Vânia de Paula Profissional Makeup

Escolher a maquiagem perfeita pode ser uma tarefa eterna. Ela ajuda, e muito, e podemos moldar nossos traços da forma como mais nos agradam. Mas, se por um lado possuem um efeito positivo poderoso, por outro, pode também se tornar um grande desastre quando as técnicas não são usadas de maneira adequada e de forma adaptada a cada tipo de rosto e de evento. Assim como existe um modelo de vestido de noiva para cada corpo, ou um estilo certo de convite de casamento que irá combinar perfeitamente com o estilo da decoração de casamento escolhida, o mesmo acontece com a maquiagem para as mulheres. Conheça a técnica airbrush e saiba se ela será ideal para realçar os seus melhores ângulos.

Camila Opieco Makeup Artist

O que é airbrush?

Se a palavra fosse traduzida para o português, esta técnica se chamaria “aerografia”. O nome representa o processo da maquiagem onde umapequena pistola ligada a um compressor de ar produz finos jatos de tinta que são direcionados ao rosto. Para a técnica airbrush é necessário utilizar os produtos adequados, neste caso uma base com micro pigmentos à base de silicone e um hidratante especialmente concebido para este procedimento.

A maquiagem airbrush também é conhecida por ser considerada mais higiênica quando comparada a outros estilos de maquigem, que utilizam produtos como pincéis, que podem ser usados em várias pessoas. É necessário que antes da aplicação a pele esteja limpa e hidratada com os produtos específicos para isso. A aplicação deve ser feita de cima para baixo, ou seja, da testa para o queixo. No final, com a ajuda do dedo indicador, o profissional uniformiza as extremidades. 

Pro Studio

Vantagens a serem consideradas:

  • Diferente da tradicional, esta técnica deixa a pele perfeitamente uniforme e o rosto fica com a aparência suave. Isso acontece porque a pigmentação da tinta camufla a pele e o efeito fica mais natural, já que não há necessidade de usar base com efeito pesado.
  • É perfeita para esconder manchas, marcas de acne, cicatrizes e aqueles cravinhos indesejáveis que insistem em aparecer.
  • A maquiagem airbrush tem duração média de 12 a 15h, por isso é uma excelente opção para noivas que querem manter look impecável, com make e modelo do penteado para casamento intactos durante toda a cerimônia e a festa.
  • Uma maquiagem que demoraria cerca de 30 minutos para ficar pronta, com essa técnica demora apenas 5 minutos para ser feita.
  • Essa técnica de maquiagem requer menos produtos, e por isso sua aplicação e finalização são mais simples do que as tradicionais. Você consegue um efeito mais natural, que combina perfeitamente com um vestido de noiva simples, por exemplo.

Pontos para serem pensados:

  • Cada tipo de pele consegue um resultado diferente com essa técnica, portanto peça para o profissional que a realizará para analisar se é a melhor opção para você, e se sua pele aceitará os produtos.
  • Os produtos usados são à base de água e menos hidratantes do que os tradicionais, a aplicação em peles secas pode deixar a pele com um aspecto "rachado". 
  • O retoque dessa maquiagem não é tão simples quanto o das tradicionais. Sabemos que nos momentos mais emocionantes do dia C, em os noivos trocam frases curtas de amor, as lágrimas podem rolar com facilidade, então tenha a certeza que o produto é a prova d´água e que não serão necessários retoques.
  • Como sua aplicação é muito delicada e com aparato específico, o resultado do retoque com produtos tradicionais pode marcar uma diferença muito aparente.
  • O valor do airbrush não costuma ser barato. O preço de uma maquiagem airbrush varia de R$200 a R$600, mas isso depende do estilo de maquiagem que você quer.

Marcy Fragoso Beauty

O fator que mais influencia a durabilidade dessa maquiagem é principalmente a qualidade dos produtos. Por isso, mesmo se você optar por utilizar esta técnica, é aconselhável escolher produtos de qualidade e reconhecimento no mercado. Assim terá a certeza de um visual impecável desde os pés até o penteado para casamento. E lembre-se de que deve ter muito cuidado com o seu vestido de noiva, que deve ser colocado apenas depois de ter certeza que o produto aplicado está seco e não irá manchar o traje.