Orlando Soares Fotografia

Existe uma fase da vida em que os convites de casamento parecem "brotar do solo"! De repente a maioria dos seus amigos decidem oficializar sua união e, para aqueles que têm muitos casais próximos prestes a subirem ao altar, pode até surgir um certo desespero pelo que pode custar encontrar o vestido de festa ideal para cada evento, um traje e uma gravata diferentes, e ainda, no caso das amigas, investir em uma maquiagem e penteado para casamento para cada ocasião.

Mas não é preciso se preocupar, existem maneiras de comparecer a todas as festas, mas sem arruinar a sua situação financeira. Com essas dicas vai ser fácil manter o orçamento para todos os enlaces que tiverem pela frente.

Fazenda Dumont Eventos

1. Reaproveite vestidos e trajes

Esta ideia de que homens e mulheres não podem repetir roupas já é ultrapassada. Hoje a tendência mundial é o reaproveitamento, e as roupas e modelos de vestido de festa entram neste mesmo quesito. Não pensem nem por um minuto que precisam comprar uma opção para cada festa, saibam usar o mesmo modelo de diferentes formas, podendo inclusive modificá-lo um pouco, com ajuda profissional.

2. Sapatos e acessórios

O segredo para conseguir visuais diferentes pode ser ainda mais fácil: investindo em acessórios diferentes, como um bolero ou uma gravata com cor diferente, sempre tendo em conta a combinação. Você pode brincar de combinar diferentes sapatos com o mesmo vestido, incluir ou não um cinto, uma mesma bolsa harmonizada com um calçado diferente, um detalhe para o modelo de penteado de casamento em cada ocasião, como tiaras, lenços, presilhas etc. Esses "jogos" farão com que cada visual seja único para cada festa.

Beatriz Bitencourt Fotografa

3. Penteados clássicos e minimalistas

Muitas vezes o menos é mais, e isso também serve para os penteados. Nem sempre é preciso investir em um elaborado penteado preso para casamento, você pode apostar em um modelo clássico e simples, como um rabo de cavalo, um penteado com trança para casamento ou um coque médio. E se vai por essa linha, pode pedir a ajuda de alguma amiga para elaborar a sua opção.

4. Dividam transporte

Muitos noivos acabam decidindo trocar os votos longe de casa, e isso implica transporte extra e um custo a mais. Mas não se você combinar com amigos de irem juntos, compartilhando os gastos de combustível, que muitas vezes pode sair até mais barato que o ônibus. Além disso, será uma viagem divertida e o início da festa com muita animação, antes mesmo de chegarem.

5. Presentes dentro do orçamento 

Um presente não é medido pelo seu valor econômico. Por isso, mesmo que os noivos sejam muito especiais para você, não deve comprometer todas as suas economias. Não foi isso que eles imaginaram quando elaboraram a lista de presentes. Provavelmente vai encontrar opções econômicas de acordo com a sua situação financeira. Lembre-se de que muito mais que cifras, o que vale é a intenção em presentear.

6. Dividir presentes

Muito comum na Europa, você também pode entrar em contato com outros convidados (com os quais tenha intimidade!) e pensarem em algo que possam comprar em grupo. Dividir o valor dos presentes é uma forma de investir também em algo melhor para os noivos, como um eletrodoméstico de excelência ou até uma viagem. 

7. Prioridades

Se depois de avaliar todas essas dicas verificou que ainda comprometeria suas economias, então é hora de colocar prioridades. Comece a separar, por ordem de datas, aqueles enlaces aos quais não pode deixar de comparecer, imprescindivelmente, e os outros que, infelizmente, por uma questão de grau de intimidade com o casal, pode deixar de ir. Além disso, separe aqueles que te irão custar mais, principalmente os destination weddings, para levar em conta o que precisaria abrir mão ou não.

3 Amores

8. DIY

É sempre melhor confiar na experiência e no talento dos profissionais especializados para cada tipo de serviço, mas quanto o bolso realmente é uma questão que possa te impedir de comparecer a um evento tão importante, pode começar a pensar no "Faça você mesmo".

Quando as opções de presente econômicos ultrapassam o seu orçamento, não tem problema, você pode deixar sua imaginação fluir e confeccionar o seu próprio presente para os amigos. Se tem aptidão artística melhor ainda, deixe que sua criatividade faça você criar algo especial para eles. E as convidadas (caso não sejam madrinhas) também podem tentar fazer sua própria maquiagem, ou buscar locais que fazem promoções de cabelo e make up.

Emily Milioli Photography

Tenha em mente que a organização financeira é passa também pelo planejamento com antecedência. Tente colocar todos os convites em ordem de prioridade e, a partir daí, vá buscando alternativas com todas as dicas que estão aqui. Com certeza você poderá estar com seus amigos mais queridos que sobem ao altar, e aproveitar com eles ao som de diferentes músicas de casamento. E prepare também o coração, porque se possui tantos eventos como esse, é uma temporada de grandes emoções.