Na era do empoderamento feminino o tabu do pedido realizado única e exclusivamente pelo homem vem perdendo força. Hoje muitas mulheres já acreditam que essa regra antiga não deve ser necessariamente seguida por todas e, quando há a vontade em pedir seu par em casamento e os dois sentem que é o momento certo, deve fazê-lo sem o medo do que podem dizer aqueles que ainda vivem acorrentados por costumes que ficam cada vez mais distantes.

Aos poucos as mulheres conquistam seus direitos, podendo ser em pequenos detalhes, como em mudar a cor do seu vestido de noiva ou dividir com o noivo as tarefas das escolhas das lembrancinhas de casamento ou de trabalhar fora e dividir tarefas domésticas, e também continuam na luta por muitos outros direitos tão importantes quanto essas pequenas conquistas do universo dos casamentos. Esqueça a espera pelo príncipe encantado e sinta-se livre para ser dona de suas vontades e decisões. Se sente que chegou a hora, converse com o seu par e faça um belo pedido, para que possam sair em busca dos convites de casamento, para iniciar essa nova etapa da vida juntos.

1. Fuja do convencional

Se você, como muitas mulheres, possui por natureza uma criatividade bastante marcada, aproveite-se dela não só no momento de criar as lembrancinhas de casamento diferentes ou conseguir uma combinação muito original de flores para casamento, mas também na hora de fazer o pedido. Já que você está quebrando os padrões, esqueça os velhos hábitos: talvez possa pular parte de se ajoelhar com um anel, existem muitas outras formas, e mais originais de pedir o seu namorado(a) em casamento sem ter que atender a tradições antigas.

2. Revivam o primeiro encontro

E é possível fugir do tradicional mantendo todo o romantismo. Ao invés de um jantar à luz de velas com um anel na sobremesa, que tal preparar um dia revivendo todos os lugares onde foram no primeiro encontro? Pode ser que ele não se dê conta nos primeiros momentos, mas se você caracterizar todo o encontro da mesma forma como fizeram pela primeira vez, ele irá identificar a semelhança. E quando ele se der conta, é a hora de soltar frases curtas de amor e convidá-lo para seguir com você nessa caminhada. Se não quer entregar um anel, pode optar por algum objeto que tenha um significado especial para vocês.

Emily Milioli Photography

3. Durante uma atividade em comum

Muitos casais separam algum dia da semana ou momento do dia e, ainda que sem se darem conta, criam uma rotina compartilhando algum hobby ou atividade. Seja nas palavras cruzadas que se juntam para completar à noite ou algum esporte que praticam juntos, vocês sabem que esse momento é de lazer e guardam boas lembranças do que compartilham nesta atividade. Você pode eternizar para sempre esse pequeno momento que criaram e fazer um pedido temático, por exemplo, preparar uma palavra cruzada especial que, ao completar, sairá o pedido.

4. Vídeo

Hoje em dia é difícil encontrar quem não tenha fotos e muitos vídeos do dia a dia ou de momentos especiais da vida. E, para um romântico pedido de casamento, essas ferramentas modernas podem ser muito úteis. Selecione as fotos e vídeos desde os primeiros encontros até agora, com imagens engraçadas e românticas e, com um aplicativo de edição, pode posicioná-las em ordem cronológica e ao final colocar o seu pedido e compartilhar com o futuro noivo(a) quando estiverem juntos, claro. Deixe ele pensar que é um vídeo da internet e veja sua reação. Quem sabe incluir uma canção cheia de significado para vocês, que depois pode até fazer parte da seleção das músicas românticas para casamento, e ainda pensar se podem incluir as imagens no dia, com fotos em porta-retratos integrando a decoração para festa do casamento

5. Um recadinho delicado

E se vocês, ainda com tantas tecnologias para a comunicação, gostam de preservar um ar romântico mais "vintage", deixando recadinhos ao outro, seja pela manhã relembrando o quanto se amam com um bilhete na geladeira, aproveite desse hábito que possuem e inclua ali o seu pedido. Pode começar como mais um recadinho corriqueiro, como se estivesse informando sobre as compras da semana e, ao final, escrever o pedido diretamente. E você pode até ficar escondida para testemunhar a reação!

Antes de fazer o pedido, procure saber se ambos já dão sinais de estarem preparados para o seguinte passo, afinal, tanto você como ele devem embarcar nessa aventura a dois com expectativas semelhantes. E, depois do pedido vocês terão ainda muitos meses pela frente, ainda que eles passem mais rápido do que parece. Por isso, assim que estiverem comprometidos já saiam em busca da decoração de casamento e dos estilos que querem na festa, desde o tipo de bolo de casamento a todos os itens que criarão a atmosfera perfeita para esse emocionante momento.