Uma data tão marcante pede a presença de todas as pessoas mais importantes na vida do casal, que faz de tudo para entregar logo seus convites de casamento, garantindo que os entes tão queridos estejam por perto na hora do “sim”. A lista é uma das tarefas mais delicadas quando iniciam o planejamento da cerimônia, já que, além de pensar na quantidade de pessoas, há que se pensar também no na comodidade que querem proporcionar a cada uma delas.

São necessárias algumas precauções com os amigos, e ter em mente que cada um tem uma família diferente, e ter em mente que muito convidados também vão sozinhos. Alguns deles podem estar solteiros, outros talvez tenham um relacionamentos de pouco tempo (e o par não foi convidado), ou simplesmente pode ter ocorrido algum imprevisto. Seja qual for o motivo, ir sozinho ou sozinha a uma festa não deve ser tabu ou um problema, e por isso trazemos 7 dicas que para vocês e todos eles aproveitem cada instante da festa, dançando as músicas do casamento e vivendo o momento com absoluta alegria.

1. Convide com jeitinho

Ainda que receba com todo carinho o seu belo convite de casamento criativo, pode acontecer de algum amigo(a) que já sabe que terá de ir sozinho pensar em recusá-lo para evitar ficar deslocado. Se essa pessoa não tem contato com ninguém dentro do seu círculo de amigos ou familiares, o ideal é demonstrar o quanto sua presença é importante e garantir que fará o possível para deixá-lo(a) muito à vontade. 

2. Reúna os amigos antes

Uma ótima forma de “quebrar o gelo” para que o convidado(a) em questão fique mais tranquilo é organizar um encontro com alguns amigos para aproximá-los(a) antes do dia C. E nem precisam pensar em alguns assuntos, já que o tema principal todos já sabem: o casamento! Podem falar sobre a surpresa das lembrancinhas de casamento criativas que estão planejando, sobre o décor ou qualquer outro tema ligado ao dia! Também podem programar um chopp após o trabalho e aproveitar para convidar para a despedida de solteiro(a), assegurando que no dia eles já tenham contato com os demais.

3. Peça ajuda para a cerimonialista

Se puderem contar com a ajuda do cerimonialista, esse profissional será perfeito para orientar os amigos que estão sozinhos em algumas situações. Tanto na igreja, como em alguns momentos fundamentais da festa, ter uma pessoa que possa direcioná-los será acolhedor. Combinem anteriormente para que a equipe dê uma atenção especial a esses convidados.

4. Próximos(as) aos noivos

Planejar os lugares na recepção requer, além de uma deslumbrante decoração de mesas do casamento, critérios na escolha das cadeiras que seus convidados ocuparão. O essencial é fazer uma planilha evitando confusão, colocando o nome da família e o número de pessoas que a acompanham. Com os amigos sozinhos, os lugares devem ser muito bem planejados, uma opção é colocá-los em uma mesa com amigos mais extrovertidos e, de preferência, perto da mesa dos noivos, já que vocês serão um ponto de referência.

5. Apresentem alguns amigos 

Além de uma entrada triunfal na festa, os noivos fazem questão de abraçar a maioria dos convidados logo na chegada, mas são tantas pessoas que, às vezes, não é possível dar a mesma atenção a todos. Se algum dos amigos que compareceram sozinhos são solteiros, uma boa ideia é apresentá-los a outros convidados solteiros também. Mas sem pressão, e de forma sutil, eles poderão formar um grupinho para se divertirem na pista

6. Momentos registrados

São muitas as passagens simbólicas no enlace que vocês irão querer que sejam registradas com todos os detalhes. As fotos serão uma das recordações mais completas e belas do dia e, justamente por isso, não se esqueçam de ter atenção com os convidados que chegaram sozinhos. Pensem bem no mapa das mesas e na hora das fotos, chame-os juntos com os grupos que formaram. Será especial guardar esses bons momentos com todos.

7. Dançando com os noivos

Se o objetivo é ter um show ao vivo ou um DJ para alegrar a pista com músicas da festa do casamento bem animadas, lembrem de instigar todos os amigos para cair na pista e se divertirem. Em algumas situações eles podem ficar inibidos, portanto basta um “empurrãozinho” do casal para encorajá-los.

Uma grande satisfação para os noivos é saber que todos os amigos e familiares curtiram ao máximo todo o evento, isso é o que torna a festa um sucesso. Vê-los felizes no entorno do casal na hora de atirar o buquê de flores ou quando estiverem fazendo cenas inusitadas na cabine de fotos será a recompensa que vocês merecem, depois de toda a dedicação e zelo com a organização. Assim, verão que tudo valeu muito a pena.