D'Amelie Fotografia
D'Amelie Fotografia

O investimento que toda a cerimônia acarreta às vezes faz com que o casal demore a programar a data, principalmente quando o desejo é fazer uma comemoração com toda a família e os amigos. Provavelmente não tinham pensado em fazer a celebração na cobertura de um prédio em que moram ou de algum familiar. Porém, pode ser a melhor solução para diminuir os gastos com o espaço e poder fazer a decoração do casamento como tanto queriam, sem que interfira no orçamento inicial. Basta escolher o local adequado para comportar o número de convidados, e que tenha um visual bacana.

Geralmente, muitos condomínios possuem uma área gourmet com salão de festas na cobertura e que permitem realizarem um evento para muitos convidados. Uma grande vantagem é que alguns têm muitos equipamentos, facilitando o uso para o buffet contratado. Assim, poderão oferecer um cardápio mais farto e ainda comprar o vestido de noiva dos sonhos, sem ter que recorrer ao aluguel. Além disso, vocês ainda poderão dançar as músicas românticas do casamento olhando a lua cheia num cenário maravilhoso.

Vander Zulu Fotografia
Vander Zulu Fotografia

O que precisa saber antes de fechar o espaço

Mesmo que um dos dois more no prédio ou se estão pensando em fazer no condomínio de algum conhecido, precisam conhecer as regras de utilização e convicência do local. Antes de pensar no texto do convite de casamento, certifiquem-se sobre o horário que é permitido usar a cobertura. Porque se a intenção do casal é ter uma pista de dança com músicas da festa de casamento muito animadas, devem saber se é liberado um show ao vivo ou até se o DJ terá que abaixar o volume em que costuma trabalhar. Se a restrição do horário for até às 22h, por exemplo, programem a cerimônia para o final da tarde e prefiram um som instrumental ao fundo.

Conforto aos convidados

Para definir o espaço com segurança, pensem no bem-estar dos familiares e amigos para poderem participar sem nenhum incômodo. O local é muito distante? Há alternativas seguras para deixarem o carro ao redor? Alguns condomínios têm uma área de estacionamento para visitas, mas a grande maioria não possui. Por isso é necessário saber se há opções de vagas ao redor e como o casal poderá estacionar para fazer uma entrada triunfante. E se é lugar é numa região da cidade que venta muito, devem identificar se o vento chegará a perturbar. Parace um detalhe, mas imaginem a insatisfação das amigas que optaram por penteados soltos para o casamento

Recanto Allegro
Recanto Allegro

Gastos com o local

Normalmente os condomínios cobram uma taxa de uso, é normal e já convencionada para cederem o local, mas será muito mais baixa em relação a um espaço de festas convencional. A reserva é feita pelo condômino que more no local e se responsabilizará pelo uso do salão e, para que tudo seja perfeito no dia C, tenham em consideração alguns cuidados:

  • A limpeza muitas vezes é incluída, mas nem sempre, então verifiquem o regimento estabelecido para saberem como devem proceder com esta parte, talvez tenham que providenciar o serviço.
  • Num evento como esse é fundamental que a coleta do lixo seja bem planejada. Portanto, além do material adequado para acondicioná-lo, estabeleçam quem será o responsável.
  • A iluminação é essencial para as fotos do beijo ou do vestido de noiva sereia fiquem totalmente nítidas e com a luz perfeita.
  • Lembrem-se de que se não cumprirem alguma norma pode haver multas.

Vander Zulu Fotografia
Vander Zulu Fotografia

Divirtam-se com o décor

Direcione a tendência do décor de acordo com a cor do espaço e a mobília já existente, é mais fácil para compor um estilo sem errar. Mesmo se a ideia é partir para a decoração de casamento simples e barata, é possível para deixar o espaço muito charmoso sem gastar muito. Como sempre é lembrado, o menos é mais, então prefiram as composições com flores do casamento que sejam de época, com um volume que preencha bem o espaço e contraste com a tonalidade do local.  

A iluminação suspensa dá para ser feita com materiais econômicos, além de ficar muito aconchegante é possível economizar um valor interessante. Busquem peças estratégicas de ornamentação, como velas e e porta-retratos, que sigam o estilo dos móveis e a personalidade do casal.

Vander Zulu Fotografia
Vander Zulu Fotografia

Como notaram, é possível organizar um evento mágico com um investimento muito menor do que estavam imaginando e com a diferença programar uma lua de mel especial de alma lavada, sabendo que desde a entrada na igreja ao beijo junto ao bolo do casamento foi tudo maravilhoso. Agora é hora de arregaçar as mangas e fazer tudo isso acontecer e, se tiverem que produzir os docinhos ou o buquê de flores, valerá muito a pena, tenham certeza.