As lembrancinhas de casamento apresentam um papel importante na hora de organizar os detalhes da sua celebração. Afinal, serão uma recordação garantida para os convidados (e até os noivos) levarem para casa. Por isso, julgamos ser um dos itens imprescindíveis, dos quais vocês não devem abrir mão, mesmo que queiram simplificar a lista de tarefas ou a planilha de gastos do seu casamento. Assim como acontece com os convites de casamento, a solução nesse caso é optar por opções simples, fáceis e baratas de fazer, que não farão grande diferença no bolso e nem no esforço durante os preparativos. Há quem prefira pelos tradicionais bem casados, chinelinhos para as convidadas descerem do salto e se soltarem na pista de dança, ou outros que buscam lembrancinhas de casamento diferentes e originais. Seja qual for a sua escolha, do tradicional ao autêntico, elas podem ser simples sem perder a qualidade!

Tradicionais

Impossível falar de casamento e não pensar em bem-casados ou saquinhos de amêndoas sortidas. Essas opções parecem nunca sair de moda – e com razão, já que são deliciosamente irresistíveis! A vantagem das soluções tradicionais é que não há muito mais o que elaborar além de um pequeno detalhe para deixar a lembrancinha mais personalizada (as fitas, o papel do embrulho, etc.). A desvantagem? Geralmente apresentam custo alto. Mas a boa notícia é que nos casamentos de hoje em dia, quem manda é a imaginação, e nesse caso você pode tranquilamente substituir as opções acima por outros doces – ainda melhor se essa gostosura representar algum detalhe do casamento: o brigadeiro no potinho, a geleia preferida do casal ou os biscoitos feitos com a receita da avó do noivo por exemplo, são ideias simples, baratas e irresistíveis! Se quiser dar um upgrade, invista nas embalagens.

Decorativas

É a melhor opção se pretendem que a recordação perpetue na casa de convidados tão especiais. Os famosos vasinhos personalizados com mudinhas ou com as próprias flores para casamento, têm sido os preferidos dos noivos que optaram por uma decoração de casamento rústico por conta do seu ar charmoso e ecológico, além de poderem ser feitas por soluções DIY.

Funcionais

Uma boa dica é optar por presentes que serão úteis aos convidados, seja durante o casamento (proporcionar leques personalizados de madeira aos convidados de um casamento no verão é uma opção simples e autêntica), ou para se tornar um item doméstico (os famosos chinelos que salvam as damas a descerem do salto, continuam sendo usados por um bom tempo após a festa). Pode ter certeza que elas não ficarão esquecidas em uma gaveta ou descartadas na primeira oportunidade, ainda que sejam lembrancinhas de casamento baratas.

Significativas

Objetos simbólicos são sempre encantadores e românticos. Mesmo que não apresentem uma função especial, cumprem seu papel da melhor maneira: recordar o grande dia. Plaquinhas de madeira com a os dados dessa data tão especial e outras frases curtas de amor escritos à mão por exemplo, podem facilmente ir parar na parede de alguém muito querido.

Ainda não decidiu dentre todos esses modelos de lembrancinhas de casamento? Não se preocupe, trazemos aqui 20 ideias que abrirão a sua mente e te inspirarão para tornar esse pequeno detalhe em uma recordação tão especial quanto o buquê de flores