Seiva Fotografia
Seiva Fotografia

Algumas vezes, o maior impedimento para marcar a data e encomendar os convites do casamento é o fato de não poder oferecer um jantar delicioso aos amigos e familiares, e surpreendê-los com uma decoração de casamento simples e elegante que se destaque pelo aconchego. Mas existe uma alternativa que tem agradado casais que estão na mesma situação, com adversidades financeiras que acaba adiando os sonhos de realizar uma comemoração inesquecível.

E, por esses motivos acabou surgindo a ideia – inusitada e bem-vinda – do casamento por adesão. Uma proposta em que vocês escolhem um bar, um restaurante ou uma casa noturna e cada convidado paga pelo seu próprio consumo, isentando  terem que investir uma grande soma para realizar uma celebração, mesmo que simples. Por isso, se desejam que a recepção seja mais elaborada do que servir um bolo e champanhe, conheçam a ideia e como podem organizar e festejar com os amigos mais queridos.

Menta & Pêssego
Menta & Pêssego

Divida a ideia com os amigos

O primeiro passo para ver se a proposta serve para vocês, é conversar abertamente com os parentes e amigos mais íntimos, são eles que vão passar a segurança que precisam para aderir a essa nova ideia. O conceito tem sido usado por muitos casais que estão com o mesmo dilema e enfrentam alguns obstáculos para conseguir oferecer o evento dos seus sonhos, mas que querem, com toda razão, celebrar esse momento única junto com todos os que torcem por sua felicidade.  

Como achar o lugar certo?

Felizmente muitos locais estão aderindo à ideia e proporcionando aos noivos uma chance de realizar sua festa num espaço autêntico, onde cada convidado pagará pelo seu próprio consumo. O ideal é encontrar um restaurante que tenha um menu eclético para agradar a maioria e com um preço acessível. Um charmoso bistrô que sirva massas artesanais, um bar que sirva comidinhas de boteco ou um restaurante a beira mar para casais que sonham em declarar seus votos num espaço pé na areia. 

Restaurante Deck
Restaurante Deck

Como funciona?

Uma maneira prática que alguns restaurantes, quiosques e até espaços estão oferecendo, é deixar um menu com duas ou três opções de pratos mais a carta de bebidas, e cada convidado paga antecipadamente mediante uma reserva, juntamente com o valor referente ao open bar. Mas, no caso de poucos convidados, é possível que cada um pague seu consumo no final da festa, alguns restaurantes aceitam fazer desta forma.

Seiva Fotografia
Seiva Fotografia

Como comunicar a todos?

Além de um comunicado prévio e online para os mais íntimos, ainda podem escolher um modelo de convite de casamento inusitado que explique o conceito de forma divertida. Será uma forma original de comemorar o seu dia com as pessoas mais queridas de suas vidas e, ainda, se isentam de iniciar a vida de casados com dívidas. Além disso, podem informar que o que desejam realmente ganhar é a presença de cada um. 

Dá para personalizar o décor?

Se o objetivo for fechar o restaurante apenas aos convidados, terão mais liberdade para dar um toque especial ao décor. Se tiverem poucos convidados e a reserva for apenas de algumas mesas, é possível usar a imaginação e trazer personalidade à área destinada a sua comemoração. Garrafinhas para a decoração das mesas do casamento, um arranjo especial para as cadeiras dos noivos, um carrinho de chá para as lembrancinhas, além de plaquinhas com frases curtas de amor colocadas no entorno das mesas.

Ateliê na Praia Fotografia
Ateliê na Praia Fotografia

Seguindo a linha do menos é mais, muitos casais estão partindo para soluções inteligentes para ter a chance de comemorar a união sem arruinar suas finanças. Por isso, além de partir para o aluguel do vestido de noiva e traje do noivo, também podem surpreender os convidados acrescentando um toque mais pessoal em alguns elementos para o décor, no buquê de flores e até nos docinhos, para reduzir os gastos. Afinal, o que vale a pena é poder celebrar o amor!