A Colômbia é o quinto maior país da América Latina e proporciona uma extensa lista de passeios de tirar o fôlego, perfeito para os casais que passaram os últimos meses pensando apenas na decoração de casamento e toda a preparação. Repleta de cultura, a Colômbia possui grandes cidades, como Medellín e Bogotá com muitos parques, o famoso Planetário, esculturas de Fernando Botero, museus e igrejas. Mas também encontrarão praias com águas cristalinas, desertos, trilhas e ilhas. A capital Bogotá oferece, além de boa gastronomia, restaurantes encantadores – econômicos ou luxuosos – que torna possível o uso de um vestido longo de festa mais elegante. E ainda podem terminar a noite dançando uma das músicas românticas do casamento nos vários clubes de Bogotá, que é considerada a capital musical do país.

Cidades à beira mar como Cartagena ou San Andrés para se inspirar com a arquitetura autêntica, muitas opções de hospedagem com excelentes acomodações. Depois de planejar e organizar todo o enlace chegou o momento de cuidarem da nova vida, começando pelo décor da nova casa, e a Colômbia possui um artesanato muito apreciado, com peças coloridas onde fica clara a forte influência indígena. Mas, se é natureza que o casal procura, roteiros não faltam. Um país com passeios distintos para agradar a todos é um destino perfeito para uma lua de mel cultural e mágica. Conheça os lugares mais indicados para dias inesquecíveis e “muy calientes”.

Bogotá

Bogotá proporciona um banho de cultura, com salsa, boa gastronomia e bairros coloniais charmosos. O centro histórico de capital possui a maioria dos roteiros turísticos da cidade, como o Museo del Oro, a Casa Moneda, o Museo Botero, a Plaza de Bolívar, que abriga a Catedral e o Capitólio. Várias construções são em estilo neoclássicos, mas a Capilla del Sagrario possui arquitetura original do período colonial. Um passeio imperdível é o mirante do Cerro Monserrate, o ponto mais alto da cidade e também lugar de peregrinação. No local há o Santuário del Señor Caído de Monserrate. Devido à sua altura o acesso até lá é feito por teleférico ou funicular.

Cartagena das Índias

Banhada pelo Mar do Caribe, Cartagena é uma das riquezas da América Latina, e foi tombada como Patrimônio da Humanidade da Unesco. A Cidade Amuralhada (ou Cidade Murada) é a alma de Cartagena, onde se concentra a parte antiga da cidade, onde estão pontos importantes como o Castillo de San Felipe de Barajas, um roteiro obrigatório, e ainda inspira casais apaixonados a passeios de mãos dadas. Igrejas centenárias como a de San Pedro Claver, o Parque Bolívar e a torre do Relógio que fica na entrada da muralha são passeios recomendados. Casarões da época colonial, casas multicoloridas que são expressivas na cidade e servem como cenário para uma linda foto com um vestido de festa curto para enriquecer seu álbum de fotos. As Islas del Rosario, um arquipélago com 28 ilhas que fazem parte de uma área protegida com arrecifes de corais incríveis, são outro passeio imperdível.

San Andrés

Famoso pelo seu mar de sete cores, San Andrés é a maior das ilhas que formam parte do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, que tem uma área total de 26 km², essas pequenas ilhas com mar de águas cristalinas têm muito a oferecer. Com arquitetura colonial típica da região caribenha a região central de San Andrés é bem movimentada e repleta de lojas, restaurantes e free shops. Local perfeito para compras com preços tentadores, só lembre-se de levar sua sapatilha de noiva ou uma rasteirinha porque, com certeza, vai andar muito na zona comercial. Porém, são os passeios pé na areia em uma de suas várias praias que realmente seduzem os casais e tornam-se locais emblemáticos para ouvir uma declaração de amor ao pé do ouvido e ainda ganhar um lindo buquê de flores.

Música e gastronomia

A Colômbia é conhecida também pela sua gastronomia. Vocês não podem deixar de provar as arepas, que, em um primeiro momento se parecem com o nosso pão de queijo, e são feitas com farinha de milho. Outra iguaria que não pode deixar de ser experimentada é o ceviche, peixe marinado no limão, além dos pratos mais caseiros, com banana da terra e abacate, entre os mais populares. E o melhor: tudo sempre em porções muito fartas! A música nacional da Colômbia é a cumbia, um ritmo gostoso de dançar que mescla as influências do país, muito parecidas com as influiências brasileiras: africanas, europeias e indígenas. 

Agora que os seus convites do casamento já foram providenciados, ficaram com vontade de arrumar as malas para a primeira viagem incrível como marido e mulher? O percurso pode ser longo até desembarcar no destino escolhido, mas com certeza quando olharem as fotos do vestido de noiva, da cerimônia e da viagem de lua de mel, saberão que valeu muito a pena tanto esforço, e tenham certeza: a simpatia dos colombianos, os sabores e os ritmos do país irão te marcar para sempre.