Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Gravação nas alianças: saibam o que fazer quando é preciso trocar a data

Ainda que seja difícil lidar com situações em que a data do enlace tenha que ser trocada, mantenham a calma, sigam as instruções e compreendam que a frustração de um adiamento não irá impedir o casal de ter seu dia de glória!

Gravação na aliança

Gravação na aliança

Por mais precavido que seja o casal, e desenvolto com possíveis imprevistos, existem situações que o obrigam a alterar todo o planejamento da união. De uma hora pra outra, aquela data prevista e alardeada nos convites de casamento pode se tornar obsoleta. Diante disso, vocês terão que lidar com a missão de entrar em contato com os fornecedores para a remarcação do grande dia e, ainda que pareça algo terrível, acontece com frequência, e não é necessário desesperar-se! Entre os itens da cerimônia e da festa que devem ser revisados, existe um que é fundamental e simbólico nesta lista: as alianças! Caso estejam gravadas com a data antiga, terão de ser corrigidas com uma nova data. E para tudo há uma solução! Para evitar maiores dores de cabeça, fizemos aqui um guia com dicas para alterar a gravação dos anéis. 

Gravação na aliança

Materiais 

A confecção de uma gravação na aliança depende do material, já que cada metal tem um tipo de flexibilidade para serem trabalhados.

  • Ouro e prata, por serem materiais mais maleáveis, são mais fáceis de trabalhar. Assim, alianças feitas deles conseguem ser regravadas e redimensionadas sem problema;
  • Paládio e platina também têm solução;
  • No entanto, aço, titânio e tungstênio (menos) não possuem tal versatilidade. Depois de prontos, os anéis assumem forma final contra a qual não há muito o que fazer. No máximo, podem receber mão de outro metal ou de tinta. 

Contrato e garantia

Ao fechar negócio com o joalheiro, este te forneceu um contrato com a garantia das alianças. Ali constam as condições da compra e da devolução da joia. Você deve consultá-lo antes de mais nada. Não são poucos os lugares que oferecem garantia vitalícia e de redimensionamento da peça ao longo dos anos. Além disso, existe outro tipo de acordo que prevê um período mínimo para pedir alteração dos anéis sem custo adicional. Assim como o contrato firmado no contato com outros fornecedores, tudo sobre a gravação das alianças de casamento deve estar esclarecido no documento.

Gravação na aliança

Fale com o joalheiro

Ao entrar em contato com o profissional, seja por email ou por telefone, é recomendável que haja bastante fraqueza sobre o motivo da alteração. Explique o que precisa ser corrigido e como gostaria de resolver o problema com as alianças, ainda que já se encontre fora da garantia. Tudo pode ser acordado numa conversa cordial, qualquer que seja a razão da mudança, e ele também informará quanto tempo demora para gravar novamente uma data nas alianças.

Gravação na aliança

Nova gravação

Joalherias estão acostumadas a ter de refazer peças, seja por erro na gravação dos nomes dos noivos, pelo desgaste da joia, decepção com a fonte utilizada ou qualquer outra inconformidade com aquilo que foi pedido. Logo, a necessidade de alteração da data não deve gerar um grande dilema com a loja. Dependendo do material e da composição do anel, o profissional irá usar uma técnica diferente, sobre a qual irá comunicar ao casal.

Em condições ideais, isso não irá significar perda da massa da peça. Mas se houver mudança na espessura, isso deve ser comunicado. Tudo depende de como foi feita a primeira gravação (laser, corte mecânico ou etc). A correção terá de se adaptar à nova realidade do anel e ao espaço interno disponível. Por isso, se desejar acrescentar uma frase romântica, discuta sobre como ficará o acabamento. 

Gravação na aliança

Precaução

Pode ser que o casal prefira não gravar a nova data escolhida, por questões práticas ou de superstição. É sem dúvida uma opção que aparece acertada. Debata com o seu par sobre a ideia e, apenas depois de decidir sobre o que pretendem estampar na joia (e também se preferem uma aliança gravada por dentro ou por fora), dê o "ok" para o fornecedor. Pode ser a chance de tentar alterar a fonte, usando as mesmas fontes usadas no seu convite. Certamente nenhum dos dois vai querer a dor de cabeça de ter de voltar mais uma vez ao local com o mesmo tipo de pedido. 

Gravação na aliança

Profissionais com grande tempo de serviço estão acostumados a lidar com pedidos de retificações. Basta conversar com ele para avaliar as possibilidades, possíveis custos e prazos. Por maior que seja a frustração em ter de refazer convites e remarcar com outros fornecedores, o essencial para a união permanece, que é o sentimento do casal. Encarem isso como apenas um percalço, entre tantos que terão de ser vencidos a dois. Mantenham o bom humor para serem capazes de se emocionar no dia em que vocês, em meio aos amigos e familiares, poderão festejar como sempre desejaram.