Protocolo de casamento

Apesar de em artigos anteriores já termos definido o desenvolvimento de um casamento, quer seja pelo civil quer pela igreja, neste momento concentramo-nos no protocolo oficial do dito evento para uma cerimônia religiosa.

 Os casamentos são, por excelência, a celebração de todas as famílias e, como tal, requerem uma atenção especial. Uma organização cuidadosa e formulada com tempo suficiente assegura o sucesso do evento. Mas, além disso, existem algumas normas de protocolo que não se podem omitir:

  • Entrada dos noivos na igreja: A entrada dos noivos na igreja pode se realizar de vários modos. A mais comum é o noivo chegar acompanhado pela mãe ao altar e aí esperar a noiva. A noiva deverá chegar à igreja com um máximo de 15 minutos de atraso. A noiva entra com o braço direito dado ao seu pai.

  • Colocação na igreja: Ao chegar ao altar, a noiva sai do braço do seu pai e coloca-se do lado esquerdo do noivo. A madrinha coloca-se do lado esquerdo da noiva e o pai da noiva à direita do noivo, sempre de frente para o altar. Os padrinhos da noiva situam-se na lateral esquerda e os do noivo na lateral direita. Os convidados da noiva também se colocam do lado esquerdo da igreja, enquanto os do noivo se colocam do lado direito. Os primeiros bancos costumam reservar-se para os familiares diretos dos cônjuges.
  • Durante a cerimônia: existem vários momentos durante a cerimônia que também se regem por um protocolo como o retirar do véu e a troca das alianças. As noivas que usam véu devem levá-lo de modo que lhes cubra a cara desde o momento em que saem do carro até que o sacerdote declare o casal “marido e mulher”. Nesse momento o noivo retira o véu. No que diz respeito às alianças, estas devem colocar-se no dedo anelar esquerdo. Quem as entrega ao sacerdote é a dama de honra o pagem ou o padrinho. Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.
  • A saída da igreja: Finalizada a cerimônia, os noivos saem de braço dado, seguidos das damas e pagens, os padrinhos e restantes convidados.



7 comentários em "Protocolo de casamento"

  • Nahia

    Nahia Publicado a 16/11/2012 18:55

    Muito saber kkk apesar de ja ter ido a alguns casamentos é sempre bom saber nos minimos detalhes para na hora não fazer tudo errado^^
    Mencionar
  • Lídia

    Lídia Publicado a 20/11/2012 14:20

    A aliança deve ser colocada no dedo anelar direito???
    Mencionar
  • Bianca

    Bianca Publicado a 29/11/2012 01:11

    A aliança deve ser colocada no anelar esquerdo escreveram errado no direito é o de noivado rs...
    Mencionar
  • Luciana

    Luciana Publicado a 08/02/2013 14:06

    Perfeito estava com muitas duvidas a respeito
    Mencionar
  • Luciana

    Luciana Publicado a 07/03/2013 23:28

    Perfeito, estava com dúvidas adorei
    Mencionar
  • Fabiola

    Fabiola Publicado a 17/04/2013 11:43

    Lidia e Bianca, eu acho que traduziram de uma página da Europa. Dependendo do país na Europa, a aliança é colocada na mão direita para casados e na esquerda para noivos... ;)
    Mencionar
  • Jenniffer

    Jenniffer Publicado a 13/06/2013 11:21

    ;)
    Mencionar

Deixe o seu comentário

Escreva os seus conselhos e ideias para compartilhar com o resto dos usuários


Outros artigos que podem te interessar

  • Os votos de casamento

    Ana Cristina Lombardi25 Outubro 1333 comentários

    Os votos podem ser por escrito, improvisados, tirados de grandes poetas ou um treino próprio de poesia para o ser amado. Quem precisa de... Seguir lendo »

  • O jantar de casamento

    Luiza Rondon2 Maio 1332 comentários

    Muitos dos casamentos que são celebrados a noite oferecem jantar aos seus convidados. Cabe ao futuro casal apaixonado decidir o que servir... Seguir lendo »

  • Quando chamar os padrinhos de casamento

    Natalia Caringi de Melo1 Março 1362 comentários

    Quando os padrinhos do casamento devem ser chamados é uma pergunta bastante frequente na cabeça dos noivos. A resposta é muito mais simples... Seguir lendo »

  • Como ser madrinha de casamento

    Cris Castilho9 Outubro 124 comentários

    Se você chegou ao site Casamentos.com.br porque foi convidada para ser madrinha de um casamento, você está no lugar certo! Seja sua mãe,... Seguir lendo »