São vários motivos que podem afetar a convivência com os sogros e, quando isso acontece, quem mais sofre é o casal que fica tentando amenizar a situação para manter uma boa convivência. No momento em que a relação se torna oficial e são encomendados os convites de casamento as coisas podem piorar, já que "os sogros" percebem que vocês se amam e querem realmente ficar juntos. Portanto, é necessário ter muita calma e não deixar que esse "ciúmes dos pais", atrapalhem toda a felicidade do planejamento da decoração do casamento e outros detalhes desse dia tão único. Ter jogo de cintura e tomar algumas precauções são os grandes aliados do casal para ter toda a família reunida, brindando e dançando as músicas românticas do casamento.

Síndrome do ninho vazio

Muitos pais, quando se dão conta que os filhos vão embora, sentem antecipadamente a sensação de vazio. Isso é chamado pelos psicólogos de "síndrome do ninho vazio", e em alguns casos chegam a desenvolver problemas físicos e emocionais. Tenha empatia e coloque-se no lugar deles, isso faz os filhos entenderem a dor dos pais e sogros. Nessa fase passageira, podem apresentar tristeza profunda, fadiga e, quando já há problemas na relação com os filhos, se sentem responsáveis pela partida.

Dê tempo ao tempo

Dê o prazo necessário para os sogros se acostumarem com a ideia e aceitarem o relacionamento de forma tranquila. Tenham paciência, se falta um ano para o grande dia porque ficar folheando revistas com modelos de vestido de noiva na frente da sua sogra, se sabe que ela ainda não aceita muito bem toda a novidade? Por enquanto, curta esse prazer com sua mãe ou com suas amigas.

Reconquiste

Independentemente das razões que os levaram a chegar a alguma situação desagradável, tentem conquistá-los aos poucos e façam tudo para preservar uma amizade e uma convivência adequada. Saibam que terão que conviver por muitos anos e, com o tempo, quando estiverem diante das fotos da decoração da igreja do casamento eles vão notar o quanto estavam errados.

Compreendam

Se o sogro acha que você noivo está "roubando" a filhinha dele leve na esportiva, não entre no jogo de enfrentamento, procure encarar como uma piada e conte até três antes de responder de forma bruta. Busque sempre entender o que está acontecendo e demonstre porque a filha se apaixonou por você. Com certeza quando ele ver o quanto ela está radiante e feliz com o vestido de noiva de renda ele vai esquecer qualquer mal entendido entre vocês.

Procure inseri-los

Um grande erro que o casais cometem, ao sentir que os sogros não aprovam o relacionamento, é afastá-los do planejamento do dia C. Não caiam nessa armadilha, não há melhor época para tentar o entendimento. Convide-os para participarem da degustação de bolos decorados para o casamento e ouçam suas opiniões. Mesmo que discordem, sejam delicados ao responderem, se eles não aprovam a decoração de casamento rústica mostrem fotos de eventos com este estilo e digam, gentilmente, que já está definido.

Mauricio Vieira & Márcio Savoine

Nunca se esqueçam de que quando casamos, a família do parceiro vem como um brinde extra e eterno. Portanto, jogo de cintura e coerência são fundamentais desde os primeiros momentos, tanto quando os sogros querem opinar pelas músicas para casamento ou quando a sogra afirmar, em alto e bom tom, que o vestido de noiva tomara que caia escolhido é inapropriado. Respire fundo e saiba que, apesar de não parecer, tudo isso tem um fundo de amor e dedicação aos filhos.