Cada vez mais presente na lista de compras dos brasileiros por conta dos seus benefícios à saúde, o abacate também pode assumir protagonismo nos planos do casamento. O fruto, que ganhou status e popularidade por ser um dos alimentos queridinhos das musas fitness, é cada vez mais comum nas recepções e opções de buffet (incluindo o bolo de casamento).  E, fora do país, adquiriu responsabilidade ainda maior nos planos de uma vida a dois.

Isto porque virou uma moda utilizar o “avocado” (variação menor do que a nossa) como caixa para o anel de noivado. Sim, é isto mesmo que você leu. Retira-se o caroço da fruta e, em seu lugar, coloca-se a joia para pedir a mão do par. E, pelos relatos de quem investiu na inovação, a criatividade rendeu frutos (inclusive este trocadilho), com “sim” em larga escala para os convites de casamento.  

"S" de super e saudável 

Apesar de rico em gordura e em calorias, o abacate é eficiente no combate e prevenção às doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. Ele ainda ajuda na metabolização do colágeno no organismo, promovendo maior firmeza à pele; trava as inflamações devido ao seu alto índice de vitamina E; e fortalece ossos, articulações e músculos – por isso, seu consumo é excelente após as atividades físicas.

A série de benefícios do alimento continua. Também previne doenças congênitas durante a gestação; garante maior hidratação aos cabelos e a sensação de saciedade; estimula a memória e a concentração (um oferecimento do ômega 3); controla o colesterol e os triglicerídeos; ajuda na regulação da menstruação e da digestão; reduz os gases; e melhora a visão e o sono. Como se não bastasse tudo isso, suas propriedades terapêuticas auxiliam no combate ao envelhecimento precoce e na redução do estresse. Maravilhoso, né? Por isso, o abacate surge como uma ótima opção para a festa e na preparação dela.  

Sebastiana Bistrô
Sebastiana Bistrô

Entradas que apaixonam

A versatilidade do alimento é tão vasta que há quem o utilize em substituição ao pão e à torrada, para ser apreciado com os mais diferentes tipos de pastinhas, colocando-o como veículo na sua versão menor, o avocado. Apresenta-se como excelente combinação com os vários tipos de queijo e legumes crocantes. O importante é deixar a criatividade brilhar e não ter preconceitos nas harmonizações. A substituição também dá um outro aspecto à mesa, colorindo-a. Quem gostar muito da ideia, pode considerar usar ele até como um elemento meramente ilustrativo para uma decoração de casamento rústica.

Rouille Buffet
Rouille Buffet

Com camarão, peixe, lagosta e queijo

Uma boa salada de camarão com abacate promete trazer requinte e frescor à recepção como entrada. É luxuoso, original e apropriado às altas temperaturas brasileiras. Um guacamole com cebola, tomate e sumo de limão degustado com nachos dificilmente não irá agradar a todos os gostos, por ainda ser uma ideia vegetariana de comida antes do prato principal.

Buffet da Corte
Buffet da Corte

E uma vez que o cardápio tenha incluído o bolinho  de cream cheese, bacon, cebola e abacate, vai ser impossível comer só um. O creme da fruta também harmoniza perfeitamente com outras delícias oriundas do mar, como o salmão ou a lagosta.  Uma dobradinha que muitos chefs de cozinha não dispensam.  

Sobremesa que não enjoa

Até um sorvete de abacate pode render frases curtas de amor entre um “hum” e outro dos convidados enquanto lhe cumprimentam pelo buffet. É saboroso, inusitado, encorpado e nada enjoativo, além de ser convidativo a outras frutas na mistura, como a banana. E por que não fazer presente o abacate até na sobremesa carro-chefe da festa? A junção com chocolate pode parecer estranha à primeira vista, mas promete uma explosão de sabores na boca mesmo entre quem prefere bolos de casamento simples.  

No dia a dia

Agora já sabendo da potencialidade do abacate, que tal incluí-lo no seu cardápio diário? Ele pode estar presente no molho para salada, na forma de um patê para o seu café da manhã ou lanche da tarde, num creme doce, numa vitamina, num mousse com chocolate, etc. As receitas são as mais variadas e até a folha do fruto é aproveitada para fazer chá. A promessa de uma vida melhor e mais saudável pela sua ingestão frequente já foi comprovada por vários estudos ao redor do mundo.

Ainda assim, é importante ter em mente que ele sozinho não irá fazer milagres e é importante estar incluído em uma dieta balanceada. Nada de ingerir quilos de abacate achando que isso por si só garantirá o caimento perfeito na hora de provar os vestidos de noiva.  Ou de achar que seus efeitos serão duradouros com a ingestão esporádica. Ainda que acate a sugestão do buffet de usá-lo no recheio do bolo de casamento, seus benefícios são potencializados quando é consumido de forma mais regular, ainda que comedida.