Não é a toa que a Toscana é considerada o berço do Renascimento e um dos principais cenários retratados em filmes românticos que se passam na Itália. A região possui uma beleza natural e arquitetônica singular e que inspira qualquer pessoa com um olhar atento e curioso para apreciar essa beleza e sentir a brisa do lugar. E, para os casais que fizeram questão de escolher uma decoração para casamento com sua essência nos mínimos detalhes, além de gastarem horas e horas de sono em busca das lembrancinhas de casamento ideais para seus amigos, nada mais justo do que uma viagem a este local que apaixona e faz com o amor se renove.

Se já enviaram os convites de casamento, sentem o grande dia se aproximar e só falta decidir o destino da lua de mel, conheçam essa região italiana que pode ser perfeita para os dias mais românticos para essa nova etapa a dois.

Quando ir

Da mesma forma que cada mulher decide qual modelo de vestido de noiva melhor define seus gostos e personlidade, o casal deve escolher a época da viagem de acordo com seu estilo de vida e preferências, considerando também as datas que terão disponíveis para a lua de mel e se elas coincidem com as melhores épocas para se visitar o destino escolhido.

Para quem sobe ao altar com o calor do verão brasileiro (de dezembro a março ), deve se lembrar de que na Europa a temporada é a oposta, o inverno. Assim, é importante considerar que nas datas perto do fim do ano, Natal e nas estações mais frias, muitos locais e restaurantes podem estar fechados, já que será baixa temporada ali. Mas o extremo também não é a melhor época, no alto verão europeu as temperaturas são bastante elevadas, podendo chegar a ser incômodas. Para aproveitar tudo o que a Toscana pode oferecer tentem programar a viagem para os meses de abril a maio (primavera europeia) ou de setembro a novembro (outono), com temperaturas amenas e clima agradável.

Florença

A maior cidade da região da Toscana é também um dos cantos mais charmosos do país. Considerada por muitos uma das cidades mais belas do mundo, carrega a honra de ser o lugar onde nasceu o grande escritor Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia". Quando estiverem na cidade não faltará locais para visitar e, entre os pontos turísticos imperdíveis, está a Catedral Santa Maria del Fiori, o Duomo de Florença, uma importante obra gótica da renascença italiana.

Próxima ao Duomo está a Ponte Vecchio, a ponte mais antiga de Florença, onde também se encontram várias lojas de joias (um sucesso entre os turistas). Depois passar por ela e tomar um delicioso gelato italiano, que não pode faltar, caminhem pela cidade e aproveitem para ver o pôr do sol na Piazzale Michelangelo, onde a vista é privilegiada. E, se curtem programas culturais, n não deixem de visitar o antigo edifício da primeira academia de arte da Europa, que foi transformado em museu e agora atende pelo nome de Galeria dell´Academia. Ali poderão ver a famosa estátua de Davi feita por Michelangelo, simplesmente emocionante. 

Pisa

Bem próxima a Florença – e local de uma das fotos mais emblemáticas de quem viaja à Itália –, está Pisa. Ali é impossível resistir a fazer uma fotografia clássica ao lado da Torre de Pisa, com uma considerável inclinação, que dá a impressão de que pode cair a qualquer momento! Mas, além da torre, localizada da Praça dos Milagres, a cidade oferece muitas outras atrações interessantes e acessíveis. É possível ver a Catedral de Pisa, a principal igreja da cidade e ainda passear pelas pontes do rio Arno, de onde se pode ver a torre, além das casinhas coloridas que estão às margens, típicas da região.

Siena

Quando começarem a colocar as cidades que vão conhecer no roteiro, Siena com toda a certeza não pode ficar de fora. É uma das cidades medievais italianas melhor conservada, com ruas no estilo medieval, catedrais com arquitetura gótica que fazem valer e a pena o passeio entre as vielas, se perdendo nos labirintos da parte antiga. Em sua área central, uma enorme praça, a Piazza del Campo, onde está o Fórum romano, pode ser o ponto de partida para o dia turístico e também o ponto final, já que lá estão as atrações principais da cidade. E estando na cidade, não deixem de entrar no Duomo de Siena, um monumento que desafia o tempo com a imponência de sua arquitetura e desenho.

San Gimignano

Outra parada obrigatória, San Gimignano, também é uma cidade medieval com mil anos de história e uma das mais belas paisagens naturais da região, com vegetação cipreste, perfeita para tardes românticas e troca de frases curtas de amor relembrando os votos que proferiram há poucos dias. Sua arquitetura também se mantém intacta, como o que foi construído há 700 anos, e em 1990 foi considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Inclua no roteiro a caminhada no Portão de San Giovanni, passando pela Piazza Della Cisterna, onde há um dos melhores sorvetes do mundo, e aproveitem para visitar as torres famosas da cidade.

Gastronomia

Conhecida por ser uma das regiões de melhores produtos e vinhos de toda a Europa, com certeza vão ter que se programar para experimentar os pratos mais tradicionais e deliciosos. Se entre decidir os modelos de lembrancinha de casamento e a escolha e provas do buffet, vocês preferem a última opção, com certeza buscam também um destino com delícias gastronômicas, e a Toscana não irá decepcionar.  Pappa al pomodoro, pappardelle com molho de lebre, panzanella, bisteca alla fiorentina, e muitos outros pratos devem fazer parte do roteiro gastronômico de vocês.

E se o casal também aprecia um bom vinho e não dispensa conhecer nomes novos para a adega, entre os muitos vinhedos da região, a uma hora de Siena poderão visitar alguns em Greve in Chianti, cidade com paisagens de tirar o fôlego e bebidas que com certeza ficarão marcadas na memória e no paladar.

Não há dúvida de que a Toscana é uma das regiões mais fascinantes da Itália, com seus aromas, paisagens e monumentos incríveis. Deixem as malas prontas para quando dançarem a última música de casamento e se preparem para guardar a gravata e o vestido de noiva com um roteiro pronto esperando pelos dois. Se já possuem destino definido agora é o momento de relaxar-se e imaginar o quanto irão aproveitar a viagem que sempre sonharam para esses primeiros dias como marido e mulher.