Os casamentos são, por excelência, a celebração de todas as famílias e, como tal, requerem uma atenção especial. Uma organização cuidadosa e formulada com tempo suficiente assegura o sucesso do evento. Mas, além disso, existem algumas normas de protocolo que não se podem omitir:

  • Entrada dos noivos na igreja: A entrada dos noivos na igreja pode se realizar de vários modos. A mais comum é o noivo chegar acompanhado pela mãe ao altar e aí esperar a noiva. A noiva deverá chegar à igreja com um máximo de 15 minutos de atraso. A noiva entra com o braço direito dado ao seu pai.

  • Colocação na igreja: Ao chegar ao altar, a noiva sai do braço do seu pai e coloca-se do lado esquerdo do noivo. A madrinha coloca-se do lado esquerdo da noiva e o pai da noiva à direita do noivo, sempre de frente para o altar. Os padrinhos da noiva situam-se na lateral esquerda e os do noivo na lateral direita. Os convidados da noiva também se colocam do lado esquerdo da igreja, enquanto os do noivo se colocam do lado direito. Os primeiros bancos costumam reservar-se para os familiares diretos dos cônjuges.
  • Durante a cerimônia: existem vários momentos durante a cerimônia que também se regem por um protocolo como o retirar do véu e a troca das alianças. As noivas que usam véu devem levá-lo de modo que lhes cubra a cara desde o momento em que saem do carro até que o sacerdote declare o casal “marido e mulher”. Nesse momento o noivo retira o véu. No que diz respeito às alianças, estas devem colocar-se no dedo anelar esquerdo. Quem as entrega ao sacerdote é a dama de honra o pagem ou o padrinho. Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.
  • A saída da igreja: Finalizada a cerimônia, os noivos saem de braço dado, seguidos das damas e pagens, os padrinhos e restantes convidados.