Kate Diego FotografiaKate Diego Fotografia

Ainda que as tradições do mundo nupcial se repitam durante as cerimônias, os casais que decidem dizer "sim" buscam, em primeiro lugar, pensar em um enlace único, personalizado, onde cada detalhe tenha a sua essência impressa. Depois de fazer a lista de convidados, um dos passos inicais mais trabalhosos da organização são os convites de casamento. Isso porque existem milhares de opções no mercado, tanto de estilo quanto de papel, cores e tamanhos. 

Mas a lista de alternativas não acaba por aí. Existem também uma infinidade de letras para convite de casamento que podem ser usadas e até criadas, mas é preciso ter cuidado e contar com um profissional. Uma das formais mais práticas de tornar o convite mais personalizado é a caligrafia, e hoje mostraremos tudo o que precisam saber para fazer essa escolha.

PJ FotografiaPJ Fotografia

Importância do calígrafo: a escolha do profissional

A palavra caligrafia vem do grego (kalli  quer dizer "beleza” e graphẽ  significa "escrita”), e pode ser traduzida livremente como "a arte da escrita". Esta técnica exige um estudo das letras para chegar a um resultado impecável, e essa é a função do calígrafo: desenhar as letras com um formato pensado especialmente para cada trabalho, dentro de um modelo caligráfico. A caligrafia requer bastante treino e por isso esse profissionais deve ser procurado com cuidado. A sua habilidade irá garantir o sucesso dos seus convites. 

Tudo começa com uma boa pesquisa aqui no portal, onde vocês irão encontrar os melhores profissionais da área, com estilos e orçamentos distintos. Façam uma lista daqueles fornecedores especializados e marquem visitas pessoalmente. Ali, vocês devem tirar todas as suas dúvidas, e peçam para ver trabalhos antigos, assim terão uma ideia de como é realmente o seu desenho.

Identidade visual

A identidade visual do enlace é o que definirá como será a decoração da festa do casamento, as cores dos arranjos que serão usados e, claro, guiará a escolha do modelo de convite de casamento. Para enlaces mais tradicionais e clássciso, que contam com uma decoração simples e elegante, a caligrafia deve seguir o mesmo estilo clássico, e isso vale para todos os estilos, na praia, mais despojados, no campo, com estilo rústico etc. Existem muitos estilos de caligrafia dentro de um mesmo tema. Antes de começarem, vocês devem explicar para o profissional qual será o estilo do evento, e assim ele poderá dar ao casal todas as opções. 

Kadu Bastos Foto e FilmeKadu Bastos Foto e Filme

Testes

Escolhido o tipo de caligrafia, é importante fazer provas no papel para convite de casamento que pretendem utilizar, para saber se as letras e as cores funcionam exatamente como se havia planejado. Se ainda estão em dúvida sobre mais de um tipo de papel e de letras, usem o momentos dos testes para chegarem ao resultado que desejam, considerando também o tamanho da fonte. Muitas vezes o papel e a sua espessura não são adequados para o tipo de caligrafia que pretendem usar. O mais importante que as letras sejam bem legíveis é nesse momento que vocês saberão se essa é a escolha certa.

Atenção com os textos

Passadas as provas de papel, da fonte, cores e de caligrafia, é a hora de decidir qual como será o texto para os convites de casamento. Esse momento é muito importante e, caso não tomem os cuidados necessários e a devida atenção, esse ponto pode se transformar em um grande gasto. Confiram a ortografia das palavras, a pontuação do texto e o principal, o nome do casal e dos seus pais, para que estejam escritos corretamente.

Tenham a certeza de que não há nenhum erro e, para isso, peçam para uma terceira pessoa ler o texto com cuidado. É essencial também pedir ao profissional encarregado que envie o texto completo antes da impressão de todos os convites. Só quando estiverem seguros quanto ao texto e grafia é que devem dar o aval para a impressão. É importante também acordar com o profissional para que, caso haja um erro de impressão diferente do que foi aprovado, não haja custo extra.

R. Ragozzino FotografiaR. Ragozzino Fotografia

A organização com antecedência é a melhor maneira de otimizar o seu tempo e as decisões que devem ser tomadas. Além disso, a escolha de um bom profissional é muito importante, ainda mais quando se trata de um elemento tão importante quanto os convites. E depois disso já podem começar a pensar nas lembrancinhas do casamento, dois itens que deixarão os convidados encantados com a sua proposta para o dia C.