Mídiafocus
Mídiafocus

Não tem jeito. Todo casal prestes a subir ao altar agora tem de enfrentar uma nova realidade que envolve uma série de cuidados e providências visando o bem-estar geral no grande dia. O uso das máscaras é uma delas. O que não quer dizer que o acessório, desde já tão obrigatório quanto o buquê de flores nos casamentos, não possa contar com estilo, pompa e glamour condizente com a ocasião. Ainda mais quando pensamos no look da noiva, cuja meta é torná-la tão bela e confiante quanto for possível. Solução para isso, que vem sendo estudada e desenvolvida pelas marcas de moda nupcial ao redor do mundo, são as peças faciais que combinem com a estética dos vestidos de noiva. Assim, a protagonista da cerimônia pode ficar tranquila com a sua saúde e a dos demais sem descuidar da aparência. 

A utilização de alguns dos mesmos materiais, cores e tecidos presentes no traje é a melhor forma de obter a unidade visual. Renda, linho e aplicações em strass e lantejoulas são alguns exemplos do que pode dar certo na missão de chegar ao meio-termo entre o que é bonito e funcional. Aqui, iremos listar alguns modelos possíveis. 

Angela Lapa Assessoria
Angela Lapa Assessoria

  • Atenção aos protocolos em primeiro lugar!

O uso das máscaras de tecido das quais falaremos neste artigo são para o uso de casais e convidados que já estejam, de preferência, vacinados e que tenham sido testados para poderem participar da celebração com segurança, sem colocar os demais convidados ou  a equipe de fornecedores em risco de contágio. As máscaras PFF2 N95 são as recomendadas para o uso diário, já que máscaras de tecido podem não ter todos os filtros adequados. Se desejam saber mais sobre o tema, recomendamos o perfil de instagram @qualmascara, onde oferecem informações atualizadas e sérias sobre as máscaras.   

Porteventos Cerimonial
Porteventos Cerimonial

Com renda

Um dos tecidos mais emblemáticos dos vestidos de noiva simples ou complexos tem muito a oferecer no estilo das máscaras, desde observadas algumas precauções. Pelas regras sanitárias, a renda deve aparecer como adorno final e superficial de peças cujos corpos sejam compostos por linho, algodão ou polipropileno e filtros. Assim, a renda pode aparecer como item meramente decorativo para os desenhos florais e de outros padrões. Mais de um tipo de renda, com textura mais ou menos vazada, pode ser usada conjuntamente. 

Tamires Lima Fotografia
Tamires Lima Fotografia

Com cetim

Se o desejo da noiva for possuir uma máscara com um aspecto brilhoso, mas não muito, optar por uma com o cetim ou seda como a camada externa é o caminho. Trata-se de uma escolha condizente com quem prefere maquiagens de aspecto glow em detrimento de uma pele com finalização mate. Estes tipos de tecido por si só agregam um ar chique ainda que numa versão austera sem detalhes ou estampas.  

Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos
Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos

Com apliques 

Para obter ainda mais brilho e luz para o rosto, o strass ou brilhantes são a solução. Já que nariz e boca estarão ocultos pela máscara, este é um recurso válido e requintado de chamar atenção extra para o rosto feminino. Se tais apliques possuírem alguma cor, melhor ainda. Pérolas já oferecem um quê mais vintage e romântico. Mas qualquer uma das escolhas precisará ser combinada de maneira harmônica com os brincos e colares para que o visual não fique poluído pelo excesso de informações.

Com cor

Por falar em cores, elas podem ser usadas nas máscaras para dar dramaticidade e significado a mais ao visual, ainda que o vestido de noiva sereia seja totalmente branco. Cores pastéis não irão gerar um contraste tão grande e ainda assim dão certa graça e disposição ao visual. Tons de nude, por sua vez, são capazes de trazer a ilusão de transparência. Mas não se apresse em descartar tonalidades mais vibrantes ou intensas. Chamativas, elas aliviam a necessidade de implementar cor à maquiagem dos olhos e possuem certo ar fashionista. 

Com bordados

Desenhos e padrões bordados são perfeitos para a noiva com estética boho ou vintage e retrô. São um recurso a mais na opção de personalizar a peça. Estude com carinho as possibilidades.

Mocellin Churrascaria
Mocellin Churrascaria

Com mensagem

Seja através do uso de apliques, bordados ou pinturas, as máscaras ajudam a dar visibilidade a uma palavra ou mensagem para a qual a noiva deseje dar destaque. Do simples “aceito” a ser dito ao par antes da troca de alianças às frases curtas de amor que funcionem como lema ou filosofia do casal. Só tenha certeza de que o recado a ser dado não seja extenso a ponto de dificultar a leitura e a compreensão do que está escrito. 

Diogo Sallaberry Fotografia
Diogo Sallaberry Fotografia

Com estampa

Padrões sempre representam destaque a mais para o look. Então pode ser o caso de testar um no rosto. A estampa pode ser oriunda do próprio tecido da qual a máscara de originou ou ser resultado de uma ilustração feita de modo personalizado, com a peça já costurada e ajustada. 

Fechamento prático 

Embora as máscaras possam ser amarradas atrás da cabeça, isso pode acarretar na ruína dos penteados de festa. Por isso, prefira aquelas cujos elásticos se prendam às orelhas sem deformá-las, de modo confortável. Lembre também que o acessório deve cobrir totalmente do nariz até o queixo, devendo estar adequado ao tamanho do rosto.

Kekkon Produções
Kekkon Produções

O verdadeiro diferencial é sempre a segurança. Certifique-se que a confecção da máscara, além de combinar com os vestidos e trajes tenha seguido todos os preceitos das autoridades sanitárias para que a celebração não tenha desdobramento desagradáveis e cuidados médicos. Vocês merecem viver o seu casamento com leveza e prazer, livres de culpa e cheios de esperança no futuro!