Cada casal reage de forma diferente quando a festa acaba. Alguns sentem um certo alívio por terem finalmente passado pela etapada da busca pelos preparativos da decoração de casamento ou das horas e dias investidos na escolha das lembrancinhas de casamento. Outros já começam a sentir saudades antes mesmo de começar a festa, e quando enviam os convites de casamento já bate a nostalgia do dia que ainda não chegou, quem dirá de quando acabada a festa!

Mas, seja um ou outro sentimento, quando pensarem no final da celebração, lembrem-se de que haverá ainda a lua de mel – seja para recuperarem-se do cansaço por toda a trajetória até o altar, já que provavelmente irão repor as energias, ou seja pela saudade de serem noivos, já que a viagem estende o sentimento da festa. E se o que buscavam eram paisagens únicas, calor e cultura, tudo isso em um destino nacional, o Maranhão pode ser o lugar perfeito para atender ao que imaginavam para os primeiros dias como marido e mulher.

Chegando à capital

A capital do Maranhão, São Luís, possui um grande aeroporto e recebe voos de praticamente todas as cidades do país. Por estar no extremo nordeste, é possível que tenham que fazer alguma escala antes de chegar lá, dependendo da origem. Por isso, na hora de tirarem a gravata e o modelo de vestido de noiva, escolham roupas confortáveis e deixem os modelos de vestido de festa e as roupas mais arrumadas para jantares românticos. O aeroporto está a 13 quilômetros do centro histórico e a 18 km das praias. Para chegarem ao hotel podem pegar o ônibus que leva ao centro da cidade ou um táxi.

Centro histórico

E já instalados no hotel é a hora de descobrir o que essa cidade pode oferecer. O centro histórico deve entrar no seu roteiro, chamado de "Reviver", ele reúne conjuntos arquitetônicos do período colonial, de influência francesa, holandesa e portuguesa. As paredes dos edifícios com azulejos hidráulicos são a marca registrada da cidade. Pelo centro vocês podem aproveitar o passeio e, entre uma troca das frases curtas de amor e outra, aproveitem para visitar as lojas de artesanatos e os bares e restaurantes tradicionais da cidade. E de lá, partam para a vista de um lindo pôr do sol em frente ao Palácio do Leão.

Alcântara

Para os casais que podem viajar por uma semana ou até por mais dias durante a lua de mel,  é possível incluir alguns locais que ficam um pouco mais afastados da capital. Alcântara é um pequeno município onde se é possível chegar de barco, com uma viagem de cerca de uma hora, saindo do Cais da Praia Grande. Quando chegarem vocês vão encontrar uma paisagem bucólica, repleta de antigas ruínas que deixam um mistério especial, principalmente para as fotos do álbum de recém-casados e filmagens dos melhores momentos.

Lençóis maranhenses

E como não poderia deixar de ser, se estão considerando o Maranhão para os dias românticos, para descansarem de toda a maratona da preparação, e até esquecerem as noites em claro estressados com a decoração para festa de casamento, com toda certeza devem incluir os famosos Lençóis Maranhenses no roteiro. São três horas de viagem de São Luís, que valem muito a pena, com certeza será daqueles lugares que ficam para sempre gravados na memória. Trata-se de um parque natural, mas diferente das reservas cheias de árvores, lá vão encontrar uma imensidão de areia e muitas piscinas naturais de águas verdes e impactantes, formadas pelas chuvas e pelo aumento dos lençóis freáticos. Até setembro é possível banhar-se no local, mas evitem as estações secas, já que os níveis das piscinas baixam muito.

Com certeza esse é um destino digno à altura das expectativas dos recém-casados, tanto para aproveitarem os passeios mais românticos e com paisagens incríveis, como para recuperar a energia depois que a última música para casamento tocar e chegar o momento de tirar o sapato de noiva e relaxar. Os destinos nacionais guardam um encanto especial, e vale muito a pena dedicar a sua lua de mel a conhecer essas lindas cidades.