Nossa Casa EstúdioNossa Casa Estúdio

Dificilmente alguém falará em bordados sem pensar nas peças que fazia (ou ainda faz!) a sua avó. Durante muitos anos esse tipo de arte foi associada às mulheres que a utilizavam para produzir o enxoval de noiva: os lençóis com iniciais do casal, as fronhas dos travesseiros, os jogos de mesa e do banheiro. O bordado é uma tradição antiga, e muitas mulheres fazem questão de até colocá-lo em seu vestido de noiva, algo que confere charme ou e um ar retrô ao traje e aos complementos, como o véu ou a mantilha. 

Trata-se de uma forma de criar desenhos, frases ou figuras ornamentais em um tecido, feitas à mão ou por meio de uma máquina. Pode parecer impressionante, mas há registros dessa técnica que levam à pré-história. O fato é que o bordado, como muitas tendências de moda que são cíclicas, sempre volta, e muitas famílias inclusive passam seus conhecimentos de bordado de geração em geração. Hoje ele volta à moda com força total, conquistando casais que que dirão "sim" em breve, e que querem acrescentar elementos artesanais em seu dia C, como por exemplo, nas lembrancinhas de casamento. Se estão buscando inspirações que possam se encaixar para esse detalhe tão importante, vejam algumas ideias de peças com bordados que deixamos qui. 

Imagine Birds FestasImagine Birds Festas

1. Quadros de tear

Muitos noivos preferem fazer dos modelos de lembrancinha de casamento algo que possa ser usado pelos convidados no seu dia a dia, ou mesmo que seja um enfeite com um significado especial. E, nesse caso, é possível trazer o charme dos bordados não apenas para confeccionar a lembrancinha, mas também para ser usado como uma peça decorativa, como um quadro de tear. Mas, para que este presente dos noivos realmente possa ser usado no décor, talvez o melhor seja escolher símbolos ou frases curtas de amor e cheias de significados para o bordado, sem que seja preciso colocar a data do dia C ou as iniciais dos noivos.

Nossa Casa EstúdioNossa Casa Estúdio

2. Saquinhos aromatizados

As lembrancinhas são detalhes preparados com muito carinho para quem compareceu à festa. E alguns preferem apostar na memória sensorial para fazer com que os grandes momentos se perpetuem. E que tal um aroma que faça com que os convidados sejam levados ao seu dia C cada vez que o sentirem? Então apostem em uma lembrancinha diferente, como os sachês aromatizados confeccionados com bordados delicados, que podem ter as iniciais dos noivos ou alguma arte que tenha a identidade visual da festa.

Flamity LembrancinhasFlamity Lembrancinhas

3. Toalhinhas

Essa é uma alternativa tão personalizada quanto as já conhecidas sandálias que são distribuídas na pista, enquanto dançam as músicas para festa de casamento. Mas, diferente dos chinelos que são oferecidos, o mais recomendável é que, nesse modelo, não se coloque os nomes completos dos noivos, já que toalhas geralmente levam as iniciais apenas daqueles que as usam. Como serão os convidados que irão usar, podem optar pelas iniciais, pelo logo do casamento ou um desenho que os remeta ao dia.

Ateliê D&DAteliê D&D

4. Lencinhos

Vocês e eles já sabem que o dia promete grandes emoções, principalmente quando a música para entrada de casamento anunciar a chegada da noiva. E por que não transformar esse detalhe em algo que pode ser útil para o mesmo dia? Lencinhos de pano personalizados para enxugar as lágrimas com bordados específicos podem mostrar como vocês pensaram em cada detalhe desse dia.

Arte LembrançaArte Lembrança

5. Welcome bags

É normal que, ao invés dos convidados retirarem suas lembrancinhas apenas na hora de ir embora, hoje em dia passem a recebê-las assim que chegam, são as famosas “bolsinhas de boas-vindas” (welcome bags), que na verdade, são uma espécie de complemento do presente final. Mas, além de mimos para aproveitarem durante a festa, vocês podem investir em uma eco bag como lembrancinha útil, confeccionando-as com bordados estilizados e originais. O bordado na sarja é perfeito para enlaces campestres, mas também podem ser usadas em propostas urbanas mais descontraídas.

Pró Verde CustomPró Verde Custom

6. Necessaires

Entre as mulheres não há quem resista a uma boa necessaire para acompanhá-las a todas as partes com os produtos cosméticos que mais utilizam no dia a dia, e os homens também podem fazer uso delas, guardando seus produtos de beleza no banheiro. Essa lembrancinha servirá sempre! E, para que se torne mais personalizada, um bordado em sua lateral com o logo do dia C ficará perfeito. 

Le Petit FetêLe Petit Fetê

Encontraram aqui a opção que se encaixa com aquilo que buscavam e que, além da sua função, traga a graciosidade que os bordados podem somar? Se optaram por esse tipo de lembrancinha que costuma ser mais artesanal, deixem para fazê-las só depois de enviados os convites de casamento, já com as confirmações de presença. Assim terão certeza daqueles que irão aproveitar a festa, que ficarão na memória por celebrarem com vocês. E esses são os amigos e familiares que merecem levar para casa lembrancinhas tão lindas e pensadas com carinho como estas.