Nos últimos anos as tonalidades pastel caíram no gosto das mulheres, principalmente daquelas que estão em busca de um vestido de festa para um casamento. Elegantes e leves, essas cores podem transformar qualquer visual. Claro que são muitos os fatores que irão influenciar as convidadas de um enlace na seleção do vestido e de outros elementos do look, como os acessórios e o penteado para casamento, mas a tonalidade tem muita importância.

É preciso saber qual é o dress code, o estilo da festa e até o tipo de decoração de casamento escolhida pelos noivos. Mas os tons pastéis podem ser seu novo coringa, muito mais versáteis que o famoso vestido preto, e irão servir para inúmeras ocasiões. Se pretende usar um traje com um tom pastel, veja as dicas que separamos para não errar.

Temporada

A época do ano em que será realizada a festa influenciará muito na escolha do modelito ideal. Se o casamento for no verão, não tenha dúvidas quanto às cores pastéis para seu modelo de vestido de festa, podendo até optar pelas cores mais marcantes e alegres, como verde limão e tonalidades alaranjadas. A primavera pode ser contemplada em tons de rosa pastel, rosa seco ou até rosa bebê. Mas se os noivos irão trocar suas frases curtas de amor e o "sim, eu aceito"  nas temporadas mais frias, você pode optar pelas cores pastéis mais sóbrias, como cinza claro e tons de azul. 

Delicadeza acima de tudo

O tom pastel por si só já aporta muita delicadeza ao visual, e deve ser combinado com vestido da mesma características. Os tecidos leves, com modelos que dão muito movimento (como o drapeado) são a combinação perfeita com o tom suave. Os modelos de penteado para casamento também devem seguir a mesma linha, coques baixos, delicados, e penteados semi-presos são as melhores pedidas para visuais sutis como esses.

Se for um casamento ao ar livre, aposte em penteados com trança para casamento, que têm sido tendência há algumas temporadas, e dará um ar mais romântico ao seu look, ideal para o evento.

Complementos bem pensados

Já que o look aporta muita sutileza, pode apostar em acessórios igualmente leves para complementar o visual. Os pastéis em cores quentes, mais avermelhadas ou alaranjadas, se complementam em perfeição com brincos, pulseiras e colares dourados. Já as cores mais frias, como tons de azul, podem ser complementados por  acessórios prateados. E para as convidadas que buscam mais doçura e romantismo, combinando com estilos de festa com decoração de casamento rústica, podem optar por elementos florais, como as coroas de flores ou apliques de flores no cabelo para potencializar o penteado.

Tipos de pele

A boa notícia é que, o pastel é tão versátil que pode ser o tom perfeito para os mais variados tipos de pele, e realçar a beleza de cada uma em sua singularidade. Leve em consideração todas as dicas anteriores e, se quiser guiar-se um pouco mais pela tonalidade, te damos algumas dicas. Mas não se preocupe, ainda que a sua cor estiver  quando o quesito for a cor de pele, seja negra, morena, branca ou mestiça, esse tom te deixará linda e destacará a beleza do seu tipo de pele.

  • Pele rosada: faça escolhas de cores que se incluam tons pastéis frios, como azul, turquesa ou cinza pastel. Para as loiras, o coral também cai muito bem.
  • Pele amarelada: para as peles asiáticas ou com tom "amarelo", os trajes pastéis que puxam para o bege, pêssego ou marrom são os ideais. Se quer uma tonalidade mais fria, pode apostar no azul bebê.
  • Pele morena: é a mais fácil de combinar com as cores pastéis. Verde, lilás, laranja e amarelo podem harmonizar com essa tonadalidade de pele.
  • Pele negra: tons claros sempre fazem a pele negra se destacatar, então escolha cores pastéis mais quentes, como o alaranjado. O dourado fosco também é uma ótima opção.

Com a aproximação desse grande dia, a expectativa para encontrar o vestido ideal é grande. Convencida pelo pastel para o seu look e se sentir linda nesse dia? O vestido de noiva é o grande protagonista do dia, e todos os olhos estarão voltados para ele quando a música de casamento tocar marcando a entrada da noiva, mas nem por isso deve deixar de ir em busca de um lindo vestido para o seu look.