Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como ser madrinha de casamento

Se você chegou ao site Casamentos.com.br porque foi convidada para ser madrinha de um casamento, você está no lugar certo! Seja sua mãe, irmã, prima ou amiga, com certeza você já deve estar com a cabeça a mil.

Cris Castilho
Cris Castilho

 

Você recebeu o tão esperado convite para ser madrinha! Agora é hora de começar a pensar em tudo, afinal, ser madrinha não é apenas uma honra, mas também traz uma grande responsabilidade: a de apoiar e acompanhar a noiva em tudo o que for possível (e, às vezes, até no impossível). Trouxemos algumas dicas do que uma boa madrinha precisa fazer.

  • O primeiro tópico que deve ser pensado é: aceitar ou não. Pondere todos os prós e contras e lembre-se que, caso você aceite, o ideal é que participe ao máximo de tudo. Se você achar que não estará disponível, desde que por um motivo plausível, recuse o convite delicadamente e explique as razões.
  • Compartilhe ideias e dê sua opinião. A noiva, com certeza estará com milhões de dúvidas, opções e planejamentos. Por isso, ela conta com a visão, também, das madrinhas. Assim ela se sentirá segura para tomar toda e qualquer decisão.
  • Escolha o presente a dedo. É de praxe que os padrinhos deem presentes um pouco melhores. No entanto, caso você não tenha condições de dispor de uma quantia alta, não comprometa o seu planejamento por isso. Procure a lista de presentes dos noivos na loja escolhida e opte pelo presente que cabe no seu bolso. Se seu orçamento for apertado, procure dar presentes que tenham mais valor simbólico e/ou utilidade do que o maior preço.
  • A escolha do vestido, sapato e maquiagem não é somente sua. Tudo isso vai depender do tipo de casamento e de decoração pelos quais a noiva optar. De qualquer forma, é tradicional que as madrinhas não subam ao altar de branco, cores muito claras (marfim, champanhe etc.) ou preto, a menos que a noiva exija tais cores.
  • No mais, tente estar presente na escolha e provas do vestido, nas provas de cardápio e em todas as outras circunstâncias necessárias. O ideal é que você aguarde o convite para essas ocasiões, mas ofereça ajuda e mostre-se disposta. E não se esqueça: por mais que seja comum a noiva atrasar, os padrinhos não devem seguir o mesmo preceito!