Muitas pessoas passam o ano inteiro brigando com a balança para se encaixarem em um padrão que foi imposto pela sociedade e, quando estão prestes a colocar seus trajes nupciais, especialmente as mulheres que buscam o vestido de noiva perfeito, essa pressão aumenta ainda mais. Se acreditam que essa cobrança para estar em forma no dia C ajuda a seguir dietas e tratamentos com mais disciplina, podem estar enganados. Muitas vezes o efeito pode ser reverso se vocês se deixam consumir pelo nervosismo de não ganhar quilinhos a mais.

Quando chega o Natal, os banquetes e festas de fim de ano começam a surgir e é muito fácil perder o foco. Então... Como passar por essas épocas festivas sem que a saúde saia prejudicada e o visual fique comprometido para o grande dia? Depois de terem enviado os convites de casamento a ansiedade pode chegar em seu pico mais alto, então atenção às dicas para viver a ceia de forma moderada e saudável.

Cazarrara

Sintam-se bem com a motivação certa

Não existe nada melhor do que olhar-se no espelho e sentir-se bem, com segurança e confiança. É muito fácil ser influenciado e acabar questionando o seu tipo de beleza quando se começa a buscar por inspirações para o modelo de vestido de noiva ou para o blazer de noivos que as revistas estão sempre propondo. Mas antes de pensar em qualquer dieta ou nas ceias que estão por chegar, pensem se qualquer insatisfação tem mesmo sentido ou é só um reflexo externo. Comer de forma saudável é sempre importante, mas não deixem que a busca pelo corpo perfeito deixe a saúde em segundo plano.

Caso já quisessem mudar algumas rotinas de beleza e de cuidados com corpo, com a pele e também o seu emocional, então podem aproveitar o gás e a motivação para estarem fabulosos no dia C, quando estarão em evidência ao trocarem frases curtas de amor no altar, e assim já podem começar os cuidados especiais, mesmo quando as festas de final de ano se aproximam.

Fábio Penna Fotógrafo

Não será o primeiro nem o último banquete

Encontro com amigos, familiares, novidades, contar como estão os preparativos para a decoração da festa de casamento, coquetéis deliciosos sendo servidos, etc. Tudo isso pode criar uma excitação nestes eventos sociais, e quando se depara com o lindo banquete de Natal a sensação de celebração, o êxtase e a ansiedade podem fazer a sua cabeça acreditar que você deve aproveitar tudo como se fosse o último evento do qual irá participar. Mas não se deixe levar pelos ânimos aflorados, você sabe que não precisa ingerir tudo, não estará perdendo caso seja mais moderado, e todo ano as ceias se repetem com as delícias de sempre. Reservem um minuto para respirar, acalmar-se e então elaborar o seu prato.

Encontrem um equilíbrio

Quando o tema é o dia C, tudo é uma questão de equilíbrio: provavelmente tiveram que optar por um convite de casamento mais barato para poder ter um buffet mais caro, ou vice e versa, equilibrando os gastos da festa, e assim com outros itens. A vida pede um "meio-termo" para encontrar a leveza de cada momento e poder aproveitar de tudo um pouco. Quem sabe se preparar um dia antes, com alimentação e bebidas mais leves para não passar do consumo que seu corpo está acostumado a receber quando vierem as celebrações? O mesmo vale para os dias seguintes: coma sem culpa, mas compense os excessos.

Michalis Gastronomia

Atenção a esses cuidados

  • Dê um gás nas semanas anteriores em relação aos exercícios físicos
  • Se quiser "investir" nos doces durante a ceia, escolha pequenas porções, e não tente provar todas as iguarias. Dê prioridade aos doces mais leves, com frutas
  • Invista nas saladas, sucos e verduras no dia anterior
  • Cuidado com o “olho maior que a boca”. Quando for servir seu prato, coloque pouco e, caso haja necessidade, repita depois. Uma porção menor já pode saciar sua vontade
  • Abuse das frutas secas antes do jantar
  • Lembrem-se de que você não tem que comer algo apenas porque te ofereceram!

Bebidas alcoólicas: um perigo 

Não é apenas o exagero com a comida servida que pode comprometer a saúde, as pessoas se esquecem de que é necessário ter também moderação com as bebidas alcoólicas, e acabam se focando apenas na gastronomia do dia. Além de comprometerem completamente uma dieta equilibrada, já que as bebidas são bastante calóricas, também comprometem sua aparência, a pele e a saúde. Manter-se hidratado é uma boa garantia de bem-estar no dia seguinte, mas existem outros cuidados:

  • Não se esqueça de beber muita água
  • Se você quiser beber no Natal, tente ficar sem beber alguns dias antes, isso deixará a sua tolerância com o nível normal
  • Antes da noite de natal, tenha uma alimentação saudável durante o dia, e não pule nenhum refeitção, como café-da-manhã e merendas. Dessa forma não estará faminto na hora da celebração e não compesará a fome com os drinques
  • Não se esqueça de fazer um detox antes e depois das festas comemorativas

Não se cobre tanto, divirta-se com moderação no dia e, se for necessário, se prepare antes e depois para que o efeito não seja tão impactante no seu corpo. Para conseguir manter o foco e não deixar a ansiedade tomar conta do seu prato, lembre-se do que virá pela frente. Em breve vão conferir o resultado de meses e meses de organização para o dia C e, além da emoção de trocar os votos, também devem poder se permitir aproveitar o buffet que escolheram e o bolo de casamento ao final.