Beth Alvarez
Beth Alvarez

Se você, noiva, vai se casar no campo ou ao ar livre e possui espírito romântico e aventureiro, já considerou a entrada à cavalo para dizer o "sim"? A proposta surge como uma releitura dos contos de fada, onde o príncipe surgia em sua montaria para salvar a princesa. Reformulada, essa ideia acena para um imaginário clássico que coloca em maior destaque a noiva, bela e segura de si enquanto empunha as rédeas de seu próprio destino. A entrada à cavalo no casamento é imponente, ousada e completamente encantadora em sua plenitude.  

Mas para que ela se desenvolva da melhor forma possível, conforme o script pretendido e combinado, providências precisam ser tomadas objetivando dar maior conforto, praticidade e proteção da noiva e de seus convidados. Vamos a elas!

Hotel Fazenda Hípica Atibaia
Hotel Fazenda Hípica Atibaia

1. Pratique aulas de montaria

A entrada à cavalo é linda, mas potencialmente perigosa para quem não tem familiaridade com o animal. Então é importante começarmos pelo básico, aprendendo as técnicas para que nenhum sinal que ele emita passe despercebido. Assim, saberá como se aproximar, como subir e como se comportar sobre ele, enquanto criam uma sintonia mínima para que ele não reaja de maneira inesperada que possa lhe colocar em risco. É necessário exercitar a calma, a disciplina e o respeito nessa relação.  

Haras do Morro
Haras do Morro

2. Saiba escolher o animal 

Cavalos são lindos mas possuem temperamento. Um animal exuberante, mas que tende a ser indócil certamente não é a melhor escolha para a ocasião. Procure alugar seu transporte de quatro patas num lugar especializado que saberá lhe orientar a respeito. Pegar emprestado um aleatório de algum conhecido que não seja adestrado ou que não esteja habituado a estar na presença de muitas pessoas e em ambiente barulhento está fora de cogitação. Caso o contrário, estará colocando a sua segurança, dos seus convidados e a integridade da festa em risco.  

Beth Alvarez
Beth Alvarez

3. Delimite fisicamente o trajeto 

Para resguardar tudo aquilo pelo qual está pagando, impunha limites como cercas e outros apetrechos que impeçam que o cavalo avance sobre a comida, a decoração e todo o resto. O bichinho pode ficar curioso com os estímulos visuais da cerimônia e festa e é importante se resguardar sobre isso. 

Dai Lima Fotografia e Edições
Dai Lima Fotografia e Edições

4. Fique atenta às necessidades da montaria

Cavalos precisam de cuidados. Precisam comer, beber, descansar, se exercitar, ser medicados, escovados, etc. Logo, aconselha-se que tudo isso seja acompanhado até a data do casamento, para que ele não passe mal ou fique doente, por exemplo, e te deixe na mão.

Leticia Lacerda Fotografia
Leticia Lacerda Fotografia

Pensando num quadro menos dramático, se ele estiver bem alimentado, as chances de que queira mastigar algo que não deve caem bastante também. Outra consideração importante é saber que ele pode defecar durante o evento e que está tudo bem. Tendo a orientação do que fazer sobre isso, não há motivo para temer qualquer "incidente" durante a cerimônia. 

Fenômeno Produções - Foto e Vídeo
Fenômeno Produções - Foto e Vídeo

5. Nada véus, caudas e saias muito longas

Definitivamente não é boa ideia escolher um vestido de noiva de véu ou cauda longuíssimo se pretende mesmo a entrada à cavalo no casamento. Não será prático, glamouroso, tampouco higiênico, visto o que acabamos de falar no tópico anterior. Saias grandes e armadas, tipo princesa, devem ser vetadas em prol da mobilidade. Vestidos curtos e justos são desaconselhados pelos mesmos motivos.   

Clube do Terno
Clube do Terno

6. Atenção ao escolher o calçado

Por estar em montaria, você tem de estar vestida com um calçado que lhe dê estabilidade para a prática. Portanto, saltos muito altos e finos devem ser repensados! Não dificulte a sua vida. Tal tipo de peça ainda pode machucar o cavalo inadvertidamente. Sapatos fechados, baixos (com, no máximo, um saltinho grosso) e confortáveis são os ideais.

Sobre Nós Dois Fotografia
Sobre Nós Dois Fotografia

Ainda que seja trabalhoso tudo para o que se deve estar atenta, garantimos que a proposta da entrada à cavalo possui efeito tão impactante que terá valido a pena. A ocasião será um momento especial e único que merece ser tratado como tal. E que outra oportunidade lhe daria a chance de surgir deslumbrante  sobre um lindo animal, tal qual nas histórias que ouvia quando criança ou que vê nos cinemas? Mire na entrada de casamento dos sonhos e apenas viva o momento acreditando ser uma linda amazona à caminho de seu final feliz.