Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como responder as perguntas sobre o valor do seu casamento (educadamente)

Assim que vocês ficarem noivos todos os tipos de perguntas vão começar a surgir, porém há sempre as mais indiscretas e constrangedoras. Confira algumas dicas para saber como lidar, sem se estressar.

A partir do momento que vocês se tornarem noivos inúmeras perguntas vão começar a aparecer, como as clássicas – e não menos curiosas – se vocês já sabem a data do casamento, quem serão as madrinhas e se já escolheu o vestido de festa de cada uma delas, onde será o evento, que cores você irá querer no buquê de flores, qual será a decoração de festa de casamento etc.

Nem sempre as questões e a curiosidade são algo necessariamente ruim, vocês irão se divertir com algumas das perguntas, mas alguns tipos de indagações podem tomar um rumo um pouco inesperado, e muitas vezes a vontade é apenas dizer "não é da sua conta" e sair andando. Porém, essa nem sempre é a melhor forma de agir, afinal pode ser que muitas dessas perguntas venham de pessoas queridas, por isso, pensar bem antes de responder pode ser a melhor forma para ser discreto e educado.

Mude o foco

As perguntas sobre o quanto vocês estão gastanto com a festa são as mais difíceis de responder e se esquivar. Então a principal dica é: simplesmente tente direcionar o foco da conversa para o que realmente importa, que é com quem você está se casando. Dizer o quanto o seu parceiro tem sido importante nos preparativos, o quanto tem ajudado, ou lançar uma daquelas típicas frases curtas de amor como "nada disso importa mais do que a felicidade de me casar com o fulano". Você também pode falar do ambiente que está tentando criar antes e durante o casamento, que é de muita harmonia e diversão, e que os gastos estão de acordo com isso.

Responda com outras perguntas sobre a festa

Outra saída é responder com alguma outra pergunta, relacionada à parte mais divertida e leve dos preparativos, como por exemplo sobre a decoração que escolheu a dedo e outros detalhes – sempre mudando o foco – "você viu o modelo de convite de casamento que escolhemos?", ou "já te mostrei as ideias para meu vestido de noiva princesa?’". Se essa alternativa não adiantar, uma opção é também fazer o amigo ou amiga em questão participar te ajudar de forma indireta nos preparativos, com perguntas sobre a sua pesquisa para o casório, como "você conhece algum lugar incrível onde eu possa conseguir as minhas flores de casamento?", talvez assim os comentários indiscretos parem.

Não gaste sua energia

Se, mesmo assim, com essas tentativas de mudança de foco na conversa, o indagador insistir deixe claro que você não quer falar sobre o tema, afinal os casamentos já são bastante emocionais, não vale a pena discutir algo com alguém que não precisa saber tudo o que vocês estão planejando. Sejam diretos quanto a não querer falar ainda mais sobre um assunto que já toma conta dos seus dias.

O importe é que vocês consigam direcionar toda a sua energia para tornar esse grande dia inesquecível, e que se preocupem apenas com o que realmente importa. Já se imagine linda em seu vestido de noiva e se divertindo muito, enquanto o noivo pensa nas coreografias possíveis para as músicas de casamento. Isso sim é relevante!