Ge e Djon Foto Arte
Ge e Djon Foto Arte

O sonho de muitos casais é realizar uma festa em meio à natureza, combinar a decoração de casamento com os elementos que fazem parte do entorno e, quem sabe, viver o sonho de dizer "sim" enquanto acompanham um belo pôr do sol ao ar livre. Mas ainda que toda a ideia seja muito romântica, alguns cuidados são indispensáveis para que erros que acabam comprometendo o resultado da festa não ocorram, já que o clima pode influenciar em muitas escolhas do dia, especialmente em quesitos como a maquiagem da noiva, algo que nunca passa despercebido.

Quando enviam os convites de casamento e, antes que tenha a cabeça voltada apenas a hora de colocar o vestido de noiva, faça um check list para ter a certeza que não irá cometer um desses erros com a maquiagem. 

Marcelo Peres Photography
Marcelo Peres Photography

Não usar produtos à prova d'água

A primeira regra para a noiva que se casa ao ar livre é, sempre, em qualquer hipótese, usar produtos à prova de água. Rímel, batom, base, lápis, etc. Você estará sujeita a muito mais fatores que não são tão fáceis de controlar – chuva, suor pelo calor, gotas pela umidade etc –, por isso se preparem para o que der e vier. Não deixe que uma simples gota inesperada comprometa todo o trabalho feito.

Sobrecarregar o visual

Se escolheram esse tipo de evento, com direito a uma decoração para festa de casamento mais natural, uma festa que exalte a natureza ao ar livre, então devem seguir a mesma linha no visual de noivos, um modelo de vestido de noiva mais fluido, quem sabe um modelo de penteado para casamento com ar mais natural, e uma maquiagem leve e sutil. Não use sombras muito pesadas, prefira as mais leves e naturais, com traços tênues

Jussara Heloise Fotografia
Jussara Heloise Fotografia

Investir em penteados muito elaborados

Uma cerimônia ao ar livre também exige pensar no modelo de penteado que casamento que se irá usar. Hoje em dia já existem produtos que garantem um cabelo impecável do início ao fim, mas, dependendo do local e das condições climáticas, um penteado demasiadamente elaborado pode ser ter um final não tão feliz. Se vão se casar em uma área onde há bastante vento, por exemplo, ou o tempo está instável, invista em modelos que, além de darem um ar despojado com elegância, também possam ser simples de serem arrumados, como coques, semi-presos ou soltos, com detalhes que combinem com o resto do look.  

Não ter cuidado com produtos oleosos

Lembrem-se de que um casamento ao ar livre fica a mercê do tempo, não é possível controlar a temperatura. E por isso, se a festa for realizada nas estações de altas temperaturas, esqueça as bases muito pesadas e oleosas. Prefira aquelas mais secas que deixam os poros respirarem e não intensificam o calor, e também não deixam um aspecto oleoso do rosto. Além disso, se houver um pouco de areia e vento no lugar, pode passar pelo inconveniente de ter essa substância grudada na base oleosa.

F&M's Photos Cobertura Fotográfica
F&M's Photos Cobertura Fotográfica

Não avisar aos convidados

Sempre incluam no texto do convite de casamento as informações mais importantes sobre o local do enalce, para que todos saibam da proposta da festa e venham de acordo com o evento pede. Assim, além de suas amigas poderem adaptar o melhor seus  modelos de vestido de festa para o ambiente, podem também considerar as dicas de uma maquiagem impecável ao ar livre. Não deixe de contá-las esses detalhes da festa, e o mesmo vale para os padrinhos e convidados, para que preparem seus paletós mais leves ou camisas de tecidos que permitem mais frescor. 

Se casar em meio à natureza é lindo, mas isso não pode comprometer elementos da sua festa, como o bolo de casamento, a comida servida pelo buffet, todos os detalhes beleza, e muito menos o conforto de vocês. Só comecem a pensar na playlist de músicas de casamento depois de terem certeza de que todas estas questões tenham sido consideradas, e tenham a certeza de que o dia será um sucesso.