Entre a correria de decidir quais serão as lembrancinhas de casamento e quem serão os pajens, é preciso reservar um tempinho para pensar em um dos momentos pós-casamento mais esperados: a lua de mel. Toda a organização do casamento exige gastos que, naturalmente, ultrapassam as despesas do dia a dia de um casal, e com as flutuações do valor da moeda no exterior, ficar no Brasil é uma opção que deve ser levada em conta.

Com um país de dimensões continentais, é possível escolher viajar em baixa temporada e conseguir preços bastante acessíveis, além de um leque bastante variado de cenários, climas e estilos de lua de mel. Confira abaixo 6 bons motivos para vocês ficarem por aqui e aproveitarem as belezas do Brasil com um olhar mais romântico.

1. Conhecer a história do Brasil

Ninguém questiona que o Brasil tem lugares históricos incríveis para conhecer. Para os casais que curtem cultura e querem saber mais detalhes da história de onde moram, há opções de sobra para conhecer. Em Minas Gerais podem escolher cidades icônicas como Tiradentes e Ouro Preto. A capital do Rio de Janeiro é repleta de museus, com temas dos mais variados, e pertinho dali está Petrópolis, que abriga uma parte importante da história da monarquia no Brasil. Há ainda Salvador, como seu belo Pelourinho, e Olinda, cidades do Nordeste onde não faltam atrações. Vale a pena pesquisar roteiros e caminhar de mãos dadas por ruas que testemunharam tantos fatos importantes do passado.

2. Conhecer as festas populares

Somos conhecidos como um povo alegre e festeiro. Pensando nisso, uma opção bem válida é fazer um roteiro para conhecer algumas festas populares brasileiras! Há eventos de caráter religioso e outras celebrações típicas em todo o país. Se estão animados e querem dançar, relembrando as músicas da sua festa de casamento, que tal um pulinho em Pernambuco? Guardem o salto alto e os sapatos formais, é hora de chinelo ou daquela sapatilha de noiva bem confortável! E ali, no mesmo estado, podem curtir a festa mais famosa de São João, em Caruaru; ou que tal assistir à Lavagem da Escadaria do Bonfim, que ocorre no verão da Bahia? 

E para quem quer aproveitar um clima mais ameno, o Natal Luz que ocorre nos meses de novembro a janeiro em Gramado, no sul do país, é um roteiro para lá de romântico e muito agradável para os recém-casados. Há festas populares em vários estados, escolha a que mais combinam com vocês e aproveitem.

3. Explorar as diversas praias

Nossas praias são conhecidas mundo a fora, e uma das grandes vantagens de ter uma costa litorânea tão extensa é que as praias são diferentes em cada lugar. Uma viagem dos sonhos e com lugares paradisíacos é Fernando de Noronha, onde poderão encontrar praias tão conservadas que praticamente parecem intocadas. Cartão postal do Brasil, o Rio de Janeiro apresenta uma das praias urbanas mais lindas da atualidade e, indo para o Nordeste, paraíso brasileiro, as praias de Jericoacoara, no Ceará, tem um mar ótimo para nadar, com água menos fria.

Querem calmaria? Que tal ir até Caraíva? Uma comunidade litorânea e ribeirinha situada em Porto Seguro, onde a natureza e tranquilidade estão unidas. No Rio Grande do Sul também há praias lindas. e uma dica romântica é a Praia do Laranjal, localizada em Pelotas. Um excelente lugar para sentar-se em um fim de tarde e namorar ao pôr do sol.

4. Viajar sem burocracia

Viajar dentro do Brasil é esquecer vistos, passaporte e toda trabalheira que uma viagem internacional exige. Mesmo com a nova regulamentação, que requer pagar uma taxa quando se quer despachar uma mala, se o casal se organizar, é possível despachar somente uma mala, onde podem colocar itens dos dois, e cada um leva dentro da aeronave uma mala de mão. A burocracia fica longe e vocês poderão aproveitar ainda mais o momento a dois.

Top Brasil Turismo
Top Brasil Turismo

5. Explorar a natureza

O ecoturismo no Brasil tem um vasto leque para oferecer. Além de proporcionar belas paisagens, ele promove um contato único com a fauna e a flora. O Parque Estadual do Jalapão, por exemplo, localizado no estado de Tocantins, é uma excelente ideia para a lua de mel. Tem um ecossistema preservado e deslumbrante, e vai surpreender os casais, especialmente pelos passeios, com direito a dunas, grutas, cachoeiras e nascentes. 

Outra opção deliciosa é desfrutar as belezas do Pantanal, uma das maiores planícies alagadas de todo o planeta. Um lugar ótimo para aproveitar safáris, passeios de barco, andar a cavalo, ingressar em grupos de observação de animais e muito mais. Se o casal adora aventura ao natural, essas são apenas duas ideias de inúmeras alternativas oferecidas em nosso país.

Visa Club Turismo
Visa Club Turismo

6. Desfrutar a gastronomia

Viajar é também conhecer a gastronomia dos lugares. As culinária regional deve ser escolhida de acordo com o gosto de cada um dos nubentes, mas opções não vão faltar em cada cidade. Os campeões de preferência dos turistas são os frutos do mar. Se a viagem escolhida pelo casal for no litoral, não deixem de experimentar o frescor desses alimentos na beira da praia.

No centro-oeste é possível degustar pratos típicos também, como o arroz com pequi, bem tradicional e diferente. No Sudeste, em especial em São Paulo, a "sopa de quenga" é um “levanta difundo” maravilhoso, feito à base de mandioca e frango desfiado e ótimo para curar aquela ressaca pós-festa.

Grupo Bisutti
Grupo Bisutti

Escolher a viagem ideal é deve ser um processo tão democrático como as outras escolhas que tiveram de ser feitas em conjunto por vocês. Decidir o sabor do bolo de casamento, lembrancinhas, músicas...  Há diversos itens que casal deve dar o "sim" lado a lado, então pensem com carinho em um ou mais destinos que caibam no orçamento. Vale conhecer um pouco mais do nosso país e usufruir das belezas que esse paraíso tropical oferece, e o melhor: falando o nosso belo português!