Rafael Luvizetto Fotografia
Rafael Luvizetto Fotografia

O casamento é um evento único na vida do casal, para o qual é necessário atenção a todos os detalhes. Mas, dadas a particularidades da celebração, não há necessidade de que o par compre todos os itens para o grande dia. Homens e mulheres que já vêm no aluguel dos trajes e vestidos de noiva uma forma de baratear os custos da união entendem do que estamos falando, embora não sejam os únicos a firmar este tipo de acordo comercial.

Afinal, a contratação de serviços de locação são o único caminho possível para garantir outros quesitos obrigatórios à festa. Não estamos só falando das mesas e cadeiras com o tema da decoração de casamento que devem ser alugadas para acomodar os convidados. A lista de tarefas essenciais a serem requisitadas a prestadores de serviço incluem itens que irão garantir a própria viabilidade da festa. Como prevenir é sempre melhor do que remediar, este artigo tem a missão de ajudar o casal a não esquecer nenhum deles.

Espaço Belvedere
Espaço Belvedere

1. Mesas e cadeiras

Seus convidados precisarão ser acomodados em mesas e cadeiras e é melhor que o façam em um mobiliário que tenha a ver com o tema do casamento. Uma decoração de casamento rústico ficará ótima com móveis em madeira de demolição, cujo custo para a compra tornaria inacessível a ambiência desejada. Vejam com os fornecedores quanto cobrariam a mais por cadeiras extras, que sempre se mostram úteis para o descanso da tia mais espaçosa, e de alguns funcionários contratados, como os músicos. Mesas adicionais na área de boas-vindas com aperitivos ou brindes podem ser interessantes. Enumerem quantas irão precisar antes de começarem a orçar com as empresas. 

2. Tendas para recepções ao ar livre

Se o par for subir ao altar ou fazer a recepção ao ar livre, contar apenas com a benevolência de São Pedro não é uma opção. As tendas têm de estar instaladas para garantir que o andamento da união não seja atrapalhado pela chuva. Não será nada legal obrigar alguém a ficar encharcado para testemunhar os votos. Ainda que a previsão do tempo indique céu limpo na data, não é bom brincar com a sorte. Não se esqueçam de investir nos complementos, como a proteção lateral para as tendas e as decorações das coberturas.

Alternativa Soluções em Eventos
Alternativa Soluções em Eventos

3. Louças, talheres e utensílios

Quem consegue comer e beber sem garfos, facas, colheres, pratos, copos e taças? As opções de plástico estão fora de cogitação. Outros utensílios, como pegadores de gelo, baldes, jarras e conchas, entre outros, para que os convidados possam se servir ou serem servidos pelo buffet são necessários. Verifiquem com o barman se ele dispõe de todos os apetrechos e em quantidade suficiente para preparar os drinques a serem servidos aos seus amigos e familiares. Tudo deve ser considerado, perguntado e orçado para que nada venha a faltar no dia. Suqueiras também podem ser interessantes. 

4. Mobília para lounge

A mesa de jantar não é o assento mais confortável do mundo. Portanto, que tal montarem um lounge? Disponibilizem alguns bancos, poltronas, sofás e pufes para os convidados descansarem as costas e os pés. Sobretudo as convidadas lhes serão gratas pelo espaço, onde irão se recompor de seus saltos altos nos vestidos longos de festa. Não se esqueçam das mesas de canto e de centro na composição do ambiente para acomodar pratos, copos e bolsas. Aluguem móveis que tenham a ver com o estilo de mesas e cadeiras.      

Floresta Park
Floresta Park

5. Toalhas de mesa e guardanapos

Outros dois itens inegociáveis da lista de locação. É preciso embelezar e revestir as mesas com belas toalhas de mesa e guardanapos de pano. Existem inúmeros padrões e estampas disponíveis no mercado, com os mais diferentes acabamentos. Encontrem um estilo que lhe agrade dentro da paleta de cores escolhida e vejam a mágica acontecer numa decoração de casamento simples e elegante.    

6. Gerador de energia

Fazendas, casas de campo e praias dispõem de menor oferta de energia elétrica do que uma casa de evento ou um hotel. Luzes e equipamentos de som ao ar livre precisarão ser alimentados por um gerador, assim como os aparelhos climatizadores (aquecedor ou ar condicionado). Considerem também a energia para os eletrodomésticos da cozinha e os equipamentos de beleza. Dica: ainda que o local escolhido tenha energia elétrica suficiente e acessível, orcem sempre o gerador de energia com fornecedores e tenham o número deles em mãos. Se houver um blecaute no dia, terá como acioná-los rapidamente, já conhecendo as despesas, as opções de pagamento e a logística envolvida. 

7. Luzes

Lustres de cristal ou canhões de luz fazem o estilo do casal? Procurem saber então quanto custaria incrementar a festa com esses itens. São peças que certamente farão a diferença na decór e nos registros do casamento. Um local mal iluminado pode acabar com uma energia soturna não desejada para a comemoração. Façam a luz interior de vocês irradiar com alguns quilowatts!

8. Equipamentos para estações

Pipoqueira, máquina de raspadinhas de gelo e fonte de chocolate são exemplos de equipamentos que podem mudar a dinâmica da recepção. Divertem e alimentam a todos e, por isso, merecem ser considerados. Vejam empresas que os aluguem e que, de preferência, façam a entrega e retirada. 

Solar Real
Solar Real

9. Banheiros

Item obrigatório apenas para as uniões realizadas a céu aberto em locais como fazendas e casas de campo. Nada de fazer seus convidados andarem muito para conseguirem se aliviar. Contrate banheiros químicos de luxo para dispor em locais estratégicos que facilitem a vida de crianças e idosos.

10. Pista de dança

Nem todos os locais dispõem de espaços de pista de dança ou possuem equipamentos de som próprio neles. É possível montar um tablado com este fim em um ambiente externo e até sobre a piscina. São vários os materiais possíveis para o piso. Se lhes agradar, há a possibilidade de adesivar a pista de dança com o emblema ou brasão do casal criado para o casamento. E não subestimem o poder das músicas para festa de casamento em seus convidados. A pista deve comportar a todos com alguma margem de segurança para os passos de dança mais amplos. Os equipamentos de som tem de ter uma potência adequada para que o som não fique muito baixo em ambientes externos. 

Chácara Luz da Mata
Chácara Luz da Mata

Caso tenha passado em branco para o casal, no tópico sobre talheres não se esqueçam de adicionar o cortador do bolo de casamento, que pode ser mais rebuscado que os demais utensílios. Como o momento do corte do bolo rende fotos (ainda que seja fake), procure um de material nobre e aparência mais robusta para fazer bonito nas imagens. Feito isto, nada mais tema! Todos estes itens alugados garantirão uma decoração da festa casamento impecável e funcional no grande dia.