Insieme Fotografia
Insieme Fotografia

O movimento minimalista vem se destacando desde o século 20, e ganhou força no fim dos anos 90, com grande influência na arquitetura e no design, nas artes visuais, na moda e até no estilo de vida das pessoas. Sendo assim, não é uma surpresa que também "invadisse" o universo nupcial, que passou a incorporar a estética minimalista para agradar a casais que optam por mais simplicidade. O estilo do bolo de casamento, as cores paleta para as flores e peças dos arranjos, todas as escolhas passam por um "filtro" relacionado com a sofisticação contemporânea que a tendência propõe.

Para que o seu evento tenha uma composição minimalista em cada detalhe, é preciso pensar em cada item da decoração de casamento, por exemplo, considerando sua simetria e sutileza, e isso vale para todas as opções para o dia, como a papelaria do enlace.

Ainho Alves Fotografia
Ainho Alves Fotografia

A personalidade dos noivos precisa estar em cada detalhe do enlace e o convite é o que sinaliza aos convidados como será a celebração porque a paleta de cores escolhida, os desenhos, letras e texturas conversam com todo o conceito do dia C. Se o minimalismo foi o eleito para dominar a identidade visual do grande dia, existem algumas recomendações para que imprimam esse estilo à risca, mas tudo depende do gosto e pode ser adaptado para agradar aos anfitriões da festa.

Insieme Fotografia
Insieme Fotografia

O que combina

Como o princípio do estilo é reduzir os elementos, o envelope para convite de casamento pede algo simples, de uma cor só. Se quiserem, podem colocar uma fita, leve e sem exagero. Já o papel do convite de casamento, com os nomes dos noivos e data e local da cerimônia podem ter cores claras e neutras, como branco e tons pastéis, que são as cores dominantes do estilo, mas também podem investir em tons mais fortes, como o verde escuro, azul marinho ou até o preto, sempre evitando as mesclas.

A paleta de cores é neutra e sutil, porque aqui predomina a fonte da letra ou a caligrafia. As formas geométricas podem estar presentes também na diagramação para destacar a data, por exemplo.

Janaina Carvalho Fotografia
Janaina Carvalho Fotografia

O que pode evitar

Como as cores neutras é que mandam, o minimalismo não tem espaço para a mistura de cores quentes, nada de colorido e muitas "firulas". Os convites não precisam ter texturas diferenciadas, nem flores e fotos. É a delicadeza que se destaca, por isso devem evitar arabescos e enfeites. Como falamos, se quiserem colocar uma fita de renda ou juta, ou um delicado barbante para amarrar o envelope do convite, pode ser uma fina,sutil e da cor da fonte da letra para combinar.

Estilos de casamento

A tendência minimalismo orna bem com uma decoração de casamento simples e elegante. Há muitas ideias e alternativas para fazer uma celebração seguindo o estilo sem comprometer a beleza da ocasião. Mesmo em um décor rústico é possível aplicar os conceitos e manter a celebração ao ar livre com elementos naturais e, nesse caso, os convites também podem se adaptar ao ambiente, fazendo uso de materiais como a juta e renda, pode exemplo, e envelopes de papel reciclado.

Douglas Borges Fotografia
Douglas Borges Fotografia

Vale lembrar que encontrar o equilíbrio é importante para que o convite seja a porta de entrada da celebração, porque um convite simples destoa de uma festa extravagante, por exemplo. E o contrário também é válido: uma festa simples e minimalista com um convite que extrapole na sofisticação. É bom encontrar um meio termo entre os gostos e decidir qual será a proposta para que tudo saia harmonioso.

Pastorin Fotografia
Pastorin Fotografia

Simplicidade não é sinônimo de falta de graça e poucos recursos. O minimalismo pode trazer delicadeza ao dia C, basta utilizar os elementos certos e garantir que, com poucos detalhes, os convites de casamento, bem como todo o conceito escolhido para o enlace, sejam elegantes na dose certa e com a cara dos protagonistas da festa.