Se há meses vocês estão vivendo a preparação para o dia C, às voltas com a escolha das cores da decoração de casamento, os trâmites burocráticos e as degustações do buffet, já sabem que se trata de um momento maravilhoso e de muita cumplicidade para o casal, mas que também requer esforço e dedicação, e desperta muita ansiedade. Sendo assim, antes que a entrega dos convites de casamento se torne motivo para um ataque de nervos, previnam-se para enfrentar todo esse estresse com uma ajuda: o Yoga.

Essa prática irá deixá-los mais tranquilos, centrados e com muito fôlego para todo o trabalho que vem pela frente. Mesmo que nunca tenham sido adeptos, agora é um bom momento para praticar e se beneficiar do que ele proporciona, e ainda se manterem em forma. Se vocês acham que é monótono ou que não exige condicionamento físico, estão enganados. A prática se baseia em três princípios, que são alongamento, tonificação e relaxamento; o Yoga apoia-se nos ásanas, pranayama e relaxamento. Ásanas são as posturas, consiste na prática dos “exercícios” do yoga. Cada prática é feita com um ásana diferente e específico, com seu significado próprio. Prayama é a parte respiratória, que estará presente em toda a prática do yoga. Vejam como pode trazer benefícios o corpo e a mente.

Passo 1

O inicio de um treinamento de Yoga se dá com o alongamento, que irá preparar o corpo para os ásanas. Os alongamentos liberam as tensões e trarão consciência a cada um dos músculos, e são eles que sustentam a coluna e os membros do seu corpo, e irão se tonificando gradativamente e modificando a sua postura. O alongamento os deixará com a postura perfeita e irá corrigir possíveis problemas de coluna. É ideal para trazer a vocês mais flexibilidade, os ajudará a dar conta de todas as funções que tem com a preparação do seu casamento.

Dica

O alongamento deve ser feito sempre, não pule essa etapa.

Passo 2

As posturas, ou ásanas, trabalham diretamente os órgãos, músculos e articulações que raramente se movimentam, facilitando a circulação sanguínea. É como se toda essa rigidez natural estivesse se “espreguiçando”. Melhoram a sua digestão, eliminam a insônia e equilibram todo o seu sistema nervoso. São várias as posturas que encontramos no Yoga, cada uma beneficiando diretamente um órgão ou uma região. Em pouco tempo de prática vocês perceberão uma melhora na flexibilidade e no seu equilíbrio físico.

Para que estejam com a postura reta enquanto caminham até o altar, com uma música instrumental de casamento ao fundo, nada melhor do que praticar muitos ásanas. A respiração sempre é combinada com as posturas, e com o Yoga vocês irão reaprender a respirar corretamente. Ela deve sempre ser feita pelo nariz. Lembrem-se: a respiração é a base do Yoga, inclusive, só o fato de fazê-la de forma consciente e concentrada já irá acalmá-los, como se respirar fosse o próprio exercício.

Dica

Para cada ásana “funcionar” deve-se manter naquela postura um mínimo de 4 minutos. Pode ser que no início sintam um pouco de desconforto, mas é normal.

Passo 3

É a última etapa da prática, o relaxamento, nada mais é que deixar o corpo repousar por alguns minutos. Isso permite que o corpo se recupere mais rapidamente – e com mais facilidade – do esforço físico que fizeram ao realizar as posturas. Assim, sempre que terminarem uma sessão de Yoga é necessário ficar de 5 a 10 minutos deitados, sem se mexerem, com as palmas das mãos abertas e voltadas para cima. Praticando sempre, conseguirão ser noivos tranquilos e serenos!

Dica

Como o relaxamento é feito com os olhos fechados, para vocês não adormecerem procurem passar a língua no céu da boca, esse "truque" os manterá atentos e acordados. 

Sim, o dia a dia de um casal que se prepara para dizer o seu "sim" é muito corrido, repleto de compromissos com fornecedores e conversas para escolher desde o papel do convite de casamento até o que será servido no buffet. Mas é importante também cuidar da saúde física e emocional. Por isso, reservem um momento do seu dia para não pensar no bolo de casamento e poder praticar o Yoga. Isso irá deixá-los mais tranquilos para tomar decisões Se vocês se interessaram, procurem centros e aulas com especialistas, para que os orientem de forma correta e segura. Preparem-se para estar relaxados no seu grande dia, podendo desfrutar de cada detalhe com a mente e o corpo em perfeita harmonia.