Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Já ouviram falar sobre o Slow Wedding? Explicamos tudo!

Essa tendência que tem conquistado casais nos EUA e na Europa, deixa os noivos que estão começando a planejar seu dia empolgados e mais tranquilos, já que resgata uma  forma autêntica de celebrar o amor e produzir uma festa. Querem saber mais?

Ainda sem cerimonialista? 🗒
Peça informações e preços a negócios de Cerimonialista perto de você

Fran Hoffmann Fotografia

Com um conceito em evidência que, pelo que tudo indica, chegou para ficar, o slow wedding se encaixa em um novo padrão de pensamento, alcançando um jeito mais leve de celebrar a união, de maneira mais simples, sem tanta formalidade e do tamanho dos sonhos de cada casal. Normalmente, assim que a data é marcada, os noivos sabem que agora o tempo está correndo e precisam se dedicar a cada pequeno detalhe para que seu dia seja como sempre desejaram. Mas, logo que começam a fazer a lista, percebem que a proposta para uma cerimônia íntima, pensada para poucos convites de casamento, na maioria das vezes foge do controle, perdendo até a personalidade que sempre buscaram para seu dia.

O propósito do slow wedding é que cada casal aproveite ao máximo todo o planejamento do seu evento, desde os trâmites no cartório até a escolha da decoração da festa do casamento, com muita alegria e sem nenhum tipo de estresse, mas com naturalidade. Vejam todos os detalhes para que o seu dia seja concebido com serenidade, tudo slow...

Bruna Grillo | Fotografia

Afinal, o que é o conceito slow wedding?

Se formos traduzir "ao pé da letra", slow wedding quer dizer “casamento lento” (tradução do inglês), mas na verdade é uma expressão usada para denominar uma forma bem mais simples e descomplicadade de produzir a cerimônia, e que expresse com naturalidade a personalidade dos noivos.

O conceito surgiu após os cerimonialistas perceberem que alguns casais, ao planejar seu evento, tornavam o processo um desgaste emocional e físico, por complicarem demais suas escolhas. Então, os assessores começaram a auxiliá-los, guiando seus clientes para fazer escolhas que não os estressassem, como, por exemplo, indicar que não é necessário importar as flores do casamento para a cerimônia ser mais simbólica, já um buquê de flores do campo pode ser suficiente, e assim em diante, em todos os aspectos do enlace.

Dream Image - Foto e Filme

Como interfere no décor?

Com um interesse cada vez maior pelo natural, a tendência aponta que é possível partir para escolhas despojadas, priorizando o belo e a natureza com originalidade. Normalmente o contexto é formado por uma decoração de casamento rústica, em que a cerimônia ao ar livre é melhor representada.

Mas, se o objetivo é um jantar em um espaço mais formal, todos os itens do décor, a começar pela destada decoração das mesas do casamento, embora elegantes, devem manter essa característica espontânea. Assim, mesmo quando a cerimônia for na cidade, a ideia é ressaltar elementos em palha, luminárias de ferro envelhecido, arranjos delicados e louças que acompanhem com uma proposta descontraída.

Janderson Dantas Fotógrafo

Os looks entram na concepção

A essência slow wedding é a simplicidade e a tranquilidade em todo o processo, algo que atinge também os trajes, que devem ser mais leves para acompanhar a essência do evento. Mas nada impede que se use um belíssimo vestido de noiva sereia. O que poderia ser adaptado à proposta são os tecidos, delicados, sem brilho ou excesso de acessórios, que se enquadrem com o contexto. O noivo pode seguir seu estilo, porém levando em conta do conceito do décor, que privilegia elementos espontâneos, que é a base dessa tendência. Conforto é a palavra-chave!  

Mar Souza Fotografia

Aproveitem os melhores momentos

Certamente que o dia C é lotado de passagens inesquecíveis, que merecem que cada cena seja absorvida com muito amor. E o período do planejamento e organização que antecede o dia, precisa ser sentido da mesma forma. Trata-se de uma fase que não volta, e que, portanto, os noivos devem desfrutem com felicidade, tudo nesse período precisa causar uma sensação de bem-estar e não causar inseguranças, ansiedade ou estresse aos noivos.

Um Belo Dia

Sempre que uma nova proposta é lançada no universo dos casamentos, os noivos mais antenados ficam em alerta para conferir as novidades e poder decidir se a tendência expressa o estilo do casal. No caso do slow wedding o que percebemos é que, além de muito bem aceita, ela envolve não apenas a parte estética, com o penteado do casamento, o décor, os modelos de vestido etc, mas comprova que é uma inclinação que se estende também ao estilo de vida das pessoas, que preferem essa pegada mais natural e leve. Exatamente como o amor deve ser.

Ainda sem cerimonialista? 🗒
Peça informações e preços a negócios de Cerimonialista perto de você