Renan Radici Fotografia
Renan Radici Fotografia

Embora seja provável que já tenham sido alertados(as) que é realmente trabalhoso organizar um casamento, vão perceber que só quem está vivenciando essa fase consegue compreender que o planejamento da cerimônia e da festa promove situações inimagináveis! Mesmo quando a ideia é distribuir poucos poucos convites de casamento ao investir em um mini ou micro wedding bem aconchegante, toda a preparação do dia mexe com as emoções do casal e também exige capacidade de organização, acarretando em um mix de felicidade e muita adrenalina.

Além da expectativa de ver tudo o que sempre imaginaram sair do papel, só o casal que está prestes a subir no altar e os incríveis profissionais que estão ao seu lado têm a noção exata de tudo o que acontece nos bastidores. Por isso, aproveitem esse momento único, e quando acontecerem certas situações inusitadas certamente vão lembrar dessas dicas.

Nat Eifler Decor
Nat Eifler Decor

1. O dilema da escolha da data 

Eis que surge o primeiro passo depois do pedido: a escolha da data: "a data que nos conhecemos é o dia perfeito, mas... no meio do carnaval?"; "talvez o feriado que viajamos juntos pela primeira vez, porém é o maior feriado do ano"; "e se escolhermos o dia dos namorados? Mas é quase no inverno!", e por aí vai. Por mais que pareça incomum e um debate sem fim, todo casal enfrenta a mesma dúvida, já que alguns dias podem ter alguma "pegadinha" ainda que pareçam a data é perfeita.

Calma! A indecisão é normal até que definam o dia certo e o importante é que estejam na mesma página. E para ajudar, no portal vocês têm dicas para escolher o dia de acordo com o mês e a estação e até por meio da numerologia

Edygraf Convites Especiais
Edygraf Convites Especiais

2. O lugar mágico... Existe?

Visitas e mais visitas até descobrir o local perfeito que servirá de cenário para esse dia tão único. Quando o lugar é maravilhoso, só está disponível para depois de dois anos, quando tem a disponibilidade do dia, pode não se ajustar ao orçamento que têm disponível. E, claro, nessa altura vocês também estão pensando tudo deve estar em sincronia com a data que irá nos convites,   está próxima encontrar o espaço é fundamental para definir vários detalhes.

Mas, quem falou que seria fácil organizar um evento tão significativo? Novamente, lembrem que a maioria dos casais passa por isso e, acreditem, o espaço perfeito existe e está a distância de um clique, entre os espaços de Casamentos.com.br, onde vocês podem escolher uma fazenda, um salão, um restaurante à beira-mar e muitos outros lugares dos sonhos.

Recanto Paraíso
Recanto Paraíso

3. Sonho, sim, mas dentro do orçamento!

No início dos preparativos tudo é extremamente empolgante e vocês querem fazer uma cerimônia digna de Hollywood... Certo? A empolgação seguirá (e deve seguir!), mas pouco a pouco vão se dando conta de que o dia C pode ser marcado por beleza e autenticidade do início ao fim, mas todos os detalhes precisam primeiro estar dentro do orçamento que vocês têm disponível.

Cnforme se envolvem com todo o processo, vão perceber que podem abrir mão daqueles “detalhezinhos” que nem fazem tanta diferença. Flores exóticas podem ser substituídas por flores do campo ou espécies locais, o buffet pode ter menos opções de pratos, apostando pelos mais saborosos que nunca falham, e assim, todos as escolhas mais simples podem ter o mesmo efeito que opções mais caras. 

Espaço La Playa
Espaço La Playa

4. O impasse para escolher os padrinhos

Todo casal enfrenta a mesma sensação na hora de escolher seus padrinhos: a cada nome que vem à cabeça parece que estão “rebaixando” ou "promovendo" os amigos, de acordo com as escolhas de quem estará no altar ao seu lado. Fiquem tranquilos, vocês não são os únicos que passam por essa situação e confiem na maturidade de todos os amigos. Não é possível colocar todo mundo no altar! Mas isso não significa menos ou mais carinho, apenas opções, e lembrem-se: todos farão parte do seu dia.

Sabemos que escolher quem estará ao lado de vocês requer muito jogo de cintura, mas, com coragem, expliquem aos amigos: o altar é pequeno, porém  o coração é grande, e tê-los todos presentes é o mais importante.

5. Confirmar presença é fundamental, sim!

Já entregaram os convites há mais de um mês e só 10% confirmou a presença? Respirem fundo e tranquilidade: não se apavorem, porque é assim mesmo, a maioria deixa para fazê-lo na última hora. Por isso, já se antecipem e expliquem (pela página do casal em Casamentos.com.br ou um cartãozinho simpático) o quanto é essencial para vocês a confirmação de presença. Podem até colocar uma pitada de humor forma de exigir a resposta: “Amigos queridos, sabemos que vocês estão ocupados, mas precisamos ter uma estimativa exata de quem vai participar, nos ajudem a deixar a festa mais incrível!"

Om Namô Espaço
Om Namô Espaço

6. O idioma "casamentez"

Provavelmente, no final da organização estarão entendidos sobre o idioma “casamentez” e a expressões em inglês também – seating plan, save the date, pre wedding, destination wedding e outros –, termos que só os profissionais da área ou quem está bem por dentro do univerno nupcial (e está em dia com a leitura da revista de Casamentos.com.br!) conhece. Esse novo vocabulário será normal para vocês e, certamente, nas reuniões com amigos vão soltar essas expressões em meio  às conversas, deixando alguns deles sem entender nada! 

7. Existem "segredos" que devem ser bem guardados

Mesmo que a vontade de dividir alguns detalhes da festa seja grande, não estraguem a surpresa que estão preparando antes da hora. Há pequenos segredos que só o casal conhece e, devem fazer questão de guardá-los até que a música de entrada comece a tocar, assim garantem o mistério que todo casamento envolve. Por mais que estejam tentados a contar sobre a queima de fogos, sobre a banda que contrataram ou a chegada dos noivos na festa em um balão, sabem bem que preservar esses pormenores é o que fará com que todos fiquem impactados, e por isso... essas surpresas devem estar muito bem guardadas.

Espaço Provence - Napoleão Buffet
Espaço Provence - Napoleão Buffet

Embora algumas situações os deixem de cabeça quente, no final de toda a organização vão perceber o quanto valeu pesquisar meses para que cada item da lista de afarezes para o enlace estivessem do jeitinho que sempre imaginaram para o dia. Acreditem: vocês até irão sentir saudade dessa correria! Com quais itens dessa lista que preparamos vocês mais se identificam?