Ainda que a ciência tente explicar, só quem já se apaixonou sabe como esse sentimento pode ser: algumas vezes sutil e outras vezes avassalador! Quando se conhece alguém que faz despertar algo mais, os sentimentos podem ficar confusos, e nem sempre é fácil identificar exatamente o que se sente pela pessoa que está ao lado, e não tem problema algum ter dúvidas quanto ao sentimentos que estão surgindo. Para facilitar esse reconhecimento, separamos algumas dicas, mas claro: no final nas contas são vocês que definem o que sentem.

O amor pode ter muitas formas de se manifestar, e todos elas são válidas. E para os sortudos e sortudas que estão conhecendo uma pessoa especial, fica a pergunta: será que estão apaixonados(as)? Vejam esses sinais e nos digam! 

Amanda Francelino
Amanda Francelino

1. Borboletas no estômago!

Sim, esse conceito parece abstrato, mas quem já sentiu, entende. A expressão é usada como sinônimo de nervosismo, ou até uma leve ansiedade, mas quando o tema é paixão as borboletas no estômago fazem referência à emoção que a pessoa desperta em você. E não importa o quanto já se conheçam, que já tenham tido vários encontros, ou até que já se relacionem, esse sentimento é um grande sinal de que você está, sim, apaixonado(a). Quer uma dica? Curta as borboletinhas!

2. Conseguem ignorar os defeitos e focar-se nos pontos positivos

Quando você enxerga, sim, alguns defeitos, mas consegue ignorá-los, e o que prevalece são as qualidades, é bem provável que a paixão esteja mais que presente. Se você sabe reconhecer que os pontos positivos do outro são muito mais importantes que os detalhes que podem incomodar, é porque existe um filtro maravilhoso chamado "paixão" no seu olhar, e seria perfeito se ele estivesse sempre presente. E para aqueles que só conseguem ver as qualidades, não tem outra alternativa: estão in love, sim!

Amon - Fotografia de Casamentos
Amon - Fotografia de Casamentos

3. Riso solto

O seu amor mal terminou a frase e você já começa a rir? Tudo o que ele ou ela faz parece bonitinho e você sorri até quando se lembra? Pense bem: você tem sintomas forte de "paixonite"! Para quem está próximo pode não ter sentido, mas vocês já desenvolveram uma linguagem própria, e isso, além de saudável, é um gesto que sempre deixará a relação leve.   

4.  Reconhecem a singularidade da outra pessoa

O início de um relacionamento é a fase em que se obseva cada mínimo detalhe do outro: os gestos, os sorrisos, as reações em momentos de tristeza e de alegria. O primeiro sinal de que você pode estar se apaixonando é que não consegue pensar em ninguem que seja tão especial como a pessoa que tem ao lado. Sim, você acha que seu companheiro(a) é único(a) e ninguém possui todas essas qualidades que ele(a) tem. Não é tão fácil reconhecer que não existe uma outra pessoa igual, e quando você enxerga isso há fortes indícios de que esteja apaixonado(a).

Marsala Memories
Marsala Memories

5. Saudade inexplicável

Não importa se vocês se viram ou se falaram há um dia: cada hora que passa em que não estão em contato parece uma eternidade. Essa saudade sem explicação tem uma explicação lógica... Estar apaixonado. Querer estar pertinho e querer saber o que se passa na vida do outro é natural e mostra que você abriu um espaço importante na sua vida para que a outra pessoa ocupe. 

6. Admiração mútua

Do muitos sinais que possam dizer que você está apaixonado(a), a admiração é um dos que possui mais peso. Um casal que mantém sua admiração pelo outro sempre se supreenderá de forma positiva e saberá como preservar o amor e o relacionamento. Muito da paixão se resume a esse sinal, já que, sem a admiração, aquela pessoa deixa de possuir as qualidades que você tanto valoriza ou deixa de ser única. Por isso, para manter essa chama, pratiquem o exercício de se elogiarem a cada dia. Assim vocês também irão recordar ao outro que essa admiração estará presente até nos momentos difíceis.

Chronos Imagens
Chronos Imagens

7. O respeito prevalece em todos os momentos

Nem tudo são rosas dentro de uma relação, haverá dias difíceis, dias de mau humor e de muito estresse, por muitos motivos. Mas o fundamental é sempre manter o respeito mútuo. O que diferencia uma relação saudável de uma relação tóxica é exatamente a capacidade de nunca perder o respeito com o outro mesmo nos momentos mais duros, e se vocês já aprenderam a lidar com tudo isso lado a lado e manter a emoção de estar com a pessoa amada: sim, existe paixão.

8. Apoio emocional total

Quando tudo parece dar errado e você se vê diante de uma crise emocional, a quem você recorre? Quando você está apaixonado(a), é possível saber que o(a) parceiro(a) é a única pessoa que pode realmente acalmar e te dar a segurança e motivação para enfrentar quaisquer que sejam os problemas. Se vocês sabem a importância desse apoio, podem ter a certeza de que estão vivendo nas nuvens do amor.

Fer e André Fotografia
Fer e André Fotografia

Cada pessoa se apaixonada de uma forma distinta. Para alguns é mais fácil e fluido, para outros mais complexo, mas manter uma relação saudável requer dedicação e paciência, e ainda que todos esses sinais estejam presentes, a vida como casal precisa de muitos mimos e um trabalho dos dois lados. E então, quantos desses sinais você já apresenta?