Quando os seus amigos e amigas que estão solteiros recebem um convite de casamento, provavelmente muitos pensamentos passarão por suas cabeças sobre a festa – depois da alegria extrema de saberem que vocês darão esse passo como casal, é claro. Primeiro pensarão sobre o dress code, lembrando-se dos seus trajes e vestidos de festa possíveis para a ocasião. Depois disso, se eles estão solteiros, já irão antecipar toda a diversão que vem pela frente, eufóricos com a possibilidade de ter um dia ou uma noite dançando as músicas para festa de casamento que vocês escolheram. Mas os pensamentos não ficam apenas na parte divertida.

Um dos pensamentos que realmente passa pela cabeça dos solteiros é: "espero que não me tratem como 'o(a) amigo(a) solteiro(a)'”. Para muitos essa frase pode parecer um tanto quanto sem sentido, mas para aqueles que já viveram essa situação, uma festa de casamento pode se tornar um pouquinho desagradável caso os amigos e os próprios noivos não tenham muita sensibilidade com o tema, ou deixem essa "solterice" demasiadamente em evidência. Por isso, deixamos aqui algumas dicas valiosas para que os seus amigos tenham um dia tão incrível quanto vocês.

O cupido

O seu amigo ou amiga mal chegou à festa e vocês já têm em mente o seu “par perfeito (a)”. Quando se está solteiro é normal que os amigos queiram apresentar alguém, mas não cometam a indelicadeza de tentar juntar alguém com outro (a) sem antes falar com a pessoa interessada. Se ambos sinalizarem que algo poderia acontecer, perfeito: podem ajudar com uma apresentação rápida, mas jamais façam aquelas piscadinhas ou qualquer outro gesto indiscreto quando os dois passarem. Além de matar toda a espontaneidade do momento, o fato de estar solteiro não faz alguém necessariamente querer flertar, então tenham cuidado.

O lançamento do buquê

Este é um desses momentos que pode ser tão divertido quanto dramático, e as solteiras sabem muito bem. Algumas amigas com certeza irão dar risada ao tentar pegar o seu buquê de flores do campo, farão caras e bocas que irão render fotos engraçadas e espirituosas, mas isso só irá acontecer se for de forma natural. Não coloque uma amiga sob os holofotes se ela não quiser participar deste momento. E se vocês realmente quiserem ser justos, o melhor é chamar todos os amigos para a hora do buquê, e fazer dele um momento de diversão geral, sem distinção de estado civil! Afinal, nada melhor do que viver as tradições nesse dia, e por que não recriar algumas à sua maneira?

A temida “mesa dos solteiros”

Só o fato de existir uma mesa dos solteiros já é uma indicação que existe algo... talvez errado! Quando dividirem os convidados no espaço – e lembrem-se de que Casamentos.com.br disponibiliza a melhor ferramenta para o mapa das mesas! – tenham em mente que o melhor é separá-los pelo grau de amizade ou parentesco, colocando grupos de amigos que já se conhecem. Mesmo que surja interesse durante a festa, pode ser estranho compartilhar a mesa durante horas com alguns desconhecidos. Isso podem dar muito certo ou muito errado, então é mais recomendável deixar que os solteiros se busquem durante a festa: com certeza eles vão saber o que fazer! 

A piada ou o comentário óbvio

“Agora é a sua vez”, “calma, daqui a pouco você conhecerá alguém”, “corra para pegar o buquê!”. Que atire a primeira pedra quem, estando solteiro, não escutou ao menos uma dessas frases! Elas podem ser ditas com a melhor das intenções, ou simplesmente em um tom engraçado, mas ainda assim, por que insistir nelas se podem causar desconforto? Se os amigos solteiros precisarem de conselhos eles provavelmente vão pedir, esses comentários não são necessários, até porque muitos(as) solteiros(as) adoram o seu status civil e não pensam em mudá-lo tão cedo. Sabemos que cada amizade é um universo, e se, entre vocês, existe muita confiança e essas brincadeiras são corriqueiras... sem problemas! Mas nunca é demais serem cuidadosos durante uma festa com mais gente. 

Excesso de músicas lentas

O momento transborda romantismo, é fato, mas tentem equilibrar as canções para dançar a dois e abraçadinhos com os hits mais animados, para que a pista de dança seja um lugar democrático, e os amigos solteiros não se sintam sem graça quando os pares começarem a se formar nos primeiros acordes daquela música romântica de casamento.

Os seus amigos, solteiros ou não, vão se divertir de todas as formas, não há dúvida sobre isso. Eles ficarão felizes em receber o seu convite de casamento criativo e com certeza farão da sua festa um momento ainda mais especial. E é justamente por esse sentimento de amizade que é bom deixar alguns esteriótipos de lado, deixando que todos aproveitem sem nenhuma pressão. Todas as tradições de um enlace podem ser vividas de uma forma saudável e divertida, e até o momento de jogar o buquê de flores será inesquecível considerando todas as dicas. Pensar no outro e ter empatia nunca sairá de moda!