Nem todo mundo procura descansar nos primeiros dias depois da troca de alianças e das belas declarações feitas com frases curtas de amor no altar. E, mesmo aqueles que escolhem viajar logo em seguida, nem sempre optam pelas cidades mais conhecidas da Europa, e em alguma praia paradisíaca na Ásia. Existem casais que preferem explorar destinos menos conhecidos. São aqueles cujo instinto desbravador e sua sede por cultura fala mais alto, e quando enviam os convites de casamento só pensam em locais diferentes para conhecerem juntinhos.

Para marcar a primeira viagem como casados, o destino não pode decepcionar, é sempre saudábel pensar fora da caixa e encontrar lugares cheios de encantos próprios e fugir do tradicional, daquilo que já é conhecido. A Bolívia pode não ser o destino principal entre os recém-casados, mas não é por falta de beleza ou cultura: descubram e explorem esse lindo país.

Sobre o país

A sua cultura milenar mescla, além de diferentes dialetos de antepassados cheios de história, costumes folclóricos de influência inca e outros povos indígenas, com tradições de louvor à Pachamama (Mãe-Terra), um legado histórico cuja simbologia é muito rica, de respeito à natureza.

E enquanto descobrem as belezas naturais e culturais, podem incluir no roteiro paradas estratégicas para provar a sopa de maní, uma das comidas mais tradicionais da região, e fazer intervalos românticos para empanadas bolivianas. Se, muito além das escolhas dos modelos de lembrancinhas de casamento, vocês adoraram fazer as degustações do buffet e do bolo decorado para casamento é porque são amantes da gastronomia, e quando se viaja se conhece muito da cultura de um lugar por seus pratos típicos.

Sucre

Ainda que a sede do governo esteja em La Paz, Sucre ainda é considerada a capital do país e reúne as paisagens urbanas mais encantadoras, com construções seculares e charmosas, perfeitas para fotos a dois, tendo de fundo um cenário privilegiado. Depois de dançarem as músicas para festa de casamento, de tirar o traje de noivo e o modelo de vestido de noiva, devem preparar os pés para explorarem essa cidade e conferir o centro histórico com arquitetura colonial espanhola, o mercado central, a catedral Metropolitana e a Plaza 25 de Mayo.

Potosí

Seguindo o turismo urbano, Potosí vai levar vocês para um mergulho intenso na cultura do país. Trata-se de uma das cidades mais altas do mundo, por isso é importante estarem preparados, pois podem estranhar ao respirar em uma altitude diferente. Com um centro movimentado, mercados de ruas cheios, monumento e edifícios históricos, a cidade foi considerada, em 1987, Patrimônio Mundial da Humanidade e, com certeza, reserva muito para ser visto, como a Catedral Gótica de São lourenço, a Casa da Moeda e a Universidade Tomás Frias. Ali também poderão optar por fazer um famoso programa aventureiro: adentrar as Minas de Cerro Rico, no interior de uma montanha, e conhecer o trabalho dos mineiros de perto.

Ilha do sol

À beira do famoso lago Titicaca, a Ilha do Sol é umas das ilhas mais importantes da região, é lá que está localizado o templo que é berço da cultura regional, templo de Pilkokaina ou Templo do Sol. Em sua região montanhosa podem explorar as caminhadas entre aldeias e conferir a vista surpreendente para o lago, um passeio que pode contar com um belo piquenique a dois, em clima de romance. Além da ilha, Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, a 3821 metros acima do mar.

Uyuni

E para terminar a viagem e para que ela seja completa, não podem deixar de visitar uma das paisagens naturais mais exuberantes do mundo todo. Uyuni é o maior deserto de sal que fica no sudeste da Bolívia. Possui cerca de 12.000km² de extensão. Com certeza ficará para sempre registrado na memória, o branco do sal ocupa a maior parte do deserto, é até difícil ver o seu fim. O deserto branco que se mistura com lagos da região faz com que o visual seja de um espelho natural gigante.

Depois de usarem o vestido de noiva, o traje de noivo, e dançaram as músicas de casamento, o lugar onde irão passar os primeiros dias como casados não pode decepcionar. A primeira viagem como marido e mulher deve estar à altura da celebração que tiveram, e tudo que preparam para construir juntos depois do "sim". Se o que buscam é se surpreender, a Bolívia é o destino certo.