um novo sapato.

Raphael Oliveira Fotografia
Raphael Oliveira Fotografia

1. Adquirir o modelo adequado para você

A melhor maneira de aproveitá-lo em muitas ocasiões é comprar uma alternativa eclética como um nude, que é versátil e se encaixa com várias opções de look, até com jeans. Mesmo que esteja muito atarefada distribuindo os convites de casamento criativos, não deixe a compra do sapato para a última hora. Faça pesquisas e veja referências sobre as tendências em alta, mas também o padrão que mais te agrada. O modelo de salto que está acostumada, o formato, a altura e a abertura, certamente, são elementos que contam para que possa eleger o que melhor se encaixa com as suas roupas.

2. Saia do básico

Inovar e sair do convencional pode te surpreender. Que tal pensar em optar por um sapato de noiva colorido, ao invés de usar o clássico branco? Isso evitará que fique tempos guardado sem uso. Pense que o branco pode ser mais difícil de adaptá-lo aos seus looks, especialmente se escolher um com pedraria e muito brilho. Há cores que são coringas no guarda-roupa, como os azuis, que podem acompanhar tanto o décor quanto o seu buquê de noiva azul no mesmo tom, além de ressaltar a tradição de usar uma peça azul para dar sorte.

Os tons pastéis, com nuances claras trazem romantismo ao look e, um bom aliado para combinar com um vestido longo de festa. Porém se o convencional  não te convence, optar por um sapato vermelho de noiva é uma excelente escolha para as mulheres ousadas, além de enriquecer um look simples.

Studio Loveliness Photo
Studio Loveliness Photo

3. Dá para mudar totalmente

Se você preza pelo tradicional branco, deve saber que há maneiras de mudá-lo totalmente após brilhar na cerimônia, uma vez que alguns procedimentos fazem surgir um novo modelo ao mudar totalmente sua cor. Os de couro podem ser pintados, em tons suaves, como marfim ou verde água, ou em uma alternativa escura como o marinho ou marrom. Caso queira mudar completamente, aplique cores marcantes, como dourado e o prata, ou cores primárias, como as  mulheres que optaram por um sapato amarelo para noivas, uma tonalidade versátil para looks de primavera e verão.

4. Personalidade e charme

O seu estilo é mais despojado e marca sua identidade pessoal, então as técnicas artísticas de pintura são para você repagina-lo com personalidade. Usando a tinta adequada para couro pode inovar e criar um modelo original ou aplicar um desenho geométrico, zebrado ou produzir um estilo próprio. O revestimento com um tecido encorpado é perfeito para fazer uma pintura floral feita com tinta acrílica ou mais exótica como o tie dye, são opções diferentes que devem ser feitas antes de ser encapado.

5. De cara nova

A forração é outra técnica que modifica completamente o sapato, escolha um tecido espesso como o veludo para eventos sofisticados, cetim ou renda para um look vintage, ou até mesmo plástico holográfico para efeitos futurísticos. É possível também escolher um tecido preto com glitter ou strass, para uma de festa black tie, amarrar fitas na sandália baixinha ou de salto alto e ficam com cara de alpargatas. Perceba como há técnicas com resultados incríveis, portanto deixe a criatividade fluir.

Jessica Borges Fotografia
Jessica Borges Fotografia

Independentemente do estilo, conforto e comodidade para caminhar com elegância são elementos fundamentais para acertar na escolha. Preserve ao máximo a vida útil dos seus sapatos, guardando o par em um local arejado e longe da poeira e umidade. Renovar os seus calçados pode ser apenas o começo desta aventura para reutilizar os complementos do look noiva. As flores secas do seu buquê de flores do campo podem servir como um arranjo no decor da casa nova, parte do tecido do vestido de noiva pode virar um aplique numa camisa jeans ou numa almofada estilizada.