Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Cerimônia das Areias: conheçam esse ritual e apaixonem-se pelo simbolismo

A singularidade de cada casal pode estar na forma como celebra sua união. Uma bela maneira de personalizar a cerimônia, com criatividade e um toque de tradição, é incluir um ritual simbólico. Como a Cerimônia das Areias. Explicamos tudo aqui!

Felipe e Isabel Fotografias

Celebrar a união de duas pessoas é sempre um momento emocionante para todos os presentes. E, durante a cerimônia, os ritos que marcam a passagem do status do casal tornam tudo ainda mais marcante. Para agregar simbolismo às tradições já convencionais, há rituais que podem ser incluídos nas celebrações. Seja para quem opta por um enlace intimista, ou para os que gostam de festejar em grande estilo, eles são bem-vindos! Um desses ritos, a Cerimônia das Areias, tem ganhado muitos adeptos. Trata-se de uma cerimônia que agrega beleza e uma certa mística. Vamos explicar como funciona! 

Murilo Silva Celebrante

Qual é o significado da areia? 

O ritual simboliza a unidade do casal, representada pela união de duas "areias" que se transformam em uma só. Trata-se de duas pessoas que se unem com objetivos em comum, “se fundem em um só”. Como casal, é sempre importante respeitar a individualidade, mas a celebração tem como propósito ressaltar que é impossível separar pessoas que se amam e dizem "sim" ao matrimônio, do mesmo jeito que não é possível separar os grãos de areia quando misturados.

Origem do rito 

Uma das teorias sobre a origem dessa é que é uma tradição do povo hebreu, chamada Pacto de Sal. Nesse ritual os acordos eram firmados quando duas pessoas depositavam uma quantidade de areia em um lugar só. Já outra história, que vem do Havaí, afirma que o casal leva um pouco de areia das respectivas praias para selar o amor e atrair sorte.   

Adriana Piegas Assessoria

Como deve ser feito esse ritual?

Preparem um vaso transparente alto vazio e outros menores com areias coloridas, se quiserem fazer de várias cores. Porém, uma cor para você e outra para o seu amor já são o suficiente. Sobre o local, certifiquem de que o vento não atrapalhará se for ao ar livre. Quando decidirem, avisem ao celebrante para que a pessoa possa se preparar com antecedência também. Não existe um momento exato para o ritual, mas o mais comum é realizar depois dos votos ou durante a troca de alianças. Assim, enquanto o celebrante fala sobre o significado da cerimônia das areias, cada um (a) pega o próprio recipiente e vocês colocam juntos (as) ou intercalam no vaso maior, simbolizando a união das duas vidas. 

Se desejarem, os familiares mais próximos e os padrinhos e madrinhas também podem participar. Essa ideia demanda uma maior organização para explicar a todos e prepararem os recipientes com areias coloridas para cada pessoa. Além das duas vidas, o ritual passa a simbolizar a união das duas famílias e as amizades.

Colecionador de Contos

O que dizer?

O celebrante pode falar de um modo espontâneo. O que é importante é citar que a vaso transparente e vazio, que receberá a areia, significa a vida a dois que ainda será preenchida com muitas experiências. E, em seguida, o casal começará a despejar as areias, como uma metáfora da entrega mútua para o relacionamento. Quando terminarem, se quiserem, podem dedicar algumas palavras para o par, como uma declaração de votos. 

Rose Cunha Celebrante

Significado de algumas cores

  • Branco: paz, calmaria e pureza
  • Amarelo: otimismo e prosperidade
  • Vermelho: paixão e desejo
  • Lilás: espiritualidade e intuição
  • Verde: esperança, saúde e juventude
  • Laranja: alegria e sucesso
  • Rosa: amor, beleza e romantismo
  • Azul: lealdade, tranquilidade e fidelidade
  • Marrom: maturidade, responsabilidade, estabilidade e resistência

Recomendamos pensar em alguns detalhes antes de escolher as cores. Elas devem, claro ser tonalidades que o casal gosta, mas pensem também em fazer um teste para saber como será a mistura das cores, para que seja harmoniosa. E, por último, que estejam em sintonia com a identidade visual de toda a celebração.   

Patriccia Lorencini Celebrante

Há também a opção de usar a areia em sua cor natural, especialmente se o casamento será em uma praia, de onde podem recolher um pouco. Com isso, a mistura não fará distinção entre ambos. O fundamental é que tudo simbolize uma mistura de almas para o casal. Depois da cerimônia e da festa, vocês podem levar o vaso com a areia para o novo lar e relembrarem sempre desse momento único e particular.

Outros artigos que podem te interessar