Aline Ribeiro Fotografia

Cercados por muita simbologia, os bolos de casamentos sempre são os grandes protagonistas da mesa de doces: independente do sabor ou da textura, eles fazem parte das cerimônias de matrimônio desde a antiguidade. Tanto que muitas vezes os noivos dispensam uma festa sofisticada e oferecem apenas bolo e champanhe para não fugir do costume. A cada ano aparecem tendências totalmente inovadoras, seja com novos estilos de coberturas ou texturas que surpreendem. Mas, os brancos continuam sendo a primeira opção de casais que fazem questão de manter a essência de uma festa tradicional.

Afinal, o branco carrega simplicidade e requinte simultaneamente. Com um toque moderno autêntico e com os elementos decorativos certos a sobriedade do branco pode ser diversificada e ainda estar incrível para qualquer estilo de decoração de casamento. Por mais que os coloridos tenham seu destaque, assim como ocorre com o vestido de noiva, o branco continua sendo a cor mais amada para o dia.

Gabriel Barbosa

Origem vem de longe

Sabemos que o costume do bolo nasceu na Idade Média, quando os convidados da cerimônia levavam de presente pequenos bolos, que eram empilhados, e os noivos, após a cerimônia, deveriam se beijar sem derrubá-los para garantirem prosperidade e felicidade. Muitos anos depois, um confeiteiro da realeza resolveu juntar alguns bolos e colocar uma cobertura de glacê branco, trazendo esse formato que conhecemos até hoje. Porém, seja um bolo de casamento simples ou em várias camadas e muito elaborado, ele sempre está presente nas cerimônias.

Brightlight Fotografia

Nas cerimônias tradicionais

Não terão muito trabalho em incluir o bolo branco na decoração de casamento simples e elegante, basta dar um toque exótico com a ornamentação correta. O efeito marmorizado já garante o requinte, tem uma atmosfera sofisticada mas, ao mesmo tempo, moderna. Mesmo que o topo do bolo de casamento tenha apenas um detalhe, procure optar por elementos com linhas minimalistas e deixá-lo com uma pitada de excentricidade. O bolo romântico ficará mais contemporâneo com uma flor de porcelana com formato geométrico ou um detalhe metalizado.

Branco até na balada?

Caso tenham escolhido uma festa lounge, com comidinhas servidas estilo finger food e muitas músicas de festa do casamento tocando até o sol nascer, o bolo deve acompanhar a tendência. O “mirror cake” ou cobertura espelhada, branca, além de estar em alta pode compor o décor com charme. Coloque um detalhe que tenha afinidade com um hobby pessoal, como um instrumento musical ou uma bicicleta, por exemplo, ou mantenha uma decoração floral ou com frutas.  A iluminação correta deve ser direcionada sob o bolo para realçar o efeito espelho e combinar com o contexto moderno e clean.

À beira mar

Em um cenário com mar e areia, o bolo branco acrescenta suavidade, além de contrastar com o azul do mar e da natureza existente. Só deve  tomar cuidado com o tipo de cobertura que optar para não derreter com o calor. A pasta americana é uma alternativa interessante e pode ser feita em branco fosco, como será exposto em ambiente quente deve preferir que seja feito por um confeiteiro profissional. Podem colocar conchas, estrelas do mar ou qualquer outro objeto marítimo, também em branco ou em tom pastel, assim seu bolo ficará perfeito e leve, já que a praia pede despojamento e simplicidade. E se quiserem dar um ar mediterrâneo, podem investir em uma decoração em cores mais intensas, como o verde.

No campo

Cerimônias ao ar livre sempre são alegres e normalmente pedem flores de casamento que contrastem com o verde do entorno. Se optaram pela decoração de casamento rústico, com a mobília de madeira de demolição, o bolo branco dará um contraste perfeito com móveis e arranjos florais. O campo se acentua com elementos discretos e simples, o bolo poderá contar com detalhes únicos que o deixe muito original, ao invés das rendas prefira faixas de laise, ficará delicado e autêntico. Os arranjos podem ficar mais personalizados com galhos secos e fitas de juta ou cordões de palha.

Paulo Degering Fotografia

Obviamente já perceberam que em todos os tipos de cerimônias os bolos brancos se encaixam, mas seus acabamentos sempre podem estar presentes em vários outros detalhes. Desde os convites de casamento, todos itens que dependam de cores ou materiais precisam estar conectados, para compor o estilo do dia. Inclusive o buquê de flores, que embora seja um acessório pessoal, deve ter ligação com cada pequeno detalhe para formar todo o contexto.