Decoração de Festas e Ateliê Cida de Souza
Decoração de Festas e Ateliê Cida de Souza

Casar-se rodeados pela natureza, com brisa fresca e com uma festa inteiramente preparada ao ar livre é o sonho de muitos casais. Pensar em uma decoração de casamento leve como o entorno e adornos que estejam de acordo com seu estilo faz com que os casais façam grandes planos para oficializar sua relação em em cenário campestre, que permite detalhes encantadores. Mas, antes de enviar os convites de casamento, é preciso lembrar que um buffet ao ar livre merece atenção especial, já que estaá sujeito a elementos que um enlace em ambiente fechado não está, tais como mudanças climáticas, poeira, insetos etc.

Vejam algumas dicas para que tudo saia como o planejado com o buffet que desejam servir. Afinal de contas, vocês querem que seus convidados aproveitem na pista até a última música para casamento, sem que sejam afetados por descuidos simples. Separamos os principais cuidados que devem ter com a comida nessas festas.

Bom Conselho Eventos
Bom Conselho Eventos

Comida fresca

A primeira regra para um buffet ao ar livre é o cuidado com os alimentos que precisam de refrigeração, já que a comida poderá ficar exposta durante grande parte da festa. Vocês não querem acabar com o dia antes mesmo das músicas para festa de casamento começarem a tocar. Então garantam uma comida de qualidade aos seus convidados e que estejam aptas ao consumo:

  • Frutos do mar precisam de grande refrigeração e por isso vocês irão precisar de equipamentos que os mantenham assim, ou uma equipe de profissionais que sirvam a comida em um determinado momento. Não deixem os frutos do mar expostos.
  • O mesmo vale para os queijos. Evite servir queijos, laticínios, ou comidas que devem ser servidas geladas. A combinação deles com o calor não é nada boa.
  • Saladas frescas harmonizam melhor com climas quentes.
  • Casamentos ao ar livre, especialmente os que acontecem durante estações mais quentes, como o verão ou a primevera, pedem bebidas refrescantes para que os convidados não se sintam sufocados. Uma boa dica é disponibilizar jarras de água aromatizada, chás gelados de diversos sabores e sucos naturais.
  • Se a mesa do bolo decorado de casamento estiver ao ar livre uma recomendação é colocar sachês de folhas de louro, manjericão ou eucalipto em volta. E se acreditam que não combina com o décor, podem optar por velas de citronela e até alguns cravos espetados no limão em locais estratégicos. Tudo isso ajudará a espantar os insetos, e o mesmo vale para as mesas dos convidados.

Buffet Carolina
Buffet Carolina

Terreno para mesas

Provavelmente vocês pensaram no tipo de chão e piso que terá o espaço da festa, ou mesmo como como é o tipo de solo na igreja, para subir ao altar com segurança e escolher os calçados ideais, se o melhor uma sapatilha para noiva ou um salto altíssimo. Mas além do caminhar, o terreno pode afetar também a apresentação do buffet. É importante verificar se as mesas não estão bambas, assim evitam qualquer tipo de acidente. Considere colocar algum tipo de chão artificial para um terreno plano, principalmente no local onde será servido o buffet.

Feito do Seu Jeito
Feito do Seu Jeito

Aspecto dos alimentos

Além de se preocuparem em servirem aos seus convidados alimentos frescos e aptos ao consumo, vocês também devem se preocupar com o aspecto que eles apresentam. Assim como as flores para casamento, alguns alimentos, afetados pelas altas temperaturas, podem mudar sua aparência, e passarem a apresentar um aspecto de estradago. Ainda que possam ser comidos assim, vocês querem apresentar uma linda mesa que, além de saborosa, encante os olhares.

Cadu Nickel Fotografia
Cadu Nickel Fotografia

Árvores e sujeiras

Não se esqueçam que além do calor, a comida estará exposta à qualquer interferência da natureza. Sim, uma festa ao ar livre é linda, e as árvores deixam o entorno ainda mais decorado, mas vocês devem se preocupar com a limpeza dos pratos e dos recipientes da comida, pode ser que alguma folha, poeira ou mesmo insetos acabem caindo nos pratos, quando os convidados estiverem comendo. Em locais onde correm esse risco, talvez o melhor seja optar por uma cobertura para as comidas ou pequenas redes que garantem que nada caia e danifique o sabor.

Nina Rosa Eventos
Nina Rosa Eventos

Vocês preparam uma festa com muito carinho, pensando com cuidado em cada detalhes, desde o décor às lembrancinhas de casamento que seus convidados levarão para casa, e até o buquê de flores que será lançado para as convidadas tirou o seu sono. Sendo assim, não querem que pormenores tão fáceis de resolver acabem com a festa, por isso atenção a essas dicas e garantam uma celebração ao ar livre impecável.