Tonalidade que ganha referências poéticas na natureza – por ser a cor do mar e do céu –, o azul tem ganhado entusiastas no mundo da moda, e os desenhos chegaram ao universo dos vestidos de festa, para a alegria das madrinhas e convidadas de casamentos. E o melhor: a associação a ambientes naturais não impede que esse tom seja usado em cerimônias de todos os tipos e, da mesma forma que muitas noivas utilizam a cor em seu buquê de flores e também no décor, você pode harmonizá-la com seus acessórios de diversas maneiras.

Os casais levam dias pensando no tipo de decoração que irão escolher para o seu dia C, sobre o que escrever no convite de casamento, mas as convidadas também têm a sua cota de trabalho para escolher o look perfeito, e com uma galeria completa e algumas dicas, iremos te ajudar nessa decisão. Está preparada? Tudo azul no horizonte.

Leque de tonalidades

Vestidos de festa na cor azul são uma opção tanto para mulheres que apreciam cores intensas quanto para aquelas que têm um armário de roupas em tom pastel. Ainda que as novas coleções tenham apostado bastante em tons mais intensos, com o azul marinho, petróleo ou cobalto,  o azul bebê também aparece em diversas temporadas recentes de modelos de vestido de festa

Sua majestade: o vestido azul royal

Marcas de peso, como Pronovias, investiram na sobriedade do azul marinho como a estrela da estação, mas, para a ocasião, as mulheres têm buscado vestidos azul royal para os enlace, por ser uma cor sóbria, mas também intensa, que dá destaque. Nas últimas coleções a tonalidade foi apresentada em vestidos de renda, tecidos rígidos, como a seda mikado, e em tecidos clássicos mais fluidos, como o tule. Um tom próximo ao azul royal é o azul cobalto, cor que a grife St. Patrick colocou na passarela, combinada a tecidos metalizados para um efeito mais glamouroso. Os designers também optaram pela aplicação de pedraria e acessórios em 3D, como laços, deixando os modelos mais exclusivos. 

Modelos democráticos

Além das opções na paleta de cores, os estilistas também permitem escolher entre modelos bem distintos para todos os estilos e biótipos femininos – muitos rendem belos vestidos de festa plus size, por exemplo  –, abrindo opções para mulheres com variados tipos de silhuetas, tendo sempre como guia o estilo pessoal de cada mulher. 

Cerimônias noturnas e/ formais

Para casamentos noturnos, ou com um dress code rígido, o mais adequado são vestidos longos de festa, e dentro desse estilo é possível encontrar modelos bem distintos. As marcas apostaram em saias fluidas, com plissado, o que oferece ao modelo uma sofisticação leve. Para o mesmo tipo de cerimônia, para as convidadas que não dispensam um certo toque sensual, também é possível optar por modelos vestido de festa sereia ou retos, que seguem as curvas do corpo. E se o enlace ocorre em estações mais frias, é possível optar por modelos de tecidos que esquentam, como veludo, apresentados na galeria.

Cerimônias diurnas e/ou despojadas

Para cerimônias diurnas ou ao ar livre, na praia ou no campo, as convidadas e madrinhas têm a opção de eleger vestidos mais soltinhos, onde aparecem fendas ou transparências, de comprimento midi, ou mesmo vestidos de festa curto, nesse último caso com o cuidado para equilibrar o decote. E para aquelas que têm dúvida sobre o comprimento, é possível escolher um vestido mullet, mais curto na frente e com uma saia longa na parte de trás, estilo que hipnotiza por seu aspecto diferente. 

Longe do tradicional

Para casamentos não convencionais, ou caso você saiba que os noivos prezam por autenticidade, que tal investir em macacões longos? Além da atmosfera que podem ser combinados com belos penteados simples para casamentos, para destacar a roupa. Sensuais na medida certa, eles garantem um visual sofisticado, combinados com uma bolsa clutch metalizada.

Mas os macacões não são a única forma de fugir dos looks mais convencionais. Os modelos abalonados da marca Cherubina têm uma atmosfera vintage impecável e, se esse não é o seu estilo, pode recorrer aos modelos de vestidos com saias volumosas ou estampas que têm a cor azul como protagonista, como nos exemplares apresentados por Sonia Peña e Fara Fiesta. E uma dica: se essas marcas importadas estão longe do seu ornamento porém apresentam o modelo dos seus sonhos, não se esqueça de procurar por aluguel de vestidos de festa, e talvez assim encontrar o seu tão desejado look.

Quando receber o próximo convite de casamento tenha sempre em mente que o azul pode ser o seu melhor amigo, e renderá um look tão marcante quanto com um vestido de festa vermelho, que sempre é considerada uma cor que chama atenção. Inspire-se com os modelos da galeria, que deixam em evidência a versatilidade e a beleza do azul, quando usado com bom gosto e harmonia entre os acessórios.