Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Cotas para a lua de mel como presente de casamento

É cada vez mais frequente: casais que já moram juntos sugerem como presente de casamento, cotas para lua de mel.


Hoje em dia muita gente vive sob o mesmo teto muito antes de pensar em casar. E quando resolve oficializar a união, já têm a casa equipada e não precisa de nada que envolve esse universo. Ao mesmo tempo, é indelicado sugerir o número da conta bancária para que os convidados depositem o presente em dinheiro. Indelicado, e causa uma baita confusão, já que não dá para saber quem depositou quanto, e quem realmente presenteou para agradecer depois.

Foi pensando nesse novo nicho de casais que alguns websites criaram listas alternativas, como a de cotas para uma viagem imaginária como sugestão de presente. Assim é possível regalar aos pombinhos uma viagem a Machu Pichu, um passeio a cavalo na praia, prancha de surfe e hiking na Patagônia, entre outras atrações. Essas sugestões de presentes, porém, meramente fictícias, são revertidas em dinheiro e pagas pelo site depois da cerimônia.

As cotas geralmente variam de R$50 a R$2000, e não precisam necessariamente ter a ver com o tema viagem. Muitos casais confeccionam uma lista de presentes “tradicional”, que é devolvida em dinheiro pelo site no final. A empresa geralmente cobra um comissão sobre o que foi arrecadado, mas também dispõe de informações como quem deu o que, e quanto custou, além de disponibilizar um espaço online para que o convidado escreva uma mensagem aos noivos.

Dessa forma o casal pode enviar uma carta ou email pessoal de agradecimento para cada convidado, e ainda evita determinadas saias justas.