No início tudo parecia um mar de rosas: o pedido emocionante, a busca juntos pelos convites de casamento no começo de todos os preparativos e até a escolha do estilo da decoração de casamento os deixava felizes. Mas com a aproximação do grande dia os nervos tomam conta e, até os mais calmos podem perder o controle, mesmo em uma tarefa tão prazerosa quanto a úlima prova de sabor do bolo de casamento. Nestes dias que antecedem a festa a tensão é grande e vocês devem evitar conflitos. Mas como controlar os ânimos nessas horas? Te damos algumas sugestões para evitarem discussões uma semana antes do casamento.

Leticia Wolff

Tenham o planejamento sob controle

Muitos casais se estressam nessa reta final por não terem a certeza de que tudo sairá bem, e isso ocorre normalmente com aqueles que deixam muitas decisões para serem tomadas no último minuto. Não cometam esse erro. Ter um profissional que os ajuda do momento zero até o fim irá dar a segurança que necessitam e, fora esse auxílio externo, tenham em mente que se sentirem no controle também irá deixá-los mais tranquilos, por isso devem anotar cada passo dado e, a uma semana do casamento, todas as tarefas da organização devem estar concluídas.

Exercite a empatia

Pode ser que, em determinados momentos, ou o noivo ou a noiva atinjam um grau de estresse mais elevado que o do outro. Quando isto acontecer, aquele que ainda possui mais calma deve praticar a empatia e se colocar no lugar do outro. Se fosse você passando por momentos tão estressantes, como gostaria que seu parceiro ou parceira reagisse para ajudar? Os dias que antecedem a festa são bombas emocionais e vocês devem trabalhar juntos, cada um cedendo quando puder para alcançarem um equilíbrio saudável. Se ela se desesperar pensando que o seu modelo do vestido de noiva não irá ficar pronto, acalme-a. Quando o noivo se estressar com o envio dos modelos de convite de casamento e a falta de confirmação dos convidados, diga que irão encontrar uma solução.

Gisela Salles Fotografias

Preservem momentos sozinhos

Sim, a vontade de estar juntos é grande e, muitas vezes, os casais não se dão conta de que o que faz que percam  a paciência um com o outro é o convívio em excesso. O dia se aproxima e vocês, mais do que nunca, precisam se juntar para as últimas escolhas das músicas para festa de casamento e para fazerem as últimas observações sobre o menu que será servido pelo buffet. Mas é importante manterem momentos privados, sozinhos ou com outros amigos, para que vocês não se saturem um do outro. Afinal, terão uma vida inteira juntos pela frente.

Lembrem-se dos motivo da festa

Pode parecer simples demais, mas a verdade é que, quando perdemos a cabeça ficamos cegos e não conseguimos enxergar além da crise que está acontecendo. Faça um exercício mental para que, sempre que perder o controle e a raiva aparecer, se lembrar do real significado dessa festa. O que importa se vocês não concordam com o mesmo modelo de lembrancinha de casamento, se no mais importante, que é o amor, vocês estão de acordo? Se for difícil se lembrar nesses momentos, uma boa dica é escrever tudo o que o seu par significa para você e os motivos que te fizeram decidir se casar com ele para que, quando estejam no meio da discussão, você possa lembrar-se desses apontamentos. E poderão até ser um início dos votos da cerimônia!

Nando Hellmann Fotografia

As relações sempre passam por crises e a superação dessas dificuldades são até o tema de muitas músicas de casamento, então não pensem que essas discussões têm um significado maior. É importante perceber que são o resultado de meses de planejamento e nervos acumulados. Quando chegar a hora de calçar o sapato de noiva e colocar a gravata, tudo isso ficará para trás e vocês irão esquecer os momentos desgastantes. Então, para que brigarem e discutirem se quando chegar o dia da festa tudo será esquecido? Aceitem que são momentos de tensão, mas encontrem soluções juntos.