Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

Sabendo o quanto a maquiagem correta valoriza a aparência, toda noiva faz questão de planejar atentamente os produtos e cores que possam deixá-la ainda mais perfeita para chegar ao altar deslumbrante. Mas, se a ideia é casar à noite, todos os elementos que acompanham o vestido de noiva são escolhidos de acordo com o horário, joias, acessórios de cabelo, o buquê de flores e, especialmente, a maquiagem.

Por mais que o estilo pessoal de cada noiva direcione o tipo de make adequado para o seu dia, algumas propostas são ideais apenas em cerimônias noturnas e, levando em conta, o conceito da identidade visual e da decoração do casamento. A maquiagem é o grande aliado de todas as mulheres, e uma pele bem cuidada ela será muito mais favorável ao visual. Hoje, mostramos as dicas para uma maquiagem noturna impecável.

Lu Schulte e Jonathas Misael - Fotografia
Lu Schulte e Jonathas Misael - Fotografia

1. Cuidados essenciais

Antes de pensar na cor da sombra ou do batom, logo que providenciar a gráfica dos convites de casamento já inicie um processo de cuidados com a pele. Limpeza, tonificação, esfoliação, hidratação e proteção solar, são obrigatórios para a pele estar tão radiante quanto a felicidade que está sentindo. Mesmo estando com um orçamento justo, muitos procedimentos caseiros são milagrosos e os produtos são encontrados no armário da sua cozinha, como pode ver neste artigo. Portanto, mãos à obra! Deixe sua pele impecável para receber a maquiagem.

Christofer Fotografia
Christofer Fotografia

2. Primer e corretivo: como usá-los

O primeiro produto a ser aplicado é o primer, que deve ser passado antes da base e do corretivo, ele prepara a pele para receber a maquiagem, deixa a pele aveludada, fecha os poros e garante que a pele fique uniforme por mais tempo. Um excelente aliado para que a maquiagem fique perfeita até a última música da festa do casamento. O corretivo é ideal para amenizar e camuflar algumas imperfeições, por isso só deve ser utilizado nessas áreas específicas para não comprometer os produtos restantes.

D'Farias Fotografia
D'Farias Fotografia

3. Para uma pele impecável

A base ajuda a deixar a pele uniforme e reluzente, é encontrada em creme, mousse, com hidratante, spray ou a líquida que é a mais apreciada. A cor de cada produto sempre deve estar de acordo com o tom natural da pele, para um resultado natural, caso contrário poderá ficar com a aparência pálida ou excessivamente “bronzeada”

Para as peles secas, o mais recomendável são as bases com hidratante, uma ótima opção, e o pó deve ser descartado. Já para pele oleosa ou mista, é possível optar pelo Bb Cream (com toque seco) ou uma base oil free (livre de óleo), e em seguida pode passar o pó com textura fina na zona T (testa nariz e queixo). 

Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

4. O indispensável blush 

O blush é imprescindível para ressaltar o formato do rosto e destacar seus melhores traços, garante um ar “mais saudável” trazendo vigor à cútis, essencial para sair bem nas fotos com a fisionomia impecável. Porém, a cor é fundamental para um resultado perfeito, e é necessário que a tonalidade acompanhe seu tipo e cor de pele. 

  • Para pele clara – Tons rosados, pêssegos e corais
  • Para pele morena – Rosa queimado, pêssego e terrosos sempre em tons fechados
  • Para pele negra – Tons de bronze, violeta ou berinjela
  • É possível encontrar tanto o blush em pó como o cremoso com brilho ou super brilho. São produtos com pequenas partículas brilhantes que são perfeitos para serem usados à noite, por trazerem aquela luz especial à aparência

V Cruz Vinte Filmes Foto e Filmagem
V Cruz Vinte Filmes Foto e Filmagem

5. Potencializando o make

A noite inspira o glamour e a uma pitada de brilho, porém com moderação para não ofuscar os holofotes. O iluminador finaliza a maquiagem e tem como propósito iluminar áreas específicas do rosto, como debaixo das sobrancelhas, nas maçãs do rosto (acima do blush), na testa, queixo e acima dos lábios, proporcionando um toque de luz nessas áreas. Disponível em formato líquido e cremoso para peles secas, e em pó para peles oleosas, um ótimo recurso para os closes de rosto do fotógrafo.

RA Fotografia e Filme
RA Fotografia e Filme

6. Um olhar fatal

Embora o delineador e os cílios sejam fundamentais para o olhar, a sombra é a grande protagonista, por isso merece atenção quanto à paleta de cores e estilo de aplicação. As sombras metalizadas continuam em alta para à noite, e se a ideia é um vestido de noiva sereia com muito brilho, é uma opção elegante.

Se prefere sombras escuras o mate ou chumbo, as esfumaçadas são elegantes e transformam o olhar, já as clarinhas sempre caem bem para as noivas, e podem ter um toque perolado que, apesar de suave, ressalta o olhar.

Suelen Miranda Fotografia
Suelen Miranda Fotografia

7. E o batom?

Para acertar com a cor do batom deve levar em conta a cor da sombra que escolheu, é isso que garante equilíbrio e êxito no visual. Sombras escuras pedem batons suaves como o nude, pêssego ou tons de rosa queimado. Mas, se não abre mão de um tom vermelho para os lábios, adote tons mais naturais para sombra e blush, assim evitará que a maquiagem fique extremamente carregada. O gloss voltou com tudo e poderá usá-lo mesmo que optar por um batom escuro.

Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

Agora que já sabe que tipo de maquiagem é a ideal para usar no seu dia (ou melhor, na sua noite!), o próximo passo é definir o penteado de casamento que melhor exalte a sua beleza. Para acertar na escolha, os testes de maquiagem e cabelo te dão a chance de definir com certeza cada pequeno detalhe que irá compor o look, então já pense com carinho nos profissionais que ajudarão a produzir o seu look, e brilhe muito!