Além de ser a sede da monarquia britânica, a charmosa Londres possui construções que exalam imponência e mostram suas origens com muita soberania. Com quase 9 milhões de habitantes, resguarda em seus monumentos 2 milênios de história. Tornou-se um importante polo econômico, após grandes transformações no século XX, e abriga 100 das 500 maiores empresas da Europa e, ainda, oferece a quem a visita um mosaico de culturas do mundo, refletidas na gastronomia da cidade, em suas ruas, museus e galerias de arte.

Londres é linda em qualquer época do ano, e seja qual for a data dos convites do casamento, será um roteiro impressionante para começar a vida de casados. O inverno é bem acentuado e combina com a personalidade da cidade, conhecida por seu céu cinza e charmoso, deixando-a mais acolhedora. Se a decoração da festa do casamento será no verão brasileiro, lembrem-se de que por lá o inverno estará no auge, sendo um convite para curtir os pubs londrinos e restaurantes contemporâneos junto ao seu amor. Com muitas atrações turísticas, que são indispensáveis para quem a visita pela primeira vez, Londres guarda seus mistérios com passeios que surpreendem e fogem do convencional. Vejam dicas para a viagem de lua de mel ser inesquecível.

O que saber antes de embarcar

Londres possui vôos diretos partindo do Brasil ,e abriga 5 aeroportos espalhados por toda a sua região. A capital ainda dispõe de linhas de trem ou metrô saindo de qualquer um dos aeroportos. A moeda usada é a libra, embora aceitem dólar e euro e, como o câmbio pode ser mais caro, o mais indicado é levar uma quantia em libras para economizar.

Hátransporte público para todas as partes da cidade, trata-se de um lugar muito bem conectado, e com certeza a frase Mind the Gap ficará marcada. A expressão pode ser livremente traduzida como "Cuidado com o espaço", e se trata de um aviso presente em todos os metrôs para que se tenha atenção com o "buraco" entre a plataforma e o vagão. A cidade é incrivelmente bem sinalizada, mas convém estudar o mapa local se querem otimizar essa viagem romântica, sem perder nenhum segundo!

As estações são bem definidas, e é o inverno que mais assusta os brasileiros, mas não é o mais frio da Europa. Portanto, se vão entre os meses de dezembro a março, devem esquecer os vestidos de festa curtos e apostar por uma mala com agasalhos e botas quentes. E, claro, não se esqueçam que Londres é a terra da chuva, mas isso não atrapalha em nada o cotidiano da metrópole.

Passeios imperdíveis (e alguns alternativos!)

Alguns lugares são simbólicos e se tornam obrigatórios para quem está indo pela primeira vez, como o famoso relógio Big Ben, o Palácio de Buckingham (residência oficial da rainha), a Catedral de São Paulo e a Piccadilly Circus, uma praça emblemática que reúne restaurantes, bares e lojas icônicas. O cartão postal da cidade é a Tower Bridge, uma ponte basculante construída sobre o rio Tâmisa, e outro ponto turístico que sempre é visto na cidade é a London Eye, a famosa roda gigante que oferece uma vista geral de Londres, construída próxima aos seus monumentos mais emblemáticos. 

E depois de fazer o tour dos locais mais clássicos, é hora de vocês visitarem os bairros "obrigatórios" para se familiarizarem com uma Londres mais alternativa, onde tudo é possível, e onde todos os estilos de pessoas caminham lado a lado. Camden Town, bairro famoso pelo mercado mais extravagante da cidade, é um desse lugares. Ali vocês verão famílias com seus carrinhos de bebê ao lado de grupos de adolescentes punks, e é considerado a "capital" do rock alternativo do Reino Unido. Se são entusiastas de música, esse é o lugar para encontrar todas as novidades e antiguidades musicais! Os casais mais românticos também podem dar um "pulinho" em Notting Hill e, quem sabe, até recriar as cenas do filme com o mesmo nome do bairro, com suas fachadas coloridas e lojas dos mais variados artigos.

A beleza do Jardim Botânico Real

O The Royal Botanic Gardens, é um passeio encantador e romântico. Considerado patrimônio mundial pela UNESCO, reúne um dos maiores acervos de plantas do mundo, referência no desenvolvimento do paisagismo e pesquisas científicas da flora mundial. Conta com mais de 27 mil espécies, sendo 14 mil árvores e uma coleção de orquídeas com mais de 200 anos, inspirando os casais a se presentearem com lindos arranjos – que podem até lembrar aquele belo buquê de flores do campo – ou uma mudinha de planta para a nova casa, uma vez que é possível comprá-las por lá mesmo.

Um giro pela arte

Há também inúmeros museus, galerias, bibliotecas e muitas instituições culturais com exposições itinerantes e apresentações artísticas. É possível fazer passeios guiados e ouvir histórias interessantes sobre todas as atrações, tais como a Torre de Londres, as Casas do Parlamento, o Teatro Globe de Shakespeare e uma visita ao estúdio da Warner Bros.

Cruzeiro pelo Rio Tâmisa

Há cruzeiros que percorrem o Rio Tâmisa em que é possível apreciar os pontos turísticos mais marcantes de Londres com vistas panorâmicas em deques abertos. Os ingressos têm duração de 24 horas, e suas embarcações são preparadas para todos os tipos de clima, além disso contam com restaurante a bordo para fazer um lanche e tomar um drinque. Ideal para complementar as fotos do álbum de casamento com imagens incríveis da viagem de lua de mel.

O misterioso Stonehenge

Se desejam um tour cheio de magia devem conhecer o Stonehenge, um complexo que intriga os maiores historiadores, sobre sua origem e finalidade. Trata-se de uma formação de enormespedras com aproximadamente 50 toneladas, colocadas em forma circular. Localizada a 130 km de Londres, na planície de Salisbury, os maciços arcos formam um dos mais poderosos monumentos neolíticos do planeta, e é uma visita que deixará belas lembranças e despertará curiosidade.

Panorama Turismo

Uma viagem fenomenal sempre traz conhecimento sobre novas culturas e a oportunidade do casal viver dias memoráveis a dois. Depois de guardarem o traje e/ou o vestido de noiva, vocês terão alguns dias de descanso e extrema felicidade, por isso comecem desde já a pensar no lugar e no roteiro. E, se for Londres o local escolhido, tenham a certeza de que têm grandes aventuras pela frente, com tempo e cenários para celebrar o amor em grande estilo.